JARDINS HISTÓRICOS | 2020

Desde 2010, o fórum Encontro de Jardins Históricos promove valiosas reflexões sobre a forma como a sociedade brasileira se posiciona, analisa e constrói práticas e narrativas sobre seus espaços paisagísticos. Não somente aqueles que, impregnados pelas marcas do tempo, revelam-se repletos de história, como também os concebidos contemporanamente, onde diferentes grupos sociais vivem, encontram-se e convivem, enriquecendo seus dia-a-dias. Nesses espaços, em seus recantos, antigos ou novos, no lazer, na reverência às tradições ou religiosidade de povos ancestrais, nas camadas de simbolismo que ativam memórias, revelam –se marcos, favorece-se o apreço e desperta-se o fascínio pelo viver a paisagem, em especial aquelas onde a natureza recriada pelo homem adquire novas formas, conteúdo e estilo.

No entanto, qualquer ponderação sobre um jardim histórico desperta sentimentos de inquietação, dúvida, indeterminação, ambiguidade. Pensar um Jardim histórico é formular indagações ,é trazer à superfície a vontade de se entender, dentre outras coisas, suas formas, conteúdos, matrizes artísticas e estilísticas, ancestralidades ou ainda, como eles são interpretados e utilizados por comunidades que talvez não atinjam a real dimensão de sua essência ou o entendimento, do que é de fato um jardim, como ele se estabelece historicamente e culturalmente e como se torna o patrimônio de um povo.

Para refletir sobre essas questões e sua atual dinâmica na sociedade brasileira, o próximo evento, o VII Encontro dos Jardins Históricos, apresenta o tema geral “políticas públicas, iniciativa privada e estratégias comunitárias”.

O VII Encontro será realizado de 21 a 23 de outubro de 2020, no Rio de Janeiro, por iniciativa da Rede Brasileira de Jardins e Paisagens, em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa – FCRB, os Grupos de Pesquisas Paisagens Híbridas GPPH – EBA/UFRJ e História do Paisagismo GPHP da Escola de Belas Artes – EBA/UFRJ e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O evento conta também com o apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP e do Conselho Internacional de Sítios e Monumentos (Internacional Concilia no Monumentos and. Sites) – ICOMOS/BR.

Chamada de Comunicações

Convidamos a comunidade acadêmica, pesquisadores e profissionais na área de paisagem, patrimônio paisagístico e jardins para submeterem Comunicações a partir do envio do Resumos expandido. Os Comunicadores com trabalhos aprovados, terão vinte minutos para a apresentação e os Resumos Expandidos serão publicados no Caderno de resumos do Evento.

O objetivo da chamada de Comunicações é:

Promover estudos e pesquisas na área dos jardins históricos no que diz respeito a gestão (conservação, restauro e preservação

Compartilhar resultados científicos no âmbito universitário e de centros de pesquisas (museus, fundações entre outros) e trabalhos práticos relacionados diretamente aos jardins, à paisagem e áreas afins;

Divulgar experiências de destaque no campo da preservação de bens naturais seja na esfera nacional ou internacional;

Incentivar o intercâmbio internacional de pesquisadores de gestores no campo da preservação de jardins e paisagens

Eixos Temáticos

I ‒ O lugar do jardim histórico na paisagem brasileira: perspectivas socioculturais e patrimoniais;

II ‒ Planos, práticas, processos de gestão e preservação de jardins históricos e espaços paisagísticos;

III ‒ Tecnologias aplicadas a manutenção e preservação do patrimônio paisagístico.

Envio de trabalhos

A Comissão Científica só aceitará trabalhos originais e sob a forma de resumo expandido, em conformidade com um dos três eixos temáticos do encontro.

O texto deve estar de acordo com as Normas da ABNT e seguir o formato do template (baixar) do evento O Comitê Científico reserva-se o direito de sugerir alterações na redação dos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. Todas as alterações serão submetidas previamente ao autor.

Será aceito a inscrição de apenas uma Comunicação por autor e cada proposta poderá ter, no máximo, dois autores.

Em caso de estudantes de graduação, um dos proponentes deverá ser um Orientador.

As comunicações aprovadas serão agendadas de acordo com o calendário do a ser publicado no site até o dia 10 de outubro de 2020.

Cronograma

Inscrição de Comunicações mediante o envio da Ficha de submissão e Resumos Expandido10.09.2020
Avaliação pelo Comitê Científico11.09.2020 a 28.09.2020
Divulgação da lista de comunicações aceitas30.09.2020
Pagamento da Taxas de Inscrição para Comunicadores30.09.2020 a 15.10.2020

Ficha de Inscrição para Comunicadores

Pagamento: R$ 50,00

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Comissão Científica

Profa. Dra. Alda Azevedo (PROARQ-FAU/UFRJ)
Prof. Dr.  Alex Lamounier (EAU/UFF)
Profa. Dra. Aline Stefânia Zim (Universidade Católica de Brasília)