Série de Palestras | Edição 2022

A PROPOSTA

Rede Brasileira de Jardins e Paisagens lança a quarta edição da série de Palestras Jardins & Paisagens. A proposta dos organizadores é a ampliação do campo de debates relacionados aos jardins históricos no país, a partir da divulgação de trabalhos científicos e também, dos resultados de trabalhos voltados ao campo da preservação e da conservação de jardins. As pesquisas direcionadas aos estudos sobre a paisagem e seu campo ampliado são também, objeto de interesse dos organizadores.

A série realizará ao longo deste ano de 2022, sempre às terças-feiras, palestras que colocarão em foco temas e profissionais diretamente ligados aos estudos de jardins e de paisagens. Promovido pela Rede Brasileira de Jardins e Paisagens, o evento conta ainda com o apoio do Centro de Pesquisa/Fundação Casa de Rui Barbosa e a parceria com os Grupos de Pesquisas História do Paisagismo (GPHP-EBA/UFRJ) e Paisagens Híbridas (GPPH-EBA/UFRJ).

DATASRecortes temáticos
12/ABRILAçude da Solidão: Renovação da paisagem com caso de estudo na Floresta da Tijuca

Ricardo Sholl Altschul

Isabelle Cury
10/MAIOO Espírito do Lugar: articulações na paisagem edificada do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Léa Therezinha Carvalho

Isabelle Cury
14/JUNHO

Um jardim plantado em um país venturoso: Nassau no Recife seiscentista, passados e futuros
Maria Angélica da Silva

Cristiane Magalhães
12/JULHOO Passeio Público de Curitiba

Izabella Galera

Carlos Terra
09/AGOSTORestauração e requalificação do jardim do Museu Paulista

Douglas Fasolado

12/SETEMBROSertões do Nordeste: a poiésis de seus jardins e paisagens
Esdras Arraes

Rubens de Andrade
11/OUTUBROOs Jardins da Casa de Petrópolis

Rachel Wider

Ana Pessoa

AS PALESTRAS | Youtube

PALESTRA 1

Açude da Solidão: renovação da paisagem com caso de estudo na Floresta da Tijuca

Ricardo Sholl Altschul,

Renovação da paisagem como caso de estudo na Floresta da Tijuca. A floresta e o açude. Evolução da paisagem no Parque Nacional da Tijuca. A exploração do Pau-Brasil. A agricultura e exploração humana: açúcar e café. A paisagem da Floresta da Tijuca no século XIX. Os reflorestamentos. Iniciativa de Castro Maya e o século XX. Formas de proteção da Floresta da Tijuca no século XXI. A restauração.

PALESTRA II

O Espírito do lugar: articulações na paisagem edificada do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Léa Therezinha Carvalho

PALESTRANTES/MEDIADORES

Palestrantes
Esdras Arraes | Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre e Doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Realizou estudos de Pós-doutorado em Filosofia (Área de Estética) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH USP). Entre 2019-2020, foi Pesquisador Visitante no Peter Szondi-Intitut da Universidade Livre de Berlim. Atualmente, integra o grupo de pesquisa Paisagens Híbridas – GPPH-EBA/UFRJ.
Izabella Galera |
Léa Therezinha Carvalho | Doutora em Museologia e Patrimônio
Arquiteta e pesquisadora do Laboratório da Paisagem do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Maria Angélica da Silva | Arquiteta e Urbanista, Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas. Bolsista de produtividade do CNPq.
Ricardo Sholl Altschul | Arquiteto Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa
Temas de estudo: Jardins históricos, Auguste Glaziou, Jardins Tropicais, Recuperação.
Rachel Wider |
Mediadores
Ana Pessoa | Arquiteta e Urbanista, Pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa e doutora em comunicação e Cultura, Coordenadora da Rede Brasileira de Jardins e Paisagens.
Carlos Terra | Prof. Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História da Arte (PPGAV-EBA-UFRJ) e Historiador da Artes dos Jardins.
Cristiane Magalhaes | Historiadora com Mestrado em História Social da Cultura pela UFMG, Doutorado em História pela UNICAMP, e realizou estágio doutoral no CES, da Universidade de Coimbra, Portugal. Desde 2006 atua como pesquisadora, consultora e palestrante na área de Patrimônio Cultural. É professora adjunta da Fundação Educacional de Machado – FEM/CESEP e Diretora de Pesquisa na AME Cultura. Membro do Comitê Científico de Documentação do ICOMOS Brasil, criou e administra a página e o Grupo dos Jardins Históricos Brasileiros
Douglas Fasolato | Jornalista, advogado, gestor cultural, pesquisador e diretor da Casa da Marquesa de Santos – Museu da Moda Brasileira/SMU/FUNARJ/SEC-RJ
Isabelle Cury | Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas, História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, Pertence ao quadro de Funcionários do IPHAN.
Rubens de Andrade | Professor Associado da Universidade Fedearal do Rio de Janeiro. Docente da Escola de Belas Artes/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ/UFRJ. Paisagista pela Escola de Belas Artes/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – ProArq – FAU/UFRJ. Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ. Líder no CNPq do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbirdas – GPPH-EBA/UFRJ.

COORDENADORES

Rede Brasileira Jardins e Paisagens | RBJP

Profa. Dra. Ana Pessoa | Fundação Casa de Rui Barbosa – FCRBMs.

Ms. Douglas Fasolato | Coordenação de Museus e Direção da Casa da Marquesa de Santos/ FUNARJ

Dra. Isabelle Cury | IPHAN

Parceiros e Apoio