O SEMINÁRIO | THE SEMINAR | O SEMINARIO
O Seminário EBA URBE, fórum de debates vinculado à Escola de Belas Artes-UFRJ, após um hiato de sete anos, retoma seus trabalhos em uma nova edição que abre interlocuções com parceiros da América Latina. O formato do seminário amplia as parcerias no Brasil e pretende, com seu formato internacional, atravessar fronteiras e, assim, estabelecer conversações, criar vínculos artístico-culturais e ampliar a zona de contato com aqueles que se dedicam ao estudo e a produção de visualidades dentro do campo de trabalho Arte e Cidade. O evento se dará de forma híbrida, remoto e presencial, nos dias 29, 30 e 31 de agosto nas dependências da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A ideia matriz gira em torno do interesse em pensar “futuros possíveis” e, com eles, construir mundos que proponham um desligamento efetivo dos registros da colonialidade que atravessam nossos dias e produzem tensão nas relações socioambientais e reduzem a qualidade de vida urbana e não-urbana.
Diante desse arco reflexivo para pensar Arte, cidade e decolonialidade, convidamos Pesquisadores, Docentes, Artistas, Coletivos e Profissionais de áreas afins para esse debate enviando Resumos Expandidos para o I Seminário Internacional EBA URBE: Queda do céu – refúgios, futuros habitáveis e reinvenção das cidades. Importa ainda ressaltar as parcerias firmadas entre o EBA MediaLab-EBA/UFRJ e o Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas – GPPH-EBA/UFRJ com instituições e grupos de pesquisas nacionais e do exterior. No Brasil contamos com o apoio do Comitê de Arte Mural – ICOMOS-Brasil, o Instituto de Artes da Unicamp e Grupo Trama do PPGCOM da UERJ. Na esfera internacional são colaboradores o Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e o LABCOM, Laboratório de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior, ambos de Portugal.
The EBA URBE Seminar, a debate forum linked to the School of Fine Arts-UFRJ, after a seven-year hiatus, resumes its work in a new edition that opens up interlocutions with Latin American partners. The format of the seminar expands collaborations in Brazil and intends, with its international format, to cross borders and thus establish conversations, create artistic-cultural links and expand the zone of contact with those engaged in the study and production of visualities within the field of Art and the City. The event will take place in a hybrid form, distance and face-to-face, on August 29, 30 and 31 at the facilities of the Federal University of Rio de Janeiro. The main idea revolves around the interest in thinking “possible futures” and, with them, building worlds that propose an effective disconnection from the registers of coloniality that cross our days and produce tension in socio-environmental relations and reduce the quality of urban and non-urban life.
Faced with this reflective arc to think Art, city and decoloniality, we invite Researchers, Teachers, Artists, Collectives and Professionals of related areas to this debate by sending Extended Abstracts to the I International Seminar EBA URBE: Fall from the sky – shelters, habitable futures and reinvention of cities. It is also important to highlight the partnerships signed between EBA MediaLab-EBA/UFRJ and the Hybrid Landscapes Research Group – GPPH-EBA/UFRJ with national and international institutions and research groups. In Brazil, we have the support of the Mural Art Committee – ICOMOS-Brazil, the Arts Institute of Unicamp and the PPGCOM Trama Group of UERJ. At the international level, the Centro de Pesquisa em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve and LABCOM, Communication and Arts of Beira Interior University, both from Portugal, are collaborating.
El Seminario EBA URBE, foro de debate vinculado a la Escuela de Bellas Artes-UFRJ, tras un paréntesis de siete años, reanuda sus trabajos en una nueva edición que abre interlocuciones con socios de América Latina. El formato del seminario amplía las colaboraciones en Brasil y pretende, con su formato internacional, traspasar las fronteras y así establecer conversaciones, crear vínculos artístico-culturales y ampliar la zona de contacto con quienes se dedican al estudio y la producción de visualidades dentro del campo de trabajo Arte y Ciudad. El evento tendrá lugar de forma híbrida, a distancia y presencial, los días 29, 30 y 31 de agosto en las instalaciones de la Universidad Federal de Río de Janeiro. La idea principal gira en torno al interés por pensar “futuros posibles” y, con ellos, construir mundos que propongan una desconexión efectiva de los registros de colonialidad que atraviesan nuestros días y producen tensión en las relaciones socioambientales y reducen la calidad de la vida urbana y no urbana.
Frente a este arco reflexivo para pensar Arte, ciudad y decolonialidad, invitamos a Investigadores, Docentes, Artistas, Colectivos y Profesionales de áreas afines a este debate enviando Resúmenes Ampliados al I Seminario Internacional EBA URBE: Caída del cielo – refugios, futuros habitables y reinvención de las ciudades. También es importante destacar las asociaciones firmadas entre EBA MediaLab-EBA/UFRJ y el Grupo de Investigación Paisajes Híbridos – GPPH-EBA/UFRJ con instituciones y grupos de investigación nacionales e internacionales. En Brasil contamos con el apoyo del Comité de Arte Mural – ICOMOS-Brasil, el Instituto de Artes de la Unicamp y el Grupo Trama del PPGCOM de la UERJ. En el ámbito internacional, colaboran el Centro de Investigación en Artes y Comunicación de la Universidad del Algarve y el LABCOM, Laboratorio de Comunicación Artes de la Universidad de Beira Interior, ambos de Portugal.
A PROPOSTA | THE PROPOSAL | LA PROPUESTA
O recorte temático do evento, Queda do céu – refúgios, futuros habitáveis e reinvenção das cidades, alinhou-se às narrativas apresentadas a partir das viagens feitas pelo líder xamânico Davi Kopenawa para Europa e Estados Unidos nas quais relata o avanço dos brancos sobre a natureza, o domínio das terras pertencentes aos povos ancestrais, e a consequente destruição da floresta.
A proposta do central aposta no poder das ficções, e, assim, busca criar distanciamentos estratégicos de padrões socioespaciais estabelecido na urbe, questionamentos dos protocolos ambientais, revisão das convenções políticas e redimensionamento dos rituais religiosos, colocando em discussão a eclosão do mundo como tal, no interesse de mensurar, a partir da arte urbana, como vidas não hegemônicas e historicamente violadas continuam a ser vítimas das maquinarias de morte e dos desejos de destruição do capital, e da consequente lógica globalizante tóxica estabelecida na contemporaneidade.
A abertura desse espaço de discussão aponta para a construção de narrativas renovadas através da reflexão de conceitos já estabelecidos, como também a construção de outras teorias que favorecem a produção da arte contemporânea relacionada ao ambiente urbano, em especial na esfera pública. Nesse movimento, a matriz decolonial destaca-se como aporte conceitual e, a partir dela, surge a possibilidade de se estabelecer substantivos diálogos e introspecções sobre o tempo, o lugar, o ser, o estar e o corpo que vive em um ambiente urbano cada vez mais ciberculturalizado e globalizante.
The thematic axis of the event, Fall from the sky – shelters, inhabitable futures and reinvention of cities, is inspired by the narratives presented from the trips made by the shamanic leader Davi Kopenawa to Europe and the United States, in which he recounts the advance of the whites over nature, the domination of lands belonging to ancestral peoples and the consequent destruction of the forest.
The central interest bets on the power of fictions, so it seeks to create strategic distancing from the socio-spatial patterns established in the city, putting into discussion the emergence of the world as such, with the interest of dimensioning, from urban art, the non-hegemonic and historically violated lives that continue to be victims of the machinery of death and the desires of destruction of capital, and the consequent toxic globalizing logic established in contemporaneity.
The opening of this space for discussion aims at the construction of renewed narratives through the reflection of already established concepts, as well as the construction of other theories that favor the production of Contemporary Art related to the urban environment, especially in the public sphere. In this movement, the decolonial matrix stands out as a conceptual contribution and, from there, emerges the possibility of establishing dialogues and substantive introspections on time, place and the body that lives in an increasingly cyberculturalized and globalizing urban environment.
El eje temático del evento, Caída del cielo – refugios, futuros habitables y reinvención de las ciudades, se inspira en las narraciones presentadas a partir de los viajes realizados por el líder chamánico Davi Kopenawa a Europa y Estados Unidos, en los que relata el avance de los blancos sobre la naturaleza, la dominación de las tierras pertenecientes a los pueblos ancestrales y la consiguiente destrucción de la selva.
El interés central apuesta por el poder de las ficciones, por lo que busca crear distanciamientos estratégicos a partir de los patrones socio-espaciales establecidos en la ciudad, poniendo en discusión la eclosión del mundo como tal, con el interés de dimensionar, a partir del arte urbano, las vidas no hegemónicas e históricamente violentadas que siguen siendo víctimas de las maquinarias de la muerte y los deseos de destrucción del capital, y la consecuente lógica globalizadora tóxica establecida en la contemporaneidad.
La apertura deste espacio de discusión apunta a la construcción de narrativas renovadas a través de la reflexión de conceptos ya establecidos, así como la construcción de otras teorías que favorezcan la producción de Arte Contemporáneo relacionado con el entorno urbano, especialmente en la esfera pública. En este movimiento, la matriz decolonial se destaca como un aporte conceptual y, de allí, surge la posibilidad de establecer diálogos e introspecciones sustantivas sobre el tiempo, el lugar y el cuerpo que vive en un entorno urbano cada vez más ciberculturalizado y globalizador.
OS CONCEITOS EM MOVIMENTO | CONCEPTS IN MOVEMENT | CONCEPTOS EN MOVIMENTO
As propostas reflexivas de Ailton Krenak, apresentadas e seu livro Ideias para adiar o fim do mundo, foram essenciais no horizonte discursivo da primeira edição internacional do seminário EBAURBE. Entre as recomendações que o autor oferece, uma em particular se destacou na construção da discussão estabelecida neste fórum. Krenak afirma: A minha provocação sobre adiar o fim do mundo é exatamente sempre poder contar mais uma história. Se pudermos fazer isso, estaremos adiando o fim.
Considerando tal premissa, fica portanto a provocação: qual a dimensão e o propósito das artes visuais nas ambiências urbanas diante de uma sociedade que ainda é exposta peso da hegemonia cultural de grupos elitizados e, consequentemente, pressionada por ele, vivenciando a segregação de poderes políticos e do capital, e experimentando o jugo dos rituais religiosos? Tais elementos ganham envergadura de múltiplas formas na paisagem e, por sua vez, seguem evidenciando as assimetrias de uma cidade que insiste em exercitar e ampliar manifestações socioespaciais subalternizantes, hábitos esses que deveriam estar extintos no cotidiano urbano.
Isto posto, reforçamos que tal quebra pressupõe, portanto, um golpe de ruptura no tempo e espaço: romper com uma história de sequencialidade e continuidade de violências que matizam e balizam a experiência moderno-colonial das gentes lançadas ao abismo. Nesse pensar o contraditório e colocar a contrapelo tais processos, não basta reduzir certas experiências – as negras, as indígenas, as transsexuais, entre outras – a um jogo binário violência versus resistência. Importa nesse devir engendrar modelos de fuga do mundo, priorizando as fabulações que visualizam, para além desse dualismo, outras formas de vida.
A fuga, aqui, é aquilo que ainda pode possibilitar o resguardo e a garantia de certos modos de vida em face dos mecanismos coloniais. O fugitivo opera sempre pelo desejo de manter uma “reserva de vida” que não será possuída pela lógica da exploração ou do cativeiro. Fugir, segundo aponta Dénètem Touam Bona (Bona, 2020), implica numa atitude criadora e geradora de mundos, minando qualquer tentativa que ouse capturar ou cercear tais imaginações, conduzindo um pensamento-ação sempre pela via do improviso, que é justamente o princípio criativo das linhas de fugas.
Neste “percurso fabulatório”, deve-se atentar às artimanhas e manobras de um mundo-predador que insiste em se manter de pé, principalmente em tempos pandêmicos, onde o “fim” do fim do mundo encontra sua veia especulativa e passa a ser comercializado e vendido por aqueles que agem para sua plena manutenção, obliterando o real problema a ser enfrentado. As imaginações radicais só podem proliferar quando conscientes das armadilhas posicionadas em seu caminho, impedindo qualquer tentativa de reinvenção ou reprodutibilidade do “mundo do mesmo”, agindo contra qualquer hegemonia, racismo, transfobia ou outro tipo de opressão retroalimentadas pela colonialidade.
O EBA URBE compreende plenamente as dinâmicas nefastas que consolidaram as metrópoles enquanto um espaço fraturado, cujas políticas de extermínio praticadas fizeram da cidade uma espécie de “laboratório” das experiências necropoliticas, tornando imprescindível o encontro e troca de ideias e de imaginários capazes de reconfigurar os futuros das metrópoles e dos mundos habitáveis.
Ailton Krenak’s reflective proposals, presented in his book Ideas para posponer el fin del mundo (Ideas to postpone the end of the world), were essential in the discursive horizon of the first international edition of the EBAURBE seminar. Among the recommendations offered by the author, one in particular stood out in the construction of the discussion established in this forum. Krenak states: My provocation about postponing the end of the world is precisely to always be able to tell one more story. If we can do that, we will be postponing the end.
With this premise in mind, the provocation remains: what is the dimension and purpose of the visual arts in urban environments in a society that is still exposed to the weight of the cultural hegemony of elitist groups and, consequently, pressured by it? Such elements gain importance in multiple ways in the landscape and, in turn, continue to highlight the asymmetries of a city that insists on subordinating certain socio-cultural manifestations and spaces considered “peripheral”.
That said, we reinforce that such a break presupposes, therefore, a breaking blow in time and space: breaking with a history of sequentiality and continuity of violence that nuances and marks the modern-colonial experience of people thrown into the abyss. In this thinking of the contradictory and against the grain of such processes, it is not enough to reduce certain experiences – black, indigenous, and transsexual, among others – to a binary game of violence versus resistance. It is important in this becoming to engender models of escape from the world, prioritizing the fabrications that visualize, beyond this dualism, other forms of life.
Escape, here, is that which can still make possible the protection and guarantee of certain ways of life in the face of colonial mechanisms. The fugitive always operates by the desire to maintain a “life reserve” that will not be owned by the logic of exploitation or captivity. Fleeing, according to Dénètem Touam Bona (Bona, 2020), implies a creative and world-generating attitude, undermining any attempt that dares to capture or curtail such imaginations, leading a thought-action always through improvisation, which is precisely the creative principle of the lines of escape.
In this “fabulist path”, one must pay attention to the tricks and maneuvers of a predator-world that insists on keeping itself standing, especially in pandemic times, when the “end” of the end of the world finds its speculative vein and starts to be commercialized and sold by those who act for its full maintenance, obliterating the real problem to be faced. Radical imaginations can only proliferate when aware of the traps positioned in their path, preventing any attempt to reinvent or reproduce the “world of the same,” acting against any hegemony, racism, transphobia, or other types of oppression retrofueled by coloniality.
EBA URBE fully understands the nefarious dynamics that have consolidated the metropolis as a fractured space, whose policies of extermination have turned the city into a kind of “laboratory” of necropolitical experiences, making it essential to meet and exchange ideas and imaginaries capable of reconfiguring the futures of metropolises and inhabitable worlds.
Las propuestas reflexivas de Ailton Krenak, presentadas en su libro Ideas para posponer el fin del mundo, fueron esenciales en el horizonte discursivo de la primera edición internacional del seminario EBA URBE. Entre las recomendaciones ofrecidas por el autor, una en particular destacó en la construcción de la discusión establecida en este foro. afirma Krenak: Mi provocación sobre el aplazamiento del fin del mundo es precisamente poder contar siempre una historia más. Si podemos hacerlo, estaremos posponiendo el final.
Teniendo en cuenta esta premisa, queda la provocación: ¿cuál es la dimensión y la finalidad de las artes visuales en los entornos urbanos en una sociedad que sigue expuesta al peso de la hegemonía cultural de los grupos elitistas y, en consecuencia, presionada por ella? Dichos elementos cobran importancia de múltiples maneras en el paisaje y, a su vez, siguen poniendo de manifiesto las asimetrías de una ciudad que insiste en subordinar ciertas manifestaciones socioculturales y espacios considerados “periféricos”.
Dicho esto, subrayamos que tal ruptura presupone, por tanto, una ruptura en el tiempo y en el espacio: romper con una historia de secuencialidad y continuidad de la violencia que matiza y marca la experiencia moderno-colonial de los pueblos arrojados al abismo. En este pensamiento de lo contradictorio y a contrapelo de tales procesos, no basta con reducir ciertas experiencias -negra, indígena, transexual, entre otras- a un juego binario de violencia versus resistencia. Es importante en este devenir engendrar modelos de huida del mundo, priorizando las fabricaciones que visualizan, más allá de este dualismo, otras formas de vida.
La huida, aquí, es la que puede hacer posible todavía la protección y la garantía de ciertos modos de vida frente a los mecanismos coloniales. El fugitivo opera siempre a través del deseo de mantener una “reserva de vida” que no sea poseída por la lógica de la explotación o el cautiverio. La huida, según Dénètem Touam Bona (Bona, 2020), implica una actitud creativa y generadora de mundo, socavando cualquier intento que se atreva a capturar o frenar tales imaginaciones, conduciendo un pensamiento-acción siempre a través de la improvisación, que es precisamente el principio creativo de las líneas de fuga.
En este “camino fabulista”, hay que prestar atención a las artimañas y maniobras de un mundo depredador que insiste en mantenerse en pie, sobre todo en tiempos de pandemia, cuando el “fin” del fin del mundo encuentra su vena especulativa y comienza a ser comercializado y vendido por quienes actúan para su pleno mantenimiento, obliterando el verdadero problema a enfrentar. Los imaginarios radicales sólo pueden proliferar cuando son conscientes de las trampas que se interponen en su camino, impidiendo cualquier intento de reinvención o reproducibilidad del “mundo de lo mismo”, actuando contra cualquier hegemonía, racismo, transfobia o cualquier otro tipo de opresión retroalimentada por la colonialidad.
El EBA URBE entiende perfectamente las nefastas dinámicas que han consolidado a la metrópoli como un espacio fracturado, cuyas políticas de exterminio han convertido a la ciudad en una especie de “laboratorio” de experiencias necropolíticas, por lo que resulta imprescindible el encuentro e intercambio de ideas e imaginarios capaces de reconfigurar los futuros de las metrópolis y los mundos habitables.
Michelle Sales | Rubens de Andrade
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO | SEMINAR SCHEDULE
DIA 29 DE AGOSTO| 29 AUGUST
ATIVIDADE REMOTA | PLATAFORMA ZOOM | |
10H00 (Brasilia time) | ABERTURA OPENING APERTURA | Michelle Sales (EBA-UFRJ) Rubens de Andrade (EBA-PROARQ-FAU/UFRJ) Mônica Bahia Schlle (MPPP-FAU/UFRJ) |
TEMA I THEME I | ARTE, CIDADE E DECOLONIALIDADE | ART, CITY AND DECOLONIALITY | ARTE, CIUDADE E DECOLONIALIDAD | |
MODERADORES MODERATORS | Paula Camargo | |
PALESTRANTES SPEAKERS PONENTE | Monica Lacarrieu | EQUADOR Novos descentramentos e encruzilhadas em relação à arte e ao patrimônio nas cidades periféricas contemporâneas: colonialidade e/ou decolonialidade? New decentralizations and crossroads in relation to art and heritage in contemporary peripheral cities: coloniality and/or decoloniality? Nuevos descentramientos y encrucijadas en relación al arte y el patrimonio en las ciudades periféricas contemporáneas: ¿colonialidad y/o decolonialidad? |
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Raphael Abdulmajid Ighombo | KENYA Praticando a decolonialidade em museus Practicing decoloniality in Museums Practicando la decolonialidad en los museos |
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Marco Polo Juárez Cruz | MÉXICO Um novo olhar para o passado: o projeto Mural do Hospital Harlem A new look at the past: the Harlem Hospital Mural Project (1935-2012) Una Nueva Mirada al Pasado: El Proyecto Mural del Hospital de Harlem (1935-2012) |
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Mariana Vieira de Brito | BRAZIL Graffiti: mancha ou manifestação insurgente na paisagem? Graffiti: stain or insurgent manifestation in the landscape? Graffiti: ¿mancha o manifestación insurgente en el paisaje? |
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Rui Leão | MACAU Descolonizar o conhecimento: contestações ao projecto colonial Decolonizing knowledge: challenges to the colonial project Descolonizar el saber: desafíos al proyecto colonial |
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MEDIAÇÃO E DEBATE MEDIATION AND DEBATE MEDIACIÓN Y DEBATE | Shahid Vawda Paula Camargo |
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14H00 (Brasilia time) | ATIVIDADE REMOTA | PLATAFORMA ZOOM |
CONFERÊNCIA CONFERENCE |
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MODERADOR MODERATORE | Michelle Sales | BRAZIL |
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Pedro Pousada | PORTUGAL Obra e Desaparecimento: Gordon Matta-Clark Masterpeace and disappearance: Gordon Matta-Clark Obra y desaparición: Gordon Matta-Clark |
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ATIVIDADE REMOTA | PLATAFORMA ZOOM | |
16H00 (Brasilia time) | TEMA II THEME II | ARTE URBANA E MURALISMO ATRAVÉS DAS MIGRAÇÕES TRANSCULTURAIS URBAN ART AND MURALISM THROUGH CROSS-CULTURAL MIGRATIONS ARTE URBAN Y MURALISMO A TRAVÉS DE LAS MIGRACIONES TRANSCULTURALES |
MODERADORA MODERATOR | Michelle Meza Paredes | MÉXICO | |
PALESTRANTES SPEAKERS PONENTE | Catalina Pérez Meléndez | MÉXICO Faça-me aparecer Frida: resistência visual indígena da Aldeia Maracanã Make me appear Frida: indigenous visual resistance from the Aldeia Maracanã Hazme figurar Frida: resistencia visual indígena desde la Aldeia Maracanã |
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Marcelo Silveira | BRAZIL Bandeira de Mello: muralista brasileiro Bandeira de Mello: brazilian muralist Bandeira de Mello: muralista brasileño |
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Oscar Molina Palestina | MÉXICO EXTRAMUROS: Do muralismo à arte urbana - uma abordagem preliminar EXTRAMUROS: from muralism to urban art - a preliminary approach EXTRAMUROS: Del muralismo al arte urbano - un acercamiento preliminar |
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MEDIAÇÃO E DEBATE MEDIATION AND DEBATE MEDIACIÓN Y DEBATE | Michelle Meza Paredes | MÉXICO Patrícia Corrêa | BRAZIL |
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ENCERRAMENTO CLOSURE | Michelle Sales (EBA-UFRJ) Rubens de Andrade (EBA-PROARQ-FAU/UFRJ) |
DIA 30 DE AGOSTO| 30 AUGUST
Articulações decoloniais e a sobrevivência na urbe: fabulações artísticas, percursos políticos e tensões psicosociai
Decolonial articulations and survival in the city: artistic fables, political paths and psychosocial tensions
Articulaciones decoloniales y supervivencia en la ciudad: fábulas artísticas, recorridos políticos y tensiones psicosociales
ATIVIDADE REMOTA | PLATAFORMA ZOOM | |
09H00 (Brasilia time) | ABERTURA OPENING APERTURA | Michelle Sales | EBA-UFRJ Rubens de Andrade | EBA-PROARQ-FAU/UFRJ |
9H10 - 10H30 | COMUNICADORES PARTICIPANTS |
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MODERADOR | Aluan Pessoa (IPPUR-UFRJ) | |
Espaço em disputa: aprendendo com o graffiti nas favelas do Rio de Janeiro Ana Beatriz Bruno da Silveira (PROURB/UFRJ) |
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Acervo da laje: rotas para cura(dorias) como possibilidades de futuro Gustavo Leal | Lara Beatriz Bispo Lôbo | Cíntia Guedes (UFBA) |
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Buscando refúgio nas quadras das escolas de samba cariocas, pretensos quilombos urbanos contemporâneos, para sobrevivência na urbe Deise Dias Scandiuzzi (EBA/UFRJ) |
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Contra-ataque: masculinidades embucetadas em campo Taliboy (PPGARTES-UERJ) |
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Arte indígena contemporânea: insurgência de uma aesthesis ameríndia Édio Raniere da Silva | Victória Oliveira Bastos (PPGARTES – LAPSO – UFPel) |
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MEDIAÇÃO E DEBATE MEDIATION AND DEBATE | Aluan Pessoa (IPPUR-UFRJ) | |
10H50 - 12H30 | ATIVIDADE REMOTA | PLATAFORMA ZOOM |
COMUNICADORES PARTICIPANTS |
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MODERADORA | Emily da Cruz (EBA/UFRJ) | |
Umbigo mãe: vida, morte e renascimento através da arte e memória do feminino Luciana Nabuco de Oliveira | Lucimara Rett (UFRJ – Programa Eicos) |
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A escrita de si antirracista como forma para adiar o fim do mundo Deniza Geny Silva Machado | Michelle Sales (EBA-UFRJ e Universidade de Coimbra) |
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(Re)leituras da cidade: a paisagem de Ouro Preto (MG) Raíssa de Keller e Costa (UFMG) |
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Poética do fogo aos monumentos Francisco (Chico) Fernandes (PPGARTES-UERJ) |
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Arte mural urbana - transformação estética na construção da paisagem Urbana Marcia Escorteganha |
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MEDIAÇÃO E DEBATE MEDIATION AND DEBATE | Emily da Cruz (EBA/UFRJ) Jackeline de Macedo (PGPP-FAU/UFRJ - EBA/UFRJ) |
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14H30 (Brasilia time) | ATIVIDADE PRESENCIAL | AUDITÓRIO CASA DA CIÊNCIA - UFRJ |
DEBATES E DIÁLOGOS ARTE URBANA I | DEBATES AND DIALOGUES URBAN ART I | DEBATES Y DIÁLOGOS ARTE URBANO I |
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MODERADOR | Thiago Fernandes (PPGAV-EBA/UFRJ) | |
Chico Fernandes Luana Aguiar (PPGAV-EBA/UFRJ- Doutoranda) Daniel Athias (PROLUGAR-SEL-PROARQ-FAU/UFRJ) Stefany Santos (ETTERN-IPPUR-UFRJ) |
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INTERVALO | ||
16H30 (Brasilia time) | ATIVIDADE PRESENCIAL | Articulações decoloniais e a sobrevivência na urbe: fabulações artísticas, percursos políticos e tensões psicosociai |
MODERADORA | Christiane Chagas Martins (MN-UFRJ - GPPH-EBA/UFRJ) | |
PALESTRANTES SPEAKERS | Michelle Sales O imaginário colonial e a cidade de Denilson Baniwa, Kiluanji Kia Henda e Tabita Rezaire The colonial imaginary and the city of Denilson Baniwa, Kiluanji Kia Henda and Tabita Rezaire El imaginario colonial y la ciudad de Denilson Baniwa, Kiluanji Kia Henda y Tabita Rezaire |
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Fernando Gonçalves Arte situada, cidade e poéticas-políticas de espaço em uma perspectiva decolonial Situated art, city and poetics-politics of space in a decolonial perspective Arte situado, ciudad y poéticas-políticas del espacio en una perspectiva decolonial |
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Ivaldo Lima Desejo do corpo e desenho da cidade: habitar poeticamente a paisagem urbana Desire of the body and city design: poetically inhabiting the urban landscape Deseo del cuerpo y diseño de ciudad: habitar poéticamente el paisaje urbano |
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MEDIAÇÃO E DEBATE MEDIATION AND DEBATE | Christiane Chagas Martins (MN-UFRJ - GPPH-EBA/UFRJ) Rafael Souza (LASC-PROARQ-FAU/UFRJ) |
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18H10 (Brasilia time) | ENCERRAMENTO CLOSURE | Michelle Sales (EBA-UFRJ) Rubens de Andrade (EBA-PROARQ-FAU/UFRJ) |
DIA 31 DE AGOSTO | 31 AUGUST
A arte urbana e paisagem: deslocamentos, expansões conceituais e cosmopoéticas
Urban art and landscape: displacements, conceptual and cosmopoetic expansions
Arte urbano y paisaje: desplazamientos, expansiones conceptuales y cosmopoéticas |
10H00 (Brasilia time) | ATIVIDADE REMOTA | PLATAFORMA ZOOM |
ABERTURA OPENING APERTURA | Michelle Sales | EBA-UFRJ Rubens de Andrade | EBA-PROARQ-FAU/UFRJ |
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9H10 - 10H30 | COMUNICADORES PARTICIPANTS |
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MODERADORA | Paula Amparo (EBA/UFRJ) | |
Sem lenço, sem documento... e sem máscara: o desejo de flanar pela cidade em tempos de (pós) pandemia Jorge Eiró (PPGCLC-UNAMA) |
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Cosmopoéticas do fim do mundo – a guerra do contestado nos desenhos infanto-juvenis Rogério Rosa Rodrigues (UDESC) |
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Cidade em metamorfose: resistir e mudar Pedro Chavarria Cabral | Jofre Silva (EBA-UFRJ) |
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Notas sobre a independência: agrimensurando os limites que nomeam um bairro Fercho Marquéz-Elul (PPGAV-UFRGS) |
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Transculturalidade estética: performance Amazônica Dinah Tereza Papi de Guimaraens (Laboratório da Paisagem e do Lugar LAPALU-PPGAU/UFF) |
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Brasília em 3 tempos: jardins, fissuras e arte urbana Aline Stefânia Zim (CEUB-DF) |
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MEDIAÇÃO E DEBATE MEDIATION AND DEBATE MEDIACIÓN Y DEBATE | Paula Amparo (EBA/UFRJ) Carla Freitas Pacheco Pereira (UCB-DF) |
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14H30 (Brasilia time) | ATIVIDADE PRESENCIAL | AUDITÓRIO CASA DA CIÊNCIA - UFRJ |
DEBATES E DIÁLOGOS ARTE URBANA II | DEBATES AND DIALOGUES URBAN ART II | DEBATES Y DIÁLOGOS ARTE URBANO II |
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MODERADOR MODERATORE | Igor Dias (LANA-PROARQ-FAU/UFRJ) | |
Cila MacDowel (EBA-UFRJ) Adriana Guilermano (LASC-FAU/UFRJ) Mel Martins (PROLUGAR-FAU/UFRJ) Hugo Oliveira (Doutorando em Comunicação Social-UERJ) |
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Igor Dias (LANA-PROARQ-FAU/UFRJ) Selma Maria (LabMere-FAETEC) |
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INTERVALO | ||
16H30 (Brasilia time) | ATIVIDADE PRESENCIAL | A arte urbana e paisagem: deslocamentos, expansões conceituais e cosmopoéticas |
MODERADOR MODERATORE | Priscilla Alves Peixoto (PROARQ-FAU/UFRJ) | |
PALESTRANTES SPEAKERS PONENTE | Ana Paula Alves Ribeiro (UERJ e PPCULT), Ações artísticas nas cidades para driblar o esquecimento – “Cadê o Amarildo?”, “Libertem Rafael Braga” e “Quem mandou matar Marielle? Artistic actions in cities to circumvent oblivion – “Where is Amarildo?”, “Free Rafael Braga” and “Who ordered Marielle to be killed? Acciones artísticas en ciudades para sortear el olvido – “¿Dónde está Amarildo?”, “Libertad para Rafael Braga” y “¿Quién mandó matar a Marielle? |
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Vinícios Kabral (EBA/UFRJ) | ||
Clementino Luiz de Jesus Junior (UNIRIO -Doutorando) Cinema ambiental desde el sur Environmental cinema from the south Cine ambiental del sur |
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MEDIAÇÃO E DEBATE MEDIATION AND DEBATE MEDIACIÓN Y DEBATE | Adriana Fernandes (UERJ) Priscilla Alves Peixoto (PROARQ-FAU/UFRJ) |
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18H10 (Brasilia time) | ENCERRAMENTO CLOSURE | Michelle Sales (EBA-UFRJ) Rubens de Andrade (EBA-PROARQ-FAU/UFRJ) |
LOCAL DO EVENTO PRESENCIAL (DIAS 30 E 31: DE 14H30 às 18H00)
INSCRIÇÕES
PARTICIPANTES
Palestrantes | |
Ana Paula Alves Ribeiro | Cientista Social (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Mestra em Ciências Sociais (UERJ),Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS (UFRRJ - Programa PNPD/CAPES, 2013-2015). Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT), da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Programa de Extensão Museu Afrodigital Rio de Janeiro (Decult/PR-3/UERJ), do Laboratório de Experimentações Artísticas e Reflexões Criativas sobre Cidades, Saúde e Educação (LEARCC - FEBF/UERJ & IFF/FIOCRUZ, com Danielle Ribeiro de Moraes), e integrante do Núcleo de Estudos afro-brasileiros - NEAB/UERJ. | |
Catalina Pérez Meléndez | Bibliotecóloga, historiadora de arte y curadora, ha participado en proyectos de curaduría de metadatos, diseño de repositorios digitales y en la organización de exposiciones. Ha colaborado en proyectos de catalogación y documentación en el MACG, el MUAC, el CCUT, el Museo Tamayo y para la red de bibliotecas de la UNAM en México. En enero de 2020, realizó una residencia de investigación en Editorialidad del Arte Contemporáneo en Sao Paulo, Brasil. Actualmente, dirige el proyecto del fotolibro colectivo A la Vera, Beira, con la participación de artistas brasileñas y mexicanas. | |
Clementino Luiz de Jesus Junior | Cineasta, Educador Audiovisual e ambiental, Mestre em Educação, Doutorando e pesquisador do GEASur/UNIRIO e fundador do CAN - Cineclube Atlântico Negro e do CineGEASur. Atua com o cineclubismo focado no cinema da diáspora africana, meio ambiente e direitos humanos. | |
Fernando Gonçalves | Fernando Gonçalves é Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2003) e pós-doutor em Sociologia do Cotidiano pela Universidade Paris V- Sorbonne (2009). Atualmente é Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj, bolsista de produtividade nível 2 do CNPq e artista visual. Suas pesquisas têm como temas principais arte, fotografia, tecnologia e cultura visual. | |
Ivaldo Gonçalves de Lima | Geografo e Mestre em Geografia (UFRJ), Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Geografia Política, atuando na investigação científica dos seguintes temas: redes políticas, justiça territorial, globalização do mundo contemporâneo, políticas públicas e governança territorial, geografia legal crítica, geografia política e gênero. | |
Marcelo Silveira | Prof. Associado da UFRJ, Docente da Escola de Belas Artes - EBA/UFRJ. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura - ProArq-UFRJ (Teoria, História e Crítica da Arquitetura) e Mestre em Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS-UFRJ. Autor do livro A cidade informal – arquitetura e projeto, co-autor do livro No centro do problema arquitetônico nacional – a modernidade e a arquitetura tradicional brasileira e autor e organizador do livro A cidade e o patrimônio: Ouro Preto, Paraty, Cataguases. | |
Marco Polo Juárez Cruz | Es Maestro en Historia del Arte por la Universidad Nacional Autónoma de México. De 2015 a 2019 fue Jefe del Departamento de Exposiciones en el Museo Nacional de Culturas Populares. En 2019 inició un Doctorado en Historia del Arte en University of Maryland, especializándose en Arte Moderno en Latinoamérica y Arte de los Estados Unidos (1890-1970). | |
Mariana Vieira de Brito | Geógrafa (UFRJ), Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como Docente I na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) entre (2012 - 2016) e no Instituto Gay Lussac entre (2017 - 2021). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território – Geoppol desde a graduação. No doutorado, pesquisou as políticas públicas de patrimônio em Olinda e participou entre 2015/2016 do programa doutorado sanduíche na Universidade Paris IV - Sorbonne. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Estadual do Ceará, no âmbito do Laboratório de Estudos em Geografia Cultural - LEGEC. Ao longo da carreira dedicou-se aos temas: Geografia e Patrimônio, Arte urbana, Gestão do Território, Políticas Culturais, entre outros. Atualmente é professora do CEFET-RJ. |
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Monica Lacarrieu | Dra. en Antropología Social, UBA. Investigadora Principal CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas), Profesora Titular Universidad de Buenos Aires. Directora del Programa Antropología de la Cultura Urbana. Directora de Proyectos CONICET, Agencia de Ciencia y Tecnología, UBA vinculados a la creatividad urbana, el arte y el patrimonio y la decolonialidad. Directora de la Carrera Habitat y Pobreza Urbana, UBA y Directora de la Carrera de Especialización en Gestión Cultural, Universidad Nacional de Córdoba. Facilitadora de la Red Global de la Convención 2003 de Patrimonio Inmaterial. Fue Directora de la Maestría en Cultura Pública, Universidad Nacional de las Artes (2017-21). Fue Comisionada y Vicerrectora de Investigación y Posgrado, Universidad de las Artes Guayaquil, Ecuador (2016-18). Fue Directora Académica del Instituto de Cultura Pública, Ministerio de Cultura de la Nación (2013-15). Ha participado de numerosos eventos académicos nacionales e internacionales. Ha publicado artículos en revistas nacionales e internacionales, capítulos de libros y libros referidos a las temáticas de cultura urbana. |
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Raphael Abdulmajid Ighombo |Is an employee of National Museums of Kenya and is the Head of Education and Public Programs Department of Fort Jesus World Heritage site. He holds a Diploma of Special Education, Bachelors of Education from Kampala International University and a Masters of World Heritage Sites and Cultural Projects management from ITC-ILO, University of Turin, Italy. He also has undergone several training in Exhibition design and Education from the British Museum & Getty foundation.He worked with the Sultanate of Oman in face-lifting the exhibition and interpretation of Fort Jesus in February 2017. He has been a member of researchers and developers of permanent Exhibitions in Rabai Museum, the KPA Maritime museum, the upcoming National Mashujaa Museum among other exhibitor projects. He supervises attachment students on Tour guiding and Tourism management from different colleges in the country. He also trains foreign students in Kiswahili language at National Museums of Kenya heritage training Institute in Mombasa. Mr. Raphael has a background of teaching in primary and secondary school and has been a principal of three schools before joining the museums. He completed his teacher training at High ridge Teachers College Parklands, Nairobi in 1989 and was posted to Lamu as a P1 teacher and later became a Principal of several schools in Lamu, Mombasa and Nairobi. He was elected as an official in Lamu Teachers Sacco in different capacity as follows: Supervisory Committee chairperson, Secretary and Treasurer since 1996 to 2010. Mr. Igombo is a senior KNEC examiner of English paper which he has done since 1996 to date. His position is Assistant Chief Examiner in KCPE exams. | |
Michelle Sales | Pesquisadora, professora e curadora independente. Professora Associada da Escola de Belas Artes da UFRJ e do Programa de Pós Graduação em Multimeios da Unicamp, Coordenadora da rede de pesquisa Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos, Brasil e Portugal, e do projeto As práticas artísticas contemporâneas e o pensamento pós-colonial e decolonial. Pós-doutora em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, Investigadora Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, coordenou o projeto de investigação À Margem do Cinema Português (2020), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. | |
Vinicios Ribeiro | Graduado em Publicidade e Propaganda, Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ECO/UFRJ, Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, Professor Adjunto da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. | |
Oscar Molina Palestina | Es Licenciado en Diseño Gráfico, Maestro y Doctor en Historia del Arte por la Universidad Nacional Autónoma de México. Es Profesor Asociado Definitivo en el Centro de Enseñanza Para Extranjeros de la UNAM. Líneas de investigación: Iconografía, Arquitectura y Urbanismo en la Ciudad de México. | |
DEBATEDORES | |
Christiane Chagas Martins | Arqueóloga (Universidade Estácio de Sá), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia PPGEO-UERJ, especialista em Conservação e Restauro de bens patrimoniais imóveis. Doutoranda po Programa de Pós-Graduação do Museu Nacional. | |
Adriana Fernandes | Antropóloga com doutorado e pós-doutorado no PPCIS/UERJ, professora da Especialização em Sociologia Urbana/UERJ, pesquisadora do DISTÚRBIO (UERJ/ UFRRJ) e do LMI/SAGEMM (IRD) e filiada à Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Tem se dedicado aos temas: pobreza urbana, modos de habitação e de trabalho entre o precariado, formas de narrar e de engajamento nas margens. Nas horas vagas escuta Elizeth Cardoso e sonha com um mundo menos desigual. | |
Michelle Meza Paredes | Arquitecta Paisajista – Facultad de Arquitectura de la Universidad Nacional Autónoma de México, obtuvo Diploma al mérito por la calidad de su tesis profesional y el Premio “Ricardo Arancón García”, a la mejor tesis teórica. Es maestra en diseño sustentable, Cátedra UNESCO para la sostenibilidad por la Universidad Nacional de Lanus, FLACAM, La Plata, Argentina. Cuenta con un Diplomado en Planeación y diseño para obtener utilidades en establecimientos de alimentos y bebidas. También, como parte de su actualización, tomó el curso Auditoría ambiental para arquitectos y urbanistas, llevado a cabo en la UNAM, y ha asistido a varios congresos, cursos, coloquios y simposios. | |
Michelle Sales | Pesquisadora, professora e curadora independente. Professora Associada da Escola de Belas Artes da UFRJ e do Programa de Pós Graduação em Multimeios da Unicamp, Coordenadora da rede de pesquisa Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos, Brasil e Portugal, e do projeto As práticas artísticas contemporâneas e o pensamento pós-colonial e decolonial. Pós-doutora em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, Investigadora Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, coordenou o projeto de investigação À Margem do Cinema Português (2020), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. | |
Mônica Bahia Schlee | Doutora em Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Arquitetura da Paisagem pela Pennsylvania State University, onde recebeu o Creative Achievement in Landscape Architecture Award - Pennsylvania State University (2000) e o ASLA - American Association of Landscape Architects Merit Award for Excellence in the Study of Landscape Architecture. Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo. Cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense. Arquiteta e urbanista da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde, onde atuou como Gerente de Macroplanejamento da Secretaria Municipal de Urbanismo de 2018 a 2020, e foi responsável pela coordenação operacional do processo de revisão do Plano Diretor neste período. Foi professora substituta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (2005-2007) e atualmente é Docente do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. | |
Patrícia Corrêa | Professora Adjunta da Escola de Belas Artes, docente do Curso de História da Arte e do Programa de Pós-Gradução e Artes Visuais - PPGAV-EBA/UFRJ. Desenhista Industrial - Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, outora e Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com estágio de doutorado na New York University, Nova York. e especialização em História da Arte e da Arquitetura pela Universidad Politécnica de Cataluña, Barcelona. | |
Paula de Oliveira Camargo| Arquiteta Urbanista (FAU/UFRJ), Mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais (CPDOC/FGV), Doutora em design (Esdi/UERJ) e pesquisadora filiada ao Laboratório de Design e Antropologia da Esdi (LaDA). Autora do livro As cidades, a cidade, política e arquitetura no Rio de Janeiro (Folha Seca, 2012); co-organizadora do livro Design e/é Patrimônio (PCRJ, 2012). Servidora pública da Prefeitura do Rio, Paula atua como Gerente do Centro Carioca de Design no Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. | |
Priscilla Alves Peixoto | Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialista em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica doRio de Janeiro; mestre e doutora em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo, da FAU-UFRJ. Fez estágio doutoral na École nationale supérieure d’architecture Paris-Belleville [Escola nacional superior de arquitetura Paris-Belleville] e foi professora convidada na Université Rennes 2 [Universidade de Rennes 2]. Atua como docente do Departamento de História e Teoria da FAU-UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da mesma instituição (PROARQ-FAU-UFRJ). Integra os grupos de pesquisa: “Laboratório de Narrativas Arquitetônicas” do PROARQ-FAU-UFRJ e o “Arquivos, fontes e narrativas: entre cidade, arquitetura e design” da Universidade de São Paulo. É autora de capítulos de livros e artigos nas áreas de história do urbanismo e da arquitetura, com ênfase em historiografia, biografias intelectuais, acervos e história da crítica. | |
Rafael Souza | Comunicólogo (ECO/UFRJ), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFF), Doutorando em Arquitetura (PROARQ-FAU/UFRJ). Pesquisa arquiteturas em ruínas e lugares abandonados, tratando o espaço fantasmagórico com uma abordagem fenomenológica. Vinculado ao O Laboratório Arquitetura, Subjetividade e Cultura - LASC-PRORQ-FAU/UFRJ, | |
Shahid Vawda | Graduated from the universities of Durban-Westville (BA), Queens (Belfast)(MA) and KwaZulu-Natal (PhD). Before taking up academic positions he worked in the trade union movement and at the educational NGO, the SACHED Trust in the 1980s, and as consultant researcher for the post-1994 local, provincial and national governments (land reform, housing, informal settlements, forestry re-structuring and heritage). His academic teaching and research has been at various universities in South Africa, some African countries and abroad, including participation in some UNESCO and International Council of Museums (ICOM) research workshops related to culture, heritage and diversity. He held positions as head of the departments of Anthropology at the Universities of Durban-Westville and Witwatersrand, and was the Head of the School of Social Science at the University of Witwatersrand. He has been active on the boards of the International Council of Museums committee for history and archaeology (ICMAH), and the local South Africa ICOM committee, the Public Affairs Research Institute, Centre for Critical Diversity Studies, African Centre for Migration and Society and the Wits Institute for Social and Economic Research and was part of the Department of Science and Technology team that inaugurates from 2018 the MA in e-Science Research for Humanities. Currently he holds the Archie Mafeje Chair in Critical Humanities and the directorship of the School of African and Gender Studies, Anthropology and Linguistics. |
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CONVIDADOS DIÁLOGOS E DEBATES | |
Adriana Guilermano | Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestranda bolsista (CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Cultura, Paisagem e Ambiente Construído, onde atua como colaboradora junto ao grupo de pesquisa LASC do PROARQ-UFRJ. | |
Cila MacDowel | Professora adjunto do Curso de Artes Visuais com ênfase em Escultura na Escola de Belas Artes - EBA/UFRJ. Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRJ. Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília. Obteve especialização em escultura na Tyler School of Art, Temple University na Filadelfia pelo programa APARTES- CAPES. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Artista multimídia com destaque na produção em vídeo e computação gráfica, desenvolve pesquisa na ativação de campos artísticos pela experimentação fenomenológica da luz, do som, campos eletromagnéticos e campos afetivos, apresentados em perfomances ao vivo. |
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Chico Fernandes | Artista Visual, Doutor em Artes pelo PPGArtes-UERJ e Mestre em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - EBA-PPGAV-UFRJ. | |
Daniel Athias | Arquiteto Urbanista (FAU/UFRJ), Mestre em Arquitetura Programa de Pós-Graduação Projeto e Patrimônio - PROARQ-FAU/UFRJ, Doutorando em Arquitetura - PROARQ-FAU/UFRJ. Professor de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Anhanguera Niterói. Com atuação no campo Patrimônio Cultural no Municipio de Magé /RJ e atuação destacada nos municípios de Guapimirim e de Maricá, seu foco de estudo está centrado nos percursos preestabelecidos e nos discursos contrahegemônicos como forma de costurar uma nova leitura histórica, cultural e territorial.Atua como pesquisador voluntário no Grupo SEL/PROARQ-UFRJ e no Heritópolis/ONU HABITAT. | |
Hugo Oliveira | Cria do Morro da Providência, artista da dança, educador, pesquisador, gestor cultural e doutorando em Comunicação Social pela UERJ, com tema sobre Passinho Foda no recorte entre juventude, redes sociais, arte e cidade, pensando: ressignificação social, sociabilidade e disputa política para jovens dançarinos cariocas. Autor do livro Vem No Mim Que Eu Sou Passinho, fruto da sua dissertação de mestrado na UFF, cujo pesquisa ficou entre 5 melhor do Curso de Pós Graduação em Cultura e Terrrirorialidade. (Gestor nos programas UPP Social/Rio+Social), Secretaria Estadual de Cultura/Superintendência de Cultura e Território (Assistente de gerenciamento no Programa Favela Criativa), nas ONGs Redes da Maré - Oficinas de dança, GRES Portela - Projeto A gente quer Arte, CIEDS - Gestor de Projetos no Bairro Educador e IDEBRA - Projeto ConDança. Realizou intercâmbios artísticos internacionais para/com jovens dançarinos de favelas cariocas com instituições da Suiça - Passin’House, Estados Unidos - It's Show Time NYC! e Dinamarca - Detour Urban Dance Festival. Idealizador do coletivo Bonde do Jack, da Galeria Providência, um dos coordenadores do Pré Vestibular Marielle Franco. Atualmente dedica-se a direção do Comitê de Emergências SOS Providência. |
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Luana Aguiar | Artista visual, pesquisadora e curadora independente. Desenvolve, desde 2008, trabalho artístico com seu próprio corpo, sendo os campos do erotismo, o sagrado e os feminismos os de maior interesse da artista que tem realizado ações tanto em galerias e museus quanto em espaços públicos. É doutoranda e mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ e cursou graduação em Artes Visuais no Instituto de Artes da UERJ. Apresentou trabalhos em mostras coletivas como o Festival Performance Arte Brasil no MAM/RJ (2011), Festival de Inverno do SESC/RJ (2012), da I Bienal do Sertão de Artes Visuais em Feira de Santana, BA (2013), Diálogos sobre o feminino no CCBB/SP (2016) e Anozero Bienal de coimbra, Portugal (2022), dentre outras. Tem trabalho seu publicado no catálogo internacional de performances Emergency Index de 2016. Entre 2018 e 2019, foi curadora do projeto Flexões Performáticas: gênero, número e grau, no CCBB/SP e de 2016 a 2018 foi professora substituta de graduação do departamento de história e teoria da arte da Escola de Belas Artes da UFR | |
Mel Martins | Arquiteta Urbanista (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ-UFRJ (Linha de pesquisa de Cultura, Paisagem e Ambiente Construído). Premiada pela plataforma Archdaily por seu trabalho final de graduação “corpo-dispositivo”, com o qual explora a performance dentro do campo da arquitetura. Possui experiência profissional no escritório Milazzo Arquitetos Associados. É co-fundadora do Tre+Co, laboratório de pesquisa e práticas interdisciplinares em arquitetura. | |
Stéfany Silva Santos| Arquiteta Urbanista (FAU-UFRJ. Mestra em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais do laboratório ETTERN (IPPUR-UFRJ). Integrante do Coletivo Yê, Mastaba de Arquitetos e Estudantes Negros (FAU-UFRJ) e do Coletivo Maria José Justino por Ações Afirmativas (IPPUR-UFRJ). | |
DEBATEDORES | |
Aluan Pessoa | Paisagista (Escola de Belas Artes - UFRJ), Mestrando em Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ. Licenando em Geografia no CCMN/UFRJ e pesquisador do Geoppol - Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território - Departamento de Geografia da UFRJ. | |
Carla Freitas Pacheco Pereira | Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2008), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1999). Doutoranda no programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) na linha de pesquisa Cultura Contemporânea e Relações Humanas. Atualmente é professora de Arquitetura e Urbanismo nas instituições Universidade Católica de Brasília (UCB) e CEUB. Membro do Comitê Científico Brasileiro de Arte Mural do ICOMOS / Brasil. Aquarelista e participante de grupos de desenhos de rua, Urban Sketching. Experiência na área de projetos de urbanismo, paisagismo, restauração e conservação de edificações antigas, com ênfase em estética, teoria e história, atuando no órgão de preservação nacional (IPHAN) entre 2002 e 2008. | |
Emyly da Cruz| Graduanda de História da Arte (Escola de Belas Artes - UFRJ), Artista-pesquisadora do grupo de pesquisa "Formas de Habitar o Presente" e ativista-colaboradora da ONG Grupo Conexão G de cidadania LGBT nas favelas. | |
Paula Amparo | Historiadora da Arte, Mestra em Teoria Literária pelo PPGCL/UFRJ e bacharel em História da Arte pela EBA/UFRJ; intercâmbio financiado pelo programa Santander Ibero-Americana na Universidade de Coimbra; e cursos na EAV do Parque Lage. Experiência em docência com o grupo Literatura, Arte e Sociedade. Grupo de estudos Encrencas de Gênero, com discussões torno da teoria feminista ao lado da literatura e das artes visuais. Interesses voltados para a filosofia, as artes visuais e a literatura. | |
Rubens de Andrade | Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Escola de Belas Artes (História da Arte e Paisagismo) e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - ProArq/UFRJ, Paisagista (EBA/UFRJ), Mestre em Arquitetura (ProArq –FAU/UFRJ) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo (Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional-IPPUR/UFRJ). | |
Selma Maria | Sou, mulher negra cis, brasileira, ativista antirracista, feminista negra, professora de literatura, poetisa, leitora e estudiosa de Literatura Negra Brasileira, coordenadora do grupo de estudos e pesquisa LabMere. E filha de José Maria da Silva e Olga do Carmo Silva e mãe de Tainá da Silva Moura Carvalho. | |
Thiago Fernandes | Historiador da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e designer gráfico pela Universidade Estácio de Sá. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRJ, na linha de pesquisa História e Crítica da Arte. Pesquisa interseções entre arte, cidade e espaços expositivos; experimentalidades na arte brasileira; a incorporação de espaços domésticos na arte contemporânea; arte brasileira nas décadas de 1990 e 2000. É crítico de arte e curador-associado da Caju Conteúdo e Projetos. |
ENVIO DE TRABALHOS | WORK SUBMISSION | ENVÍO DE PONENCIA
Todas as Comunicações serão submetidas à Comissão Científica do Seminário que aceitará apenas trabalhos originais e sob a forma de Resumo Expandido, em conformidade com os dois Eixos Temáticos do encontro.
All Communications will be submitted to the Scientific Committee of the Seminar, which will only accept original works and in the form of an Expanded Abstract, in accordance with the two Thematic Axes of the meeting.
Todas las Comunicaciones serán enviadas al Comité Científico del Seminario, el cual sólo aceptará trabajos originales y en forma de Resumen Ampliado, de acuerdo con los dos Ejes Temáticos del encuentro
O artigo deverá e seguir o formato do template do evento. (BAIXAR)
Article must and follow the format of the template (download) of the event.
El artículo debe seguir el formato de la plantilla (descarga) del evento.
Ao Comitê Científico reserva-se o direito de sugerir alterações na redação dos originais, visando manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. Todas as alterações serão submetidas previamente ao autor. Será aceita a inscrição de apenas uma Comunicação por autor e cada proposta poderá ter, no máximo, três autores. Em caso de estudantes de graduação, um dos proponentes deverá ser obrigatoriamente um Docente ou pesquisador Orientador. As comunicações aprovadas serão agendadas de acordo com o calendário a ser publicado no site até o dia 01 de agosto de 2022.
The Scientific Committee reserves the right to suggest changes in the writing of the originals, aiming to maintain the homogeneity and quality of the publication, respecting, however, the style and opinions of the authors. All changes will be previously submitted to the author. Only one Communication per author will be accepted and each proposal may have a maximum of three authors. In the case of undergraduate students, one of the applicants must be a Professor or Researcher Advisor. Approved communications will be scheduled according to the calendar to be published on the website by August 1, 2022.
El Comité Científico se reserva el derecho de sugerir cambios en la redacción de los originales, con el objetivo de mantener la homogeneidad y calidad de la publicación, respetando, sin embargo, el estilo y las opiniones de los autores. Todos los cambios serán enviados previamente al autor. Solo se aceptará una Comunicación por autor y cada propuesta podrá tener un máximo de tres autores. En el caso de estudiantes de pregrado, uno de los postulantes debe ser Profesor o Investigador Asesor. Las comunicaciones aprobadas se programarán de acuerdo con el calendario que se publicará en el sitio web hasta el 01 de agosto de 2022.
Os Comunicadores aprovados terão 10 minutos para a apresentação dos trabalhos.
The approved Communicators will have 10 minutes for the presentation of the work.
Los Comunicadores aprobados tendrán 10 minutos para la presentación del trabajo.
Os trabalhos serão publicados no Caderno de Resumos do Seminario. o mesmo será lançando pela Editora Paisagens Híbridas com código de ISBN
The works will be published in the Abstracts of the Seminar. the same will be launched by Editora Paisagens Híbridas with ISBN code
Los trabajos serán publicados en los Resúmenes del Seminario. el mismo será lanzado por Editora Paisagens Híbridas con código ISBN
TEMA | THEMES | TEMA
A arte urbana e paisagem: deslocamentos, expansões conceituais e cosmopoéticas
Urban art and landscape: displacements, conceptual and cosmopoetic expansions
Arte urbano y paisaje: desplazamientos, expansiones conceptuales y cosmopoéticas
Articulações decoloniais e a sobrevivência na urbe: fabulações artísticas, percursos políticos e tensões psicosociais
Decolonial articulations and survival in the city: artistic fables, political paths and psychosocial tensions
Articulaciones decoloniales y supervivencia en la ciudad: fábulas artísticas, recorridos políticos y tensiones psicosociales
PROGRAMA | SCHEDULE AND DATES | HORÁRIO E FECHAS
CRONOGRAMA E DATAS | SCHEDULE AND DATES | HORÁRIO E FECHAS
Inscrição de Comunicações mediante o envio da Ficha de submissão e Resumos Expandido Submission of Communications by sending the Submission Form and Expanded Abstracts Envío de Comunicaciones mediante el envío del Formulario de Envío y Resúmenes Ampliados | De 10.04.2022 a 30.06.2022 From Apr 10th to Jun 30th 2022 |
Avaliação pelo Comitê Científico Evaluation by the Scientific Committee Evaluación por el Comité Científico | 01.07.2022 a 15.07.2022 Jul 01th 2022 -Jul 15th 2022 |
Divulgação dos trabalhos aprovados Publication of approved works Publicación de obras aprobadas | 25.07.2022 Jui 25th 2022 |
Pagamento da Taxas de Inscrição para Comunicadores Payment of Registration Fees for Communicators Pago de Derechos de Registro de Comunicadores | 25.07.2022 a 30.07.2022 Jul 25st 2022 - Jul 30th 2022 |
INSCRIÇÕES | REGISTRATIONS | INSCRIPCIONES
Inscrições de Comunicadores: R$ 80,00
Solicitamos que os Resumos expandidos sejam enviados para o email: seminarioebaurbe@eba.ufrj.br
Participação no evento (presencial): Gratuito *Certificados de participação mediante a solicitação via correio eletrônico
COMISSÃO CIENTÍFICA | SCIENTIFIC COMMISSION | COMISIÓN CIENTÍFICA
Ana Valarino | Arquitecta (FADU Udelar, Uruguay), especialista en Paisaje (Maestría y PhD Université de Paris, France) es Profesora Agregada del Departamento “Paisaje y Espacio Público” de FADU y Profesora Adjunta en la Licenciatura en Diseño de Paisaje CURE, Udelar. Es investigadora Nivel I del Sistema Nacional de Investigadores ANII, Uruguay. Dirige e integra equipos multidisciplinarios, enlazando investigación, enseñanza y extensión. Su campo de trabajo se centra en el diseño del paisaje, con énfasis en las ciencias humanas y sociales (Líneas de trabajo: prácticas y representaciones paisajísticas, paisaje y cartografía, anatomía artística de los vegetales, valores asociados a la naturaleza, estudio etno-botánico de los ombúes). Como profesional independiente realiza proyectos, consultorías y asesoramientos en arquitectura del paisaje. | |
Dalila dos Santos Cerqueira Pinto | Cenógrafa, Licenciada em Desenho e Plástica Gravadora - EBA/UFRJ. Mestre e Doutora em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - PPGAV-EBA/UFRJ. Professora Adjunta de Desenho e Diretora Adjunta de Extensão da Escola de Belas Artes/UFRJ. | |
Daniel Meirinho | Doutor em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), com intercâmbio acadêmico na Goldsmiths College (University of London) e na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Mestre em Comunicação e Artes pela mesma universidade (FCSH/UNL). Desenvolve Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ) com uma pesquisa sobre representação e resistência na produção artística contemporânea negra brasileira e sul-africana. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia(PPgEM/UFRN). | |
Fernando Gonçalves | Professor Associado do PPGCOM-UERJ, Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Pós-doutor em Sociologia do Cotidiano pela Universidade Paris V- Sorbonne, com apoio da Capes. Foi professor convidado na Universidade de Montpellier III; pesquisador visitante na Universidade de Bari, Italia; e pesquisador visitante na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York, com apoio do CNPq. Foi diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Coordenou o GT de Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual da Compós. Bolsista de produtividade nível 2 do CNPq e artista visual. | |
Fernanda Gomes | Graduada em Comunicação Social - PUC-MG, com especialização em Publicidade e Propaganda. Doutora, Mestre e Pós-Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante o Grupo de Pesquisa, Arte, Arquitetura e Sociedade Digital da Universidade de Barcelona, realizando pesquisa de Pós doutorado. | |
Hugo Fortes | Artista Visual, Curador, Designer e Professor Associado da Universidade de São Paulo, Brasil. Como artista, já apresentou seu trabalho em mais de 15 países. Doutor e Livre-docente pela ECA - USP. De 2004 a 2006 realizou doutorado-sanduíche na Universität der Künste Berlin como bolsista DAAD. Foi curador de diversas exposições. Desde 2012 organiza o Seminário Internacional Arte e Natureza. www.hugofortes.com | |
Ivair Reinaldim | Professor Adjunto do Departamento de História e Teoria da Arte e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ. Doutor e Mestre em Artes Visuais, com ênfase em História e Crítica da Arte- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais-PPGAV-EBA/UFRJ, tendo realizado Estágio PDEE junto à École Doctorale Arts plastiques, esthétiques & sciences de l’art na Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne. Mestre pela EBA-UFRJ, Especialista em História da Arte do Século XX e Bacharel em Gravurapela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). | |
Lucas Peries | Doctor en Arquitectura por la Universidad de Buenos Aires. Magíster en Arquitectura Paisajista por la Universidad Católica de Córdoba (UCC). Arquitecto por la Universidad Nacional de Córdoba (UNC). Profesor Titular en la Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño UNC. Profesor en la Facultad de Arquitectura UCC. Profesor de distintos programas de posgrado de Argentina y Colombia. Profesor invitado en múltiples universidades de Latinoamérica. Codirector ejecutivo de la Iniciativa Latinoamericana del Paisaje LALI. Miembro del Comité Permanente de Educación y Asuntos Académicos IFLA-AR. Socio e integrante del Consejo Directivo del Centro Argentino de Arquitectos Paisajistas. Miembro de la Sociedad de Estudios Morfológicos de Argentina. Director del Instituto del Paisaje UCC (2016-2021). Coordinador del departamento de Proyecto y Planeamiento UCC (2019-2021). Autor y coautor de numerosos libros y artículos en revistas científicas. www.lucasperies.com | |
Marcia Escorteganha | Arquiteta Urbanista, Doutora em Arquitetura, Conservadora-Restauradora de Bens Culturais Móveis e Integrados (pesquisadora de pigmentos e tintas; pintura mural, pintura em tela, papel, fotografia e esculturas sacras). | |
MICHELLE SALLES | Pesquisadora, professora e curadora independente. Professora Associada da Escola de Belas Artes da UFRJ e do Programa de Pós Graduação em Multimeios da Unicamp, Coordenadora da rede de pesquisa Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos, Brasil e Portugal, e do projeto As práticas artísticas contemporâneas e o pensamento pós-colonial e decolonial. Pós-doutora em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, Investigadora Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, coordenou o projeto de investigação À Margem do Cinema Português (2020), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. | |
Mirian Tavares | Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre em Comunicação e Semiótica - PUC-SP, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea - UFBA E pós-doutorado - Universidade Nova de Lisboa(2001). Diretora/do CIAC, Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (PT). | |
Norma Piazza Cossio |Arquitecta egresada de la Universidad de la República (UDELAR,Uruguay). Magister en Diseño de Paisaje (Universidad Pontificia Bolivariana, Colombia). Doctoranda en Arquitectura, en proceso de elaboración de tesis. Coordinadora académica y docente de la Licenciatura en Diseño de Paisaje (UDELAR). Prof. Adjunta del Departamento Paisaje y Espacio público del Instituto de Proyecto de la Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo (FADU-UDELAR) donde desarrolla actvidades académicas de investigación, enseñanza y extensión. Integrante del Núcleo interdisciplinario Aguas Urbanas (UDELAR) y del Departamento Territorio, Ambiente y Paisaje del Centro Universitario Región Este (CURE-Udelar). Docente en la Maestría en Diseño de Paisaje de la Universidad Pontificia Bolivariana y en la Maestría Paisaje, Medio Ambiente y Ciudad de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad Nacional de La Plata. Co-coordinadora del NODO Investigación de la Iniciativa Latinoamericana del Paisaje (LALI). | |
Paulo Cunha | Professor Auxiliar do Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior, Doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, Coordenador do Mestrado em Cinema. Membro integrado do LabCom – Comunicação e Artes da UBI e colaborador do Grupo de trabalho Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra. Coordenador editorial da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento e do Grupo de Trabalho Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. | |
Pedro Maciel| Professor do Departamento de Multimeios, Cinema e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios (Instituto de Artes - Unicamp). GraduaDO em Comunicação Social (Habilitação Jornalismo) -PUC-MG, Mestre E Doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris III) e Pós-doutorado em Cinema no Departamento de Cinema, TV e Rádio da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR-ECA/USP). Coordena do grupo de estudos sobre o ator no audiovisual (GEAs - Unicamp) e participa como membro do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC - Unesp/Araraquara) e do Grupo de Pesquisas em Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais (GENECINE - UNICAMP). | |
Rosana Pereira de Freiras | Historiadora da Arte, professora e curadora. Membro do CBHA/Comitê Brasileiro de História da Arte e do ICOM/Conselho Internacional de Museus, trabalhou mais de dez anos no MAM Rio de Janeiro. Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRJ, com PDEE na Itália, junto à Unibo/Università di Bologna (2006/7). Foi bolsista da Freeman Foundation no ASDP/Asian Studies Development Program, East West Center, no Havaí (2013) e participou do programa “Creating Kyoto” da JSA/Japan Studies Association na OU/Otani University, em Quioto, no Japão (2014). | |
RUBENS DE ANDRADE Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Escola de Belas Artes (História da Arte e Paisagismo) e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - ProArq/UFRJ, Paisagista (EBA/UFRJ), Mestre em Arquitetura (ProArq –FAU/UFRJ) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo (Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional-IPPUR/UFRJ). |
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Vinicios Ribeiro | Graduado em Publicidade e Propaganda, Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ECO/UFRJ, Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, Professor Adjunto da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. |
EQUIPE ORGANIZADORA | ORGANIZING TEAM | EQUIPO ORGANIZADOR
MICHELE SALES Pesquisadora, professora e curadora independente. Professora Associada da Escola de Belas Artes da UFRJ e do Programa de Pós Graduação em Multimeios da Unicamp, Coordenadora da rede de pesquisa Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos, Brasil e Portugal, e do projeto As práticas artísticas contemporâneas e o pensamento pós-colonial e decolonial. Pós-doutora em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, Investigadora Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, coordenou o projeto de investigação À Margem do Cinema Português (2020), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Colaboradora do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do MinhoN e integrante do grupo TRAMA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Curadora das exposições: Daqui para Frente: Arte Contemporânea em Angola (Caixa Cultural, Rio de Janeiro, 2017; Caixa Cultural, Brasília, 2018). Atua nas áreas: estudos pós-coloniais,decoloniais e anti-coloniais, feminismo interseccional, relações étnico-raciais e gênero. |
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Mônica Bahia Schlee | Doutora em Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Arquitetura da Paisagem pela Pennsylvania State University, onde recebeu o Creative Achievement in Landscape Architecture Award - Pennsylvania State University (2000) e o ASLA - American Association of Landscape Architects Merit Award for Excellence in the Study of Landscape Architecture. Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo. Cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense. Arquiteta e urbanista da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde, onde atuou como Gerente de Macroplanejamento da Secretaria Municipal de Urbanismo de 2018 a 2020, e foi responsável pela coordenação operacional do processo de revisão do Plano Diretor neste período. Foi professora substituta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (2005-2007) e atualmente é Docente do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. | |
RUBENS DE ANDRADE Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Escola de Belas Artes (História da Arte e Paisagismo) e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - ProArq/UFRJ, Paisagista (EBA/UFRJ), Mestre em Arquitetura (ProArq –FAU/UFRJ) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo (Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional-IPPUR/UFRJ). Líder no CNPq do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas – GPPH-EBA/UFRJ. |
CRÉDITOS | CREDITS | CRÉDITOS
REALIZAÇÃO
Escola de Belas Artes | EBA/UFRJ
Organização
Mídia LAB | EBA/UFRJ
Grupo de Pesquisas PaIsagens Híbridas | EBA/UFRJ
Coordenadores
Prof. Dr. Rubens de Andrade | EBA-PROARQ/UFRJ
Profa. Dra. Michelle Sales | EBA/UFRJ
Profa. Dra. Mônica Bahia Schlle | PGPP-FAU/UFRJ
Programação Visual
Rubens Andrade
Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Escola de Belas Artes (História da Arte e Paisagismo) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – ProArq/UFRJ, Paisagista (EBA/UFRJ), Mestre em Arquitetura (ProArq –FAU/UFRJ) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo (Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional-IPPUR/UFRJ). Líder no CNPq do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas – GPPH-EBA/UFRJ.
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