Disciplina – PGPP-FAU-UFRJ

Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio | PGPP-FAU/UFRJ
Disciplina: Arqueologia e Restauro
Professora: Profa. Dra. Jackeline de Macedo
Carga Horária | 15h
Quinta-feira: 10h20 - 13h00

EMENTA

Apresentar as principais questões e os aspectos teóricos que constituem o campo da Arqueologia. Demonstrar a importância da Arqueologia em obras de restauração. A partir da prática das pesquisas visualizar os resultados obtidos e aspectos ligados a preservação do patrimônio arqueológico.

O CURSO

A proposta do Curso Arqueologia e Projeto de Restauro tem como premissa abordar conceitos e apresentar metodologias que potencializam interfaces com campo de estudos da arquitetura em particular. Busca analisar questões relativas a ações de intervenções no plano da arquitetura e da paisagem, mais especificamente na área de restauro e da preservação de bens patrimoniais.

Importa destacar que a Arqueologia mantém uma estreita relação com campos distintos do saber, entre eles a história, a arquitetura, a geografia, a história da arte. Devido ao seu caráter múltiplo, e em particular, sua aderência na área de projetos de restauro, o campo de conhecimento da Arqueologia contribui de forma eficaz para projetos de restauro e preservação do patrimônio cultural, em particular, promovendo novos olhares aos técnicos envolvidos na concepção do projeto e na prática de campo. Os estudos arqueológicos aliados aos arquitetônicos permitem que a partir da análise de objetos e de estruturas sejam reveladas questões sociais que podem ser abordadas tanto por arquitetos quanto por arqueólogos, entendendo que os edifícios são desta forma, uma importante fonte de informação para estes profissionais assim como, a paisagem na qual eles encontram-se inseridos.

O curso visa a construir um arco de questões relacionadas à conceitos e teorias arqueológicas, como também, metodologias de análise de sítios e da cultura material nele existente, elementos esses fundamentais para compreender a dimensão transdiciplinar sobre as práticas da arqueologia e suas interações com a arquitetura no trabalho de restauração e de preservação do patrimônio.

A disciplina, através da análise de estudos de casos, tanto na esfera nacional quanto internacional, discutirá práticas arqueológicas e as possíveis interações com o campo disciplinar e prático da arquitetura voltados ao projeto e à preservação do patrimônio.

Nesse sentido a disciplina visa:

a) Instrumentalizar os(as) pós-graduandos(as) a identificar, na prática de seus projetos, diferentes fontes arqueológicas com vistas a coordenar ações interventivas dentro do projeto de restauração;

b) promover a inter-relação de ações de salvaguarda, de fruição do patrimônio e de entendimento sobre o desenvolvimento da pesquisa a partir do estudo da cultura material;

c) Evidenciar a necessidade de que os projetos voltados à proteção do patrimônio devem ser realizados a partir de estudos interdisciplinares, prevendo a socialização de saberes das distintas áreas de conhecimento envolvidas nestes projetos;  

d) Analisar através de exemplos reais de projetos executados, como a pesquisa arqueológica realizada no bojo dos projetos de restauro, permite evidenciar e amplificar vozes abafadas, reprimidas que na maioria das vezes, nem faziam parte de nossa memória oficial.

A partir de tais abordagens a disciplina pretende indicar que, através destes processos de estudo e análise se estabelece um modus operandi que visa demonstrar a necessidade de interpretar, registrar e intervir no patrimônio cultural edificado no campo ampliado da arquitetura com distintas epistemologias e em particular utilizando os fundamentos da arqueologia.

JUSTIFICATIVA

Ao percorrer bases teóricas e conceituais, ou ainda, às questões analíticas relacionadas a práxis da disciplina arqueológica, torna-se evidente a necessidade de interação entre profissionais da arqueologia e outros sujeitos preocupados em refletir sobre o destino da cultura material e do patrimônio das nossas cidades, em particular o campo da arquitetura e urbanismo.

Ao perceber que a arquitetura em sua essência, assim como a arqueologia, tem características interdisciplinares e que ambas possuem elos em comum nos permite compreender as diversas camadas que envolvem nossos objetos de estudo e a necessidade de inter-relação destas áreas dentro dos projetos de preservação do patrimônio. A diversidade de sítios e vestígios arqueológicos solicitam em suas análises um amplo diálogo sobre o compartilhamento de saberes e principalmente, sobre a interface entre arqueologia e arquitetura. Nesse sentido, a multidisciplinaridade das equipes em projetos de restauro deve ser a premissa básica, bem como a integração das equipes que deve ser incentivada desde as etapas de estudo preliminar, visando assim, minimizar conflitos de interesse, de gastos e otimizar os cronogramas.

A partir desse entendimento, os profissionais envolvidos nestes projetos potencializam um campo de trocas que favorecem a criação de condições ideais para realizar análises que pretendem, não apenas a recuperação física e a preservação da materialidade do passado, mas também, a de questões subjetivas, fatores sociais e simbólicos que corroborem com a salvaguarda destes patrimônios.

PROGRAMA

MÊS/DIA Sessões de Aulas/Recortes Temáticos
MARÇO
24O que é arqueologia? Instrumentos de proteção do patrimônio arqueológico
a) Apresentação da Arqueologia e as fronteiras com outras áreas do conhecimento.

b) A preservação patrimonial, as principais políticas e instrumentos de proteção do patrimônio arqueológico

TEXTOS:
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Arqueologia. São Paulo: Ática S. A, 1988, p. 85-98.

Leitura Complementar
CURY, Isabelle. (Org.). Cartas patrimoniais. 2 ed.– ver. Aum. Rio de Janeiro: IPHAN, 2000
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/226
31As Arqueologias
a) Principais abordagens teóricas e metodológicas

b) Etapas da pesquisa arqueológica e formas de abordar a cultura material

c) Artefatos e outros elementos no estudo arqueológico.

Texto

TRIGGER, B. G. História do pensamento arqueológico. São Paulo: Odysseus, 1989, 2004.
MARÇO
14Introdução à Arqueologia Histórica
Diferentes fontes de pesquisa e análise de estudo de caso no Brasil e no exterior.

TEXTOS
ORSER Jr., Charles E. Introdução à Arqueologia Histórica. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1992, p. 31-57.

Leitura Complementar

ABREU, Carol de (Org.). Anchieta – a restauração de um santuário. Rio de Janeiro: 6ª CR/ IPHAN, 1998.

COELHO, M C D. Arquitetura e arqueologia: uma relação dialógica na reconstrução da paisagem urbana. In: Arqueologia na Paisagem: novos dilemas e instrumentais. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2012, p. 164 – 174.

MACEDO, J. et all. Arqueologia na Villa Aymoré: cacos, frascos e garrafas de vidro. In: O ideário patrimonial. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar/IPT, nº 9, dez. 2017a.

ZARANKIN, A.; ACUTO, F. A. (Ed.). Sed Non Satiata: Teoria social em la Arqueología Latinoamericana contemporánea. Buenos Aires: Del Tridente.
28
Discutir sobre a importância da paisagem como patrimônio cultural através do olhar da Arqueologia
Preleção: Profa. Christiane Chagas Martins
Arqueóloga, Mestre em Geografia

TEXTOS

XAVIER, S. O Monumento é o Vale: a retórica da paisagem no Parque Arqueológico do Côa In: Revista do Centro em Rede de Investigação Antropológica – Etnográfica, V. IV (1), 2000, p. 109-127.

LEONE, M. P.; et al. Power Garden of Annapolis, In: Archaeology. Annapolis: AA, V. 42, no. 2, p. 74-75, 1989.

Leitura Complementar
MARTINS, Christiane C. Um jardim para além do paraíso: geografia cultural e Arqueologia da paisagem no Passeio Público do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Geografia) UERJ, Rio de Janeiro, 2020, p. 83 – 135.

SOUSA, A. C. Arqueologia da Paisagem e a potencialidade interpretativa dos espaços sociais In: Revista Habitus. Goiânia: UFG, V. 3, no. 2, p. 291-300, jul./dez., 2005.

ZARANKIN, A. Corpos congelados: uma leitura metafórica de paredes e muros em Belo Horizonte, MG In: Arqueologia na paisagem: novos dilemas e instrumentais. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2012, p. 18-33.
MAIO
05Preservando o patrimônio arqueológico e as interfaces entre Arqueologia e Arquitetura
A prática da pesquisa arqueológica em projetos de restauro – apresentação de estudos de caso.

Preleção: Drª. Tatiana de Carvalho Costa

Texto
MACEDO, Jackeline de. A Arqueologia aplicada na preservação de bens culturais: a igreja de São Lourenço dos Índios, Niterói/RJ. In: RIBEIRO, Rosina. T. M. (Org). Patrimônio cultural e preservação no Brasil: perspectiva interdisciplinar e narrativas contemporâneas. Rio de Janeiro: MPPP, 2020, p. 122-145.

Leitura Complementar
CARRÉRA, Mércia. Arqueologia da arquitetura: contribuição nos projetos de restauro e na preservação In: ARCHITECTON – Revista de Arquitetura e Urbanismo. V. 2, nº 01, 2012.

COSTA, D. M. O urbano e a arqueologia: uma fronteira transdisciplinar In: Vestígios – Revista Latino-Americana Histórica, V. 8, no. 2, p. 56-64, jul./dez. 2014.

NAJJAR, R. (Org.). Manual de Arqueologia Histórica em Projetos de Restauração. Brasília: IPHAN, 6ª Superintendência Regional do IPHAN, 2002. 57p.

THIESEN, B. V. Arqueologia industrial ou arqueologia da industrialização? Mais que uma questão de abrangência. Disponível em: www.iphan.gov.br

________. Antes da poeira baixar: reflexões sobre uma arqueologia do passado recente. In: Revista Memorare, V. 1, n. 1, 2013, p. 222-226.

REFERÊNCIAS

ABREU, Carol de (Org.). Anchieta – a restauração de um santuário. Rio de Janeiro: 6ª CR/ IPHAN, 1998.

COELHO, M C D. Arquitetura e arqueologia: uma relação dialógica na reconstrução da paisagem urbana. In: Arqueologia na Paisagem: novos dilemas e instrumentais. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2012.

MACEDO, J. et all. Arqueologia na Villa Aymoré: cacos, frascos e garrafas de vidro. InO ideário patrimonial. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar/IPT, nº 9, dez. 2017a.

ZARANKIN, A.; ACUTO, F. A. (Ed.). Sed Non Satiata: Teoria social em la Arqueología Latinoamericana contemporánea. Buenos Aires: Del Tridente.

CURY, Isabelle. (Org.). Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro: IPHAN, 2000

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Arqueologia. São Paulo: Ática S. A, 1988.

MACEDO, Jackeline de. A Arqueologia aplicada na preservação de bens culturais: a igreja de São Lourenço dos Índios, Niterói/R In: RIBEIRO, Rosina. T. M. (Org). Patrimônio cultural e preservação no Brasil: perspectiva interdisciplinar e narrativas contemporâneas. Rio de Janeiro: Paisagens Híbridas, 2020.

CARRÉRA, Mércia. Arqueologia da arquitetura: contribuição nos projetos de restauro e na preservação InARCHITECTON – Revista de Arquitetura e Urbanismo. V. 2, nº 1, 2012.

COSTA, D. M. O urbano e a arqueologia: uma fronteira transdisciplinar InVestígios – Revista Latino-Americana Histórica, V. 8, no. 2, jul./dez. 2014.

NAJJAR, R. (Org.). Manual de Arqueologia Histórica em Projetos de Restauração. Brasília: IPHAN, 6ª Superintendência Regional do IPHAN, 2002.

THIESEN, B. V. Arqueologia industrial ou arqueologia da industrialização? Mais que uma questão de abrangência. Disponível em: www.iphan.gov.br

________. Antes da poeira baixar: reflexões sobre uma arqueologia do passado recente. In: Revista Memorare, V. 1, no. 1, 2013.

ORSER  Jr., Charles E. Introdução à Arqueologia Histórica. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1992.

TRIGGER, B. G. História do pensamento arqueológico. São Paulo: Odysseus, 1989, 2004.

XAVIER, S. O Monumento é o Vale: a retórica da paisagem no Parque Arqueológico do Côa InRevista do Centro em Rede de Investigação Antropológica – Etnográfica, V. IV (1), 2000, p. 109-127.

LEONE, M. P. et al. Power Garden of Annapolis, InArchaeology. Annapolis: AA, V. 42, no. 2.

MARTINS, Christiane C. Um jardim para além do paraíso: geografia cultural e Arqueologia da paisagem no Passeio Público do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Geografia) UERJ, Rio de Janeiro, 2020.

SOUSA, A. C. Arqueologia da Paisagem e a potencialidade interpretativa dos espaços sociais InRevista Habitus. Goiânia: UFG, V. 3, no. 2, jul./dez., 2005.

ZARANKIN, A. Corpos congelados: uma leitura metafórica de paredes e muros em Belo Horizonte, MG InArqueologia na paisagem: novos dilemas e instrumentais. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2012.

Publicações Paisagens Híbridas