I CICLO DE LETRAMENTOS ANTIRRACISTAS -2023

Escola Municipal Olga Benário Prestes
Data: 29 DE NOVEMBRO E 02 DE DEZEMBRO DE 2023
Horário: 7h às 13h
Local: Rodovia Amaral Peixoto, s/n, km 19, São José do Barreto – Macaé/RJ

O CICLO

O enfrentamento do racismo não pode prescindir da mudança nos imaginários sociais, dos regimes de representação e de leitura de mundo das quais as unidades escolares também são responsáveis pela transmissão e difusão. É papel fundamental da escola oferecer subsídios que permitam a comunidade escolar se envolver, ativamente, com usos e com práticas sociopedagógicas mediadas por letramentos vários – de maneira ética, crítica e democrática, que propiciem o fortalecimento das identidades e o respeito às diferenças.


Baseados nesse arco temático e, mais especificamente, considerando as múltiplas tensões e desafios inerentes às questões étnico-raciais nos espaços intra e extraescolares, formulamos o I CICLO DE LETRAMENTOS ANTIRRACISTAS. Esse ciclo nasce da assunção de uma postura ético-política implicada com o fortalecimento do rol das ações desenvolvidas em prol do enfrentamento e, desejavelmente, o combate de todas as formas de preconceito, discriminação e do racismo antinegro na sociedade brasileira.

OS OBJETIVOS

i) apresentar possibilidades efetivas de aprendizagem significativa e de conhecimento poderoso sobre antirracismo por intermédio do letramento como conjunto de prática social, relacionado à ação de criar e de recriar práticas comunicativas e sociais entre sujeitos;

ii) reconhecer a legítima contribuição dos africanos, afrodescendentes à formação territorial, cultural e social brasileira;

iii) aprimorar a sensibilidade moral em relação aos africanos e aos afrodescendentes; iv) reforçar a importância da aplicação da Lei 10.639/2003; v) celebrar o mês da consciência negra.

A PROGRAMAÇÃO

29 DE NOVEMBRO

Atividade de formação docente - Preleção
Sobre letramento racial e antirracismo  
Profª Dra. Selma Maria da Silva 

02 DE DEZEMBRO

Horário

7h00

Atividades

Abertura da Exposição 
NEGRXS BRILHANTES: passado, presente e futuro  
Profª Dra Débora Santana

7h30

7h15

Coquetel de Abertura do I Ciclos Letramento Antirracistas

Coleção África-Brasil: cartografia para o ensino-aprendizagem 
Profº Rafael Sanzio Araújo dos Anjos 
UNB/Projeto Geografia Afrobrasileira - GEOAFRO/UNB

7h25

Espaço interativo Manifesto antirracista 
Letramentos variados sobre o antirracismo
Turmas CF121, F7201 e F7202 (visita guiada)

7h35

Instalação Adinkras – Árvore do pátio 
Turmas CF121, F7201 e F7202 (visita guiada) 

7h45

Painel Nossas Vidas Importam 
Dados do Relatório 
“Pele Alvo: A bala não erra o Negro” 
Turmas CF121, F7201 e F7202 (visita guiada)

8h00

Oficina sobre ritmos africanos e afro-brasileiros: 
“A história do SambaIvonete Lopes 
Idealizadora do Projeto e Bloco Panelada de Crioula (Casa de Cultura Mota Lopes) 

9h00

Roda de diálogo sobre Racismo no cotidiano dos estudantes 
Profº Dr. Oseias Teixeira da Silva (NEABI/IFF-Macaé)

10h00

Oficina artística sobre Graggiti antirracista 
Mell Haber - Artista Visua

10h00

Oficina 
“Trançando histórias de luta e Exis[Re]sistências”  
Hortencia Carolino (Trancista)

10h00

Oficina “Bonecas Abayomi” 
Andreia Fernandes 
Agente cultural, Historiadora, Pesquisadora e Professora (Coletivo GRIOT de pesquisa, difusão e memória em tradições afro-brasileiras e roxaflor_abayomi_griot/Cabo Frio/RJ) 

10h00

Mostra de cinema negro 
Filme “Rostos familiares, lugares inesperados: uma diáspora africana global”
11h00
Desfile Beleza Negra 
Organizadoras: 
Luiza Bardasson e Gabriela Sodré (Turma F8103)
11h30
Batalha de rima do Grupo BDO 
Grupo de Batalha do Olga
11h50
Roda de capoeira 
Contra Mestre Jacob - David Jacob Bendelak 
(Associação de Cultura Capoeira Balikuddembe – Mestre Mistério) 

PARTICIPANTES

Convidados
Andreia Fernandes
Agente cultural, Historiadora, Pesquisadora e Professora (Coletivo GRIOT de pesquisa, difusão e memória em tradições afro-brasileiras e roxaflor_abayomi_griot/Cabo Frio/RJ)
Enilde dos S. Silva
Formação superior em curso normal feito pela UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES e Pós-Graduação em Educação Especial.
Gabi Pérola
Mulher preta, cabofriense e macaense, de origem favelada, mãe de kenai, fundadora do MVCM, escritora, cantadora, oficineira de mancala, professora e gestora escolar.
Hortência Carolino,
Trancista e instrutora de tranças e mega hair. Há mais de 8 anos trabalho com tranças. Iniciei aos meus 15 anos fazendo meu próprio cabelo, sempre treinava bastante ,depois fui investindo em novos cursos para me aperfeiçoar cada vez mais. Vivo de trançar cabelos, e meu objetivo maior é manter sempre viva a história e cultura dos meus ancestrais e exaltar a beleza que existe nas tranças e cabelos afros.
Ivonete da Mota Lopes
Macaense, mãe, avô, Petroleira Aposentada. Formada em Letras FAFIMA – Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Macaé. Pós-Graduada em Gestão de Pessoas FDC – Fundaçao Dom Cabral de Minas Gerais, Diretora Cultural do CEPE- Clube dos Empregados da Petrobras (Cidade do Sol), Diretora de Eventos e do Conselho Gestor da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores Presidente da Associação Cultural Bloco Panelada de Crioula. Enquanto ser mulher negra, ativista e militante na luta contra o racismo, o preconceito e a violência contra a mulher.
Laize Monteiro Alves,
Natural de São Paulo-Capital, moradora de Macaé desde o ano de 2001, trabalho como ASE na Prefeitura do Município de Macaé RJ, e nas horas livres também trabalho com confeitaria, doces e bolos festivos.
Mell Haber
Atua nas artes desde criança, porém, profissionalmente, começou sua carreira de modelo aos 15 anos. No audiovisual, sua experiência se iniciou através dos vídeos do YouTube, no ano de 2019, onde escreve roteiros, edita, prepara conteúdo, filma e apresenta os vídeos. Dentre tantas outras funções atuantes no Canal, tem destaque a série Muro sem saída, que nasceu com o intuito de documentar, filmar e apresentar seus graffit’s, o que lhe rendeu vários prêmios e ganhos em editais culturais. Alguns dos vídeos do seu Canal Sagatibah lhe renderam prêmios em editais governamentais.
Artista convidada para diversos trabalhos artísticos, Como Lab- Cidades Criativas(2022), Papo Reto na Cultura Urbana(2022), Sementes Aladas (2021), Rua Cultural, Relicário(2020) etc. Em todos os trabalhos, atuou principalmente como Grafiteira. É uma artista que encontrou no graffiti portas abertas para o mundo das artes, lhe proporcionando a oportunidade de desenvolver, então, várias outras habilidades artísticas. Mell Haber costuma dizer que para ela a Arte torna o mundo melhor e a vida mais prazerosa!
Mestre Dengo
Ingressou na capoeira na década de 1970. Criou o grupo Raízes de Aruanda – lugar onde a ancestralidade se sentava em círculo pra conversa., dialogar de igual para igual e contar a nossa história como necessidade de liberdade de expressão. Para ele, “a capoeira, hoje, é o maior símbolo da resistência viva, porque ela vem resistindo desde os primórdios. É uma forma de romper barreiras, quebrar paradigma”.
Oseias Teixeira da Silva
Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP, cuja tese de título: O ponto de ruptura: reestruturação espacial na região metropolitana do Rio de Janeiro, foi defendida em 2016 e elaborada sob a orientação da professora Sandra Lencioni. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja dissertação de mestrado de título: Centralidade e produção do espaço urbano em Alcântara – São Gonçalo (RJ), foi defendida em 2012 e elaborada sob a orientação do professor William Ribeiro. Desde Setembro de 2014 vem atuando como professor efetivo no Instituto Federal Fluminense, lecionando em disciplinas para cursos de Ensino Médio Integrado, na Licenciatura em História. Como pesquisador integra o Recime – Rede de pesquisadores sobre cidades médias, atuando nos eixos temáticos de centralidade e produção imobiliária e participando da pesquisa em andamento sobre a urbanização brasileira contemporânea. Integra ainda o Observatório dos Municípios Produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, realizando análises relacionadas ao mercado imobiliário nesses municípios. Minhas áreas de interesse estão relacionadas a geografia Urbana e Econômica, com ênfase nos agentes responsáveis pela produção do espaço urbano.

Selma Maria da Silva
Mulher negra, cis, Profa. Dra, escritora e pesquisadora, ativista antirracista, com foco na Literatura Negra Brasileira, curadora das Festas Literárias do Renascença – FLIRENA (2020) e FLIR (2021). Participa de diversas antologias, tais como: “O livro negro dos sentidos” (2021), “Escrituras Negras II: as marcas” (2021), “Carolinas: a nova geração de escritoras brasileiras”(2021), “Narrativas de experiências negras” (2019) e da publicação individual “Eu, mulher negra, escrevo”(2019).
Idealização, Coordenação e Organização
Débora Santana
Geógrafa – Bacharel e Licenciada Plena em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense GGE/UFF.Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ; Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais.

CONVIDADOS

Claudia Mialho - EMOBP
Enilde dos S. Silva - EMOBP
Estudantes do 9o. Ano - EMOBP 
Delaine Oliveira - Diretora Adjunta - EMOBP
Gabi Pérola - Cantadora, escritora, gestora escolar, professora e oficineira de Mancala – Jogo de origem africana 
Márcio Fidelis - Diretor Geral - EMOBP
Laize Monteiro ALves - EMOBP 
Mestre Dengo - Grupo Raízes de Aruanda 
Natielen de Alenxandria Fernandes -EX-Estudante - EMOBP 

CRÉDITOS

REALIZAÇÃO
Escola Municipal Olga Benário Prestes

IDEALIZAÇÃO, COORDENAÇÃO E REALIZAÇÃO DO PROJETO
Profa. Dra. Débora Santana

PARCERIAS
Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas - EBA-PROARQ/UFRJ 
ETHOS/GEOGRAFIA/UFF/Niterói 
NEABI/IFF-Macaé

COLABORAÇÃO                        
Panela Crioula                    
Associação de Cultura Capoeira Balikuddembe

Publicações Paisagens Híbridas