Disciplinas | Curso de Turismo – UFPa | 2017

Uma breve apresentação das ministradas ao longo do ano 2017.

São disciplinas que integram a grade curricular da Faculdade de Turismo – FACTUR da Universidade Federal do Pará – UFPA, tendo como base o Projeto Pedagógico de Curso – PPC do ano 2006. Ressalta-se que o PPC da FACTUR está em processo de revisão nas instancias superiores da UFPA, neste ano de 2018.

Metodologia de pesquisa aplicada ao Turismo 51 h

Ementa: Fundamentos teóricos e filosóficos do conhecimento científico.  O método científico. Tipos de Pesquisa. Instrumentos de Pesquisa.  Etapas do projeto de pesquisa. Técnica de pesquisa: técnicas utilizadas no mercado do turístico. Normas técnicas de apresentação de trabalho.

Objetivo geral: apresentar a teoria e os fundamentos básicos da metodologia da pesquisa, e aplica-la ao estudo do turismo.

Objetivos específicos:

  • Demonstrar a teoria metodológica básica, partindo do conceito do conhecimento cientifico;
  • Apresentar os elementos básicos de tipos de pesquisa cientifica, etapas do projeto cientifico em turismo, além de expor técnicas básicas de pesquisa em turismo;
  • Entender como acontece a pesquisa na área do turismo, e suas dinâmicas;

Bibliografia básica:

FURLAN, Vera I. O estudo de textos teóricos. In: CARVALHO, Maria Cecilia M. de. (Org.). Construindo o saber – Metodologia cientifica: fundamentos e técnicas. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 1989.

GASTAL, Susana; BENI, Mario; CASTROGIOVANNI, Antonio C. (Org.). Turismo: investigação e critica. São Paulo: Contexto, 2002.

HISSA, Cassio E. V. Entrenotas: compreensões de pesquisa. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

MARTINS-JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 5 ed. Petropolis: Vozes, 2011.

PÁDUA, Elizabete M. M. de. Metodologia de pesquisa: abordagem teórico-prática. São Paulo: Papirus, 2012.

SEVERINO, Antonio J. Metodologia do Trabalho cientifico. 24 ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SCHLÜTER, Regina G. Metodologia da pesquisa em Turismo e Hotelaria. São Paulo: Aleph, 2003.

 

Projetos Turísticos 51 h

Ementa: Conceitos Gerais. Planejamento: Conceito, Tipologia, Periodicidade e Instrumental e importância. Projeto – Finalidade, grau de detalhamento, comportamento. Tipos de Projetos segundo o processo econômico. Técnicas de elaboração de projetos.  Roteiro básico. Elaboração e avaliação de Projetos Turísticos: Estudos de mercado; Análise da demanda, envolvendo os aspectos quantitativos e qualitativos; Dimensionamento; Localização; Projetos: físico, operacional, comercial; Investimento; Financiamento: principais órgãos destinados ao projeto turístico; Custos operacionais; Justificativa econômica e social. Elaboração de Projetos Turísticos. Aplicação de normas para PNE.

GERAL: Apresentar teorias sobre Projetos, e perceber como a atividade turística utiliza este instrumento para a dinamização de suas ações.

ESPECIFICOS:

Analisar o tema da elaboração de projetos e debater por meio de bibliografias especificas e estudos de caso;

– Provocar uma discussão construtiva no que diz respeito ao conceito de Projetos e sua utilização pelo turismo;

Bibliografia básica:

CONSALTER, Mª Alice S. Elaboração de projetos: da introdução à conclusão. 2 ed. Curitiba: IBPEX, 2007.

COHEN, Ernesto. Avaliação de projetos sociais. 10 ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2012.

DENCKER, Ada F. M. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura, 1998.

LUCK, Heloisa. Metodologia de Projetos – uma ferramenta de planejamento e gestão. Petropolis: Vozes, 2003.

MINAYO, Mª Cecilia de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petropolis, RJ: Vozes, 1994.

WOILER, Samsão. Projetos: planejamento, elaboração, análise. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

 

Políticas Públicas e Turismo 51 h

Ementa: A relação de Política e Políticas Públicas. O Papel do Poder Público no Turismo. Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. Políticas Públicas em Turismo nos níveis federal, estadual e municipal. Análise da eficácia e desenvolvimento de Planos de Turismo. O Poder público enquanto articulador de Políticas de Turismo. A relação Poder Público, Iniciativa Privada e Comunidades para o desenvolvimento do turismo. Formas de intervenção do Poder Público no Fomento do Turismo.

Objetivo geral: apresentar o papel da política e das políticas públicas como agentes transformadores da atividade turística, auxiliando o seu desenvolvimento como ação na sociedade.

Objetivos específicos:

  • Demonstrar o conceito de política e sua relação geral com as políticas públicas;
  • Apresentar a relação das políticas públicas e o turismo, por meio de debates teóricos, entendo a sua dinâmica de ação e estratégia para o desenvolvimento da atividade;
  • Entender como ocorre a relação do setor público e o turismo, além da relação do setor privado e a comunidade com o turismo e as políticas públicas.

Bibliografia básica:

CRUZ, Rita de C. Politica de turismo e território. São Paulo: Contexto, 2002.

IGNARRA, Luiz R. Fundamentos do turismo. São Paulo: Pioneira Thompson, 2003.

LOHMANN, Guilherme; PANOSSO NETO, A. Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph, 2012.

MAAR, Wolfgang Leo. O que é politica. São Paulo: Brasiliense, 1994.

MATIAS-PEREIRA, José. Manual de gestão pública contemporânea. São Paulo: Editora Atlas S/A, 2007.

SILVEIRA, Carlos E.; PAIXÂO, Dario L. D.; COBOS, Valdir J. Políticas públicas de turismo e a política do Brasil: singularidades e (des) continuidades. Ciência e Opinião. Curitiba, v. 3, n. 1, Jan-jun, p. 120-135, 2006.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, n. 39, p.11-24, 2003.

Teoria do Planejamento Turístico 51 h

Ementa: Conceitos e Origens do Planejamento. Tipos e etapas/fases de planejamento. O caráter participativo e multidisciplinar. Relações institucionais e as interfaces do planejamento. Planejamento turístico – Metodologia do inventário turístico. Análise da demanda e oferta turística. Formatação de produtos turísticos. Proposição e avaliação de planos, programas e projetos.

Geral: Apresentar teorias básicas sobre o planejamento turístico, e perceber como o turismo utiliza este instrumento para a organização do processo turístico local, regional, e nacional.

Específicos:

  • Analisar o tema em questão e debater por meio de bibliografias especificas e estudos de caso;
  • Provocar uma discussão construtiva no que diz respeito ao conceito de planejamento e sua utilização pelo turismo;
  • Apresentar debates críticos e reflexivos acerca dos planos e projetos de planejamento turístico, por meio da teoria em sala de aula e de atividades de campo;

Bibliografia básica:

DIAS, Reinaldo. Planejamento do turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2003.

MOLINA, Sergio. Planejamento integral do turismo: um enfoque para a América Latina. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

PETROCCHI, Mario. Turismo: planejamento e gestão. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

RUSCHMANN, Doris Van M. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas, SP: Papirus, 1997.

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