PROJETO DE EXTENSÃO

O evento de extensão é uma celebração dos 12 anos do curso de bacharelado em História da Arte, da EBA/UFRJ, que ocorrerá de forma remota. Almejamos um diálogo ativo entre extensionistas, cursistas, docentes, discentes e egressos da graduação de História da Arte. Partimos da premissa que arte, cultura e o campo de conhecimento em que estamos inseridos são fundamentais para o cotidiano e a formação de uma sociedade plural e saudável. A ação atua em duas frentes: contribuição para a memória dos 12 anos da graduação e disseminação das produções de ensino, pesquisa e extensão do curso. A ação tem como público-alvo discentes do ensino médio interessados no campo de conhecimento.

O evento contará com rodas de conversas virtuais, ocorrendo de setembro de 2021 a agosto de 2022, duas vezes ao mês. Oficinas com os estudantes e docentes externos, que realizarem suas inscrições via Sistema de Gestão de Cursos e Eventos, terão o intuito de capacitação para produção de conteúdo de História da Arte em diferentes linguagens: zines, quadrinhos, animações, vídeos. Por fim, pretende-se a edição de um e-book, abarcando a experiência do público-alvo no evento e imaginando os próximos 12 anos do curso. Faremos um exercício de refletir sobre nossa trajetória, enquanto graduação; e de outro, estaremos em diálogo para entender o que aspiram os jovens, como percebem/desejam pensar a História da Arte e cultura e como construirmos um futuro comum.

Objetivos

Celebrar os 12 anos de criação do curso de História da Arte da EBA/UFRJ.

Promover o diálogo entre pesquisadoras/es, professoras/es, discentes e egressos do curso de História da Arte com a sociedade.

Aproximação com instituições de ensino médio (públicas, prioritariamente), para diálogos sobre a História da Arte e despertar interesse dos estudantes para nossa graduação.

Promover interlocução com outras disciplinas do ensino médio, de maneira a pensar as possibilidades da História da Arte em uma perspectiva transdisciplinar.

Integrar extensionistas da ação e o público atendido, com oficinas, palestras, produção de conteúdo digital e material paradidático, com foco na extensão em História da Arte.

Interdisciplinaridade e interprofissionalidade da ação: A ação visa proporcionar o encontro entre docentes, discentes, egressos, extensionistas, estudantes de ensino médio e educadores da rede pública da cidade do Rio de Janeiro.

Teremos como eixo condutor a História da Arte, mas a ideia é uma conexão de saberes, sobretudo aos relacionados às práticas artísticas e culturais, como profissionais da Ciência da Informação e Biblioteconomia, docentes de Língua Portuguesa, Literatura, artes, ciências, etc.

Deste modo, os extensionistas terão a oportunidade de transitar entre essas e outras áreas do conhecimento. Além disso, haverá um processo ativo de construção de saberes interdisciplinares, pois esperamos extensionistas que não sejam apenas da Escola de Belas Artes, mas que estejam interessados no campo da História da Arte.

O público-alvo da ação, prioritariamente jovens no ensino médio, terão contato com variados perfis profissionais e trajetórias formativas, o que poderá contribuir para uma formação ampliada.

Impacto de transformação social pretendido com a ação

O impacto principal pretendido é a contribuição na produção de memória para o curso de História da Arte, a partir da relação extensão e sociedade. Também almejamos um diálogo ativo entre extensionistas, cursistas, docentes, discentes e egressos da graduação de História da Arte. A ação proposta é centrada na articulação entre universidade e sociedade, pautada no compromisso de estreitarmos nossas ligações, redes e produção compartilhada de saberes, assim como a difusão e multiplicação desses encontros. Partimos da premissa que arte, cultura e o campo de conhecimento da História da Arte são fundamentais para o cotidiano e a formação de uma sociedade plural e saudável. Ao mesmo tempo em que contribuiremos para retomar nossa história da graduação e imaginar futuros, também almejamos o fortalecimento das relações comunitárias e na formação educacional, cultural e artística de qualidade.

Interação dialógica estabelecido na ação

A ação atua em duas frentes: produção de memória dos 12 anos do bacharelado em História da Arte, da EBA/UFRJ e a disseminação da produção docente, discente e de egressos. Sendo assim, o diálogo é a premissa do evento de extensão.

A troca de conhecimentos e saberes será favorecida pela acolhida de estudantes de ensino médio e aos demais interessados, que se inscreverem no evento. Por um lado, faremos um exercício de refletir sobre nossa trajetória, enquanto graduação; e de outro, estaremos em diálogo para entender o que aspiram os jovens, como percebem/desejam pensar a História da Arte e cultura e como construirmos um futuro comum.

Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão existente na ação

A proposta de criação do curso de Bacharelado em História da Arte foi aprovada pelo CEG em 30/04/2008 e criado pela Resolução CONSUNI s/no de 08/05/. A implantação de sua primeira turma ocorreu no primeiro semestre de 2009, oferecendo 70 (setenta) vagas anuais: 35 vagas no 1º semestre e 35 vagas no 2º semestre. Em 2021 completamos 12 anos do nosso curso e já temos egressos que fizeram mestrado, estão no doutorado e atuam como professores substitutos. Compreendemos, assim, que há o momento oportuno para refletirmos sobre os 12 anos de existência do curso, além de projetarmos futuros e imaginarmos um porvir. Para tanto, preparamos um ciclo de atividades de caráter extensionista, centrado em nossos estudantes de graduação como atores principais desse processo e focando como público jovens no ensino médio que possam se interessar por nossa graduação. O diálogo entre docentes, discentes e egressos demonstrará a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Como elas estão conectadas e são partes do nosso cotidiano universitário. O público-alvo terá contato com uma diversidade de ideias, conceitos e pesquisas empreendidos pelo nosso curso (através de docentes, discentes, egressos), ao mesmo tempo em que também teremos o exercício de comunicar nossos resultados de ensino, pesquisa e extensão com variados públicos. Uma relação dialógica e uma práxis para a História da Arte.

Impacto na formação do estudante pretendido com a ação

O estudante extensionista será o protagonista da ação. A partir de reuniões preparatórias, leituras dirigidas, desenho das ações e atividades e acompanhamento das atividades junto ao público-alvo, ele terá um aprimoramento de seu processo formativo. A ação envolverá docentes, discentes e egressos do curso de História da Arte, em um ambiente de equipe, diverso e transdisciplinar. Selecionaremos extensionistas da Escola de Belas Artes e de outras unidades, valorizando um mosaico de experiências e trajetórias, incentivando um espaço de trocas, redes e relações. O contato com instituições culturais e educacionais também abre a possibilidade de sua futura inserção profissional. Como o evento articula ensino, pesquisa e extensão, é desejável que o estudante replique os conhecimentos adquiridos, através de outros cursos e ações de extensão e interesse pela docência e pós-graduação.

Programa

Sessão I12 DE ABRIL | 17h00
CURADORIA: ENTRE PRÁTICA E ENSINO
MEDIAÇÃO
Prof. Thiago Fernandes | EBA/UFRJ
DIÁLOGOS

Keyna Eleison

Prof. Felipe Scovino | EBA/UFRJ
A disciplina de curadoria no curso de história da arte EBA/UFRJ: práticas e metodologias
Sessão II17DE MAIO | 14h00
MERCADO DE ARTE, COLEÇÕES E ACERVOS
MEDIAÇÃO
Profa. Paula Amparo | EBA/UFRJ
DIÁLOGOS

Prof. Ademar Britto

Profa. Tatiana Martins | EBA/UFRJ
Sessão III14 DE JUNHO | 17h30
O DEBATE DECOLONIAL, O ATIVISMO POLÍTICO E A ARTE URBANA: ARTISTAS, COLETIVOS E OBRAS
MEDIAÇÃO
Prof. Esdras Arraes | GPPH-EBA/UFRJ
DIÁLOGOS

Prof. Aline Zim | GPPH-EBA/UFRJ

Profa. Michelle Salles | EBA/UFRJ
Arte e ativismo: urbes contemporâneas
Sessão IV 02 DEAGOSTO | 17h30
ARTES VISUAIS, HIV E AIDS: IMAGENS, FICÇÕES E AUTOFICÇÕES
MEDIAÇÃO
Prof. Emely Cruz | Graduanda do Curso de História da Arte - EBA/UFRJ
Evandro Manchino| Mestre em Mídias Criativas (ECo/UFRJ)

Ricardo Ayres | UFPEL
SETEMBRO | 17h30
Sessão VIII 11 DE OUTUBRO | 17h30
ARTE-PAISAGEM: IMAGENS DA CIDADE, TENSÕES SÓCIO-AMBIENTAIS E A AMBIVALÊNCIA DA NATUREZA
MEDIAÇÃO
Prof. Luciana Souza Bragança | UFMG/GPPH-EBA/UFRJ
DIÁLOGOS

Profa. Paula Scamparine | EBA/UFRJ

Prof. Hugo Fortes| ECA/USP
NOVEMBRO | 17h30
DEZEMBRO | 17h30

Convidados

Docentes | Pesquisadores/as | Artistas | Curadores/as
Aline Zim | Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília em Teoria, História e Crítica, na linha de Estética, Hermenêutica e Semiótica. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em Educação, Arte e Comunicação.
Ademar Britto | Mestrando em Ciências Cardiovasculares e Especialização em Cardiologia no Instituto Nacional de Cardiologia, graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas e graduação sanduíche na Faculté de Medecine da Université Paris 5 Descartes. Membro fundador do Departamento Acadêmico das Ligas de Cirurgia Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Diretor Acadêmico da Liga Universitária de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular(LUCAV-AM).
Felipe Scovino | professor de história da arte na Escola de Belas Artes (UFRJ).Atua como crítico de arte e curador.
Hugo Fortes | Artista Visual, Curador, Designer e Professor Associado da Universidade de São Paulo, Brasil. Como artista, já apresentou seu trabalho em mais de 15 países. Doutor e Livre-docente pela ECA - USP. De 2004 a 2006 realizou doutorado-sanduíche na Universität der Künste Berlin como bolsista DAAD. Foi curador de diversas exposições. Desde 2012 organiza o Seminário Internacional Arte e Natureza. www.hugofortes.com
Keyna Eleison | Curadora. Escritora, pesquisadora, herdeira Griot e xamãnica, narradora, cantora, cronista ancestral. Mestre em História da Arte e especialista em História da Arte e da Arquitetura; bacharel em Filosofia. Membra da Comissão da Herança Africana para laureamento da região do Cais do Valongo como Patrimônio Mundial (UNESCO). Curadora da 10a. Bienal internacional de Arte SIART, na Bolívia; e da publicação da Bienal de Liverpool 2020/2021 junto com Manuela Moscoso. Atualmente cronista da revista Contemporary& Latin America, e Professora do Programa Gratuito de Ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro; curadora da Bienal das Amazônias junto com Sandra Benites, Flavya Mutran e Vania Leal e Diretora Artística do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro com Pablo Lafuente.
Michelle Sales | Pesquisadora, professora e curadora independente. Professora Associada da Escola de Belas Artes da UFRJ e do Programa de Pós Graduação em Multimeios da Unicamp, Coordenadora da rede de pesquisa Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos, Brasil e Portugal, e do projeto As práticas artísticas contemporâneas e o pensamento pós-colonial e decolonial. Pós-doutora em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, Investigadora Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, coordenou o projeto de investigação À Margem do Cinema Português (2020), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Paula ScamparinI | Docente da Escola de B elas Artes - EBA/UFRJ, Artista multimídia, Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre e Doutora pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Tatiana Martins | Museóloga (Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO), Doutorado e Mestre em História Social da Cultura(PUC-Rio). Realizou pós-doutorado em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST. Atua como Docente do Departamento e História e Teoria da Arte, da Escola de Belas Artes da UFRJ.
Mediadores/as
Luciana Souza Bragança | Docente Adjunta da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Minas Gerais) Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa NPGAU-EA/UFMG, Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFMG). Atua no campo de pesquisa de jardins, projeto paisagístico, projeto urbano e arquitetônico, projetos sustentáveis, espaço público e projeto de habitação, natureza Urbana, Projetos em Bacias Hidrográficas, rios urbanos. Desenvolve pesquisa sobre jardins, ecologia urbana, sustentabilidade, meio ambiente.
Esdras Arraes | Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2006), mestre e doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP, 2012;2017). Realizou estudos de pós-doutorado em Filosofia (área de Estética) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH USP). Entre 2019-2020, foi pesquisador visitante no Peter Szondi-Intitut da Universidade Livre de Berlim. Atualmente, integra o grupo de pesquisa Paisagens Híbridas – GPPH-EBA/UFRJ.
Paula Amparo | Historiadora da Arte, Mestra em Teoria Literária pelo PPGCL/UFRJ e bacharel em História da Arte pela EBA/UFRJ; intercâmbio financiado pelo programa Santander Ibero-Americana na Universidade de Coimbra; e cursos na EAV do Parque Lage. Experiência em docência com o grupo Literatura, Arte e Sociedade. Grupo de estudos Encrencas de Gênero, com discussões torno da teoria feminista ao lado da literatura e das artes visuais. Interesses voltados para a filosofia, as artes visuais e a literatura.
Thiago Fernandes | Historiador da arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e designer gráfico pela Universidade Estácio de Sá. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRJ, na linha de pesquisa História e Crítica da Arte. Pesquisa interseções entre arte, cidade e espaços expositivos; experimentalidades na arte brasileira; a incorporação de espaços domésticos na arte contemporânea; arte brasileira nas décadas de 1990 e 2000. É crítico de arte e curador-associado da Caju Conteúdo e Projetos.

Créditos

REALIZAÇÃO

Escola de Belas Artes – EBA/UFRJ

Pro-Reitoria de Ensino e Extensão – PR-5

Coordenador do Projeto de Extensão

Prof. Dr. Vinicius Ribeiro Cabral  | EBA/UFRJ

COLABORAÇÃO

Profa. Me. Paula Amparo | EBA/UFRJ

Prof. Dr. Rubens de Andrade | EBA/UFRJ -PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS – PROARQ-FAU/UFRJ

Prof. Me. Thiago Fernandes |EBA/UFRJ

PARCERIAS

Grupo da Pesquisas Paisagens Híbridas | GPPH-EBA/UFRJ

Publicações Paisagens Híbridas