Curso de História da Arte | Código: BAH234
Carga Horária Semestral 45h (03 horas) Créditos: 3
Sexta-feira: 13h00 as 16h00
EMENTA | Estudo das relações existentes entre arte, natureza e cultura tendo como fundamento conceitos e teorias do campo epistemológico da paisagem. Análise dos diálogos entre os campos da arte e da paisagem na contemporaneidade, nos planos ideológico e prático que definem as instâncias investigativas relativas a esse campo disciplinar.
Objetivos | Refletir sobre conceitos e teorias que tratam dos estudos das artes visuais a partir das suas manifestações na paisagem sob a perspectiva transhistórica e territorial; Analisar as interseções existentes entre o campo ampliado das artes visuais e da paisagem considerando a priori a produção da cultura material e imaterial que se manifesta no ambiente construído. Apresentar e examinar obras de arte e artistas que têm a paisagem como fundamento essencial da sua produção artística.
Programa do Curso
Sessão de Aula | Dia | Recorte Temáticos |
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MARÇO | ||
15 | ||
Apresentação da Disciplina | Aproximações sobre o tema e objeto do curso |
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22 | Aula Cancelada (Alerta da Prefeitura sobre Condições Climáticas suspendeu as aulas na UFRJ | |
29 | Semana Santa | |
ABRIL | ||
05 | Fundamentos conceituais da paisagem e os discursos da História da Arte I | |
12 | Fundamentos conceituais da paisagem e os discursos da História da Arte II | |
19 | Fundamentos conceituais da paisagem e os discursos da História da Arte III | |
CLARK, Kennet Clark. Arte e pasiagem. Lisboa: Liceu, 1968. [Paisagem de símbolos, p. 19 - 35]. | ||
26 | Ecos medievais e renascentistas e a gênese do conceito de paisagem | |
DELEMEAU, Jean. A civilização do renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994. DELEMEAU, Jean. A civilização do renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994 HOCKE, G. R. Maneirismo – o mundo como um labirinto.São Paulo: Perspectiva, 1957 |
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MAIO | ||
03 | Disseminação do conceito de natureza e paisagem entre os século XVII e XVIII e seus ecos na contemporaneidade | |
HOLBACH, Barão. A natureza. São Paulo: Martins Fontes, 2001. [Da natureza, p. 31-42; Do movimento e sua origem, p. 43-62]. JONES, Stephan. A arte do século XVIII. São Paulo: Circulo do livro, 19--. (p. 56-73) NORBERT, Elias. A peregrinação de Watteau à ilha do amor. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. |
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10 | A cidade no século XIX: o higienienismo, o flanêur, os jardins públicos e a arte nos espaços urbanos. | |
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Cia das Letras, 2009 [A arcádia redesenhada, p. 555-573)]. TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005, [Medo da natureza humana: fantasmas, p. 179-208]. |
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17 | A paisagem oitocentista através Escolas de pintura: Barbizon, Pré-Rafaelitas, Impressionistas e a Hudson River School | |
FAVERO, Franciele. O romantismo e a estetização da natureza. In: Revista Da pesquisa. V. 7 No.9, 2012. ISSN. 1808 3129. BROWNLEE, Peter John; PICCOLI, Valéria; UHLYARIK, Giorgina. Paisagem nas Americanas: pintura da Terra do Fogo ao Ártigo. São Paulo: Pinacoteca de Sâo Paulo: 2017. [Pintura de paisagem nas Américas: uma investigação, (p. 13-15); De metrópole urbana a espetáculo: o vale do méxico no imaginário paisagístico (p.22-27); Às margens da pintura: a natureza na imaginação andina, c. 1800-1900, ( p. 138-143)]. |
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24 | Os movimentos de vanguarda integrados ao ambiente construído. |
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LEENHART, J.Nos jardins de Burle Marx. São Paulo: Perspectiva, 1996.[O jardim: jogos de artifícios, p.7-26]. | ||
JUNHO | ||
07 | (Re)dimensionamento de conceitos - entre arte-natureza e arte-paisagem na metrópole contemporânea II: LandArte, Site Specif e manifestações de vanguarda na cidade | |
CHRISTO - Surround Islands: Biscayne Bay, Greater Miami, Florida, 1980-1983. Barcelona: Polígrafa, 1986. CORREA, Sílvio Marcus de Souza. Africanidades na paisagem brasileira In: Revista Interdisciplinar Internacional - Interthesis. V. 7, 2010. |
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14 | Vocabulário sensível da natureza na paisagem da cidade contemporânea | |
DAVID, JOSHUA; HAMMOND, Robert. High Line: a história do parque suspenso de Nova York. São Paulo: Bei, 2013. CAUQUELIN. Anne. Paisagem virtual: dois mundos separados. In: CARDOSO, Isabel Lopes. Patrimônio Paisagem. Évora: Dafne, 2013. |
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21 | Ecoarte, Bioart: relações entre natureza e arte na paisagem | |
STRAMBI, Marta Luiza. Bioarte e experiências da resistência In: 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios”.http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/cpa/marta_luiza_strambi.pdf DOMINGUÊS. Álvaro. Paisagens transgênicas: dois mundos separados. In: CARDOSO, Isabel Lopes. Patrimônio Paisagem. Évora: Dafne, 2013.(p. 223-244). TEXTO COMPLEMENTAR LEVY, José Alberto. A bioarte In: International Journal of Biosafety and Biosecurity,IJBB Vol. 1, N.o. 01.nov.2010. http://www.ekac.org/bioarte_levy.pdf Acesso. 29.ago.2016. |
Referências
BROWNLEE, Peter John; PICCOLI, Valéria; UHLYARIK, Giorgina. Paisagem nas Americanas: pintura da Terra do Fogo ao Ártigo. São Paulo: Pinacoteca de Sâo Paulo: 2017.
DAVID, JOSHUA; HAMMOND, Robert. High Line: a história do parque suspenso de Nova York. São Paulo: Bei, 2013.
DELEMEAU, Jean. A civilização do renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994. DELEMEAU, Jean. A civilização do renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.
Favero, Franciele. O romantismo e a estetização da natureza http://www.ceart.udesc.br/dapesquisa/files/9/02VISUAIS_Franciele_Favero.pdf
HOCKE, G. R. Maneirismo – o mundo como um labirinto.São Paulo: Perspectiva, 1957
JONES, Stepan. A arte do século XVIII. São Paulo: Circulo do livro, 19–. (p. 56-73)
LEENHART, J. Nos jardins de Burle Marx. São Paulo: Perspectiva, 1996.[O jardim: jogos de artifícios, (p.7-26).
LEVY, José Alberto. A bioarte In: International Journal of Biosafety and Biosecurity,IJBB Vol. 1, N.o. 01/11/2010. http://www.ekac.org/bioarte_levy.pdf Acesso. 29.ago.2016.
NORBERT, Elias. A peregrinação de Watteau à ilha do amor. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
STRAMBI, Marta Luiza. Bioarte e experiências da resistência In: 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios”.http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/cpa/marta_luiza_strambi.pdf
TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005, [Medo da natureza humana: fantasmas, p. 179-208].
Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Escola de Belas Artes (História da Arte e Paisagismo) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – ProArq/UFRJ, Paisagista (EBA/UFRJ), Mestre em Arquitetura (ProArq –FAU/UFRJ) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo (Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional-IPPUR/UFRJ). Líder no CNPq do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas – GPPH-EBA/UFRJ.
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