Disciplina PGPP

Disciplina: Arqueologia e Projeto de Restauro
CÓDIGO - FAT722
Profa. Dra. Jackeline de Macedo
Sexta-Feira - Horário: 13h00- 15h30
Período

O CURSO

O curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), tem como objetivo a formação de Mestres, em nível strictu-sensu, capacitados para atender às novas demandas do mercado voltadas ao projeto e a preservação do patrimônio edificado de forma inclusiva.

A disciplina Arqueologia e Projeto de Restauro foi pensada no sentido de demonstrar que não é possível fazer ciência de forma isolada, que somente a partir da implementação de pesquisas interdisciplinares que contemplem a colaboração e a participação de profissionais de diversas áreas poderemos atingir o real objetivo que a preservação de nossos patrimônios.  A integração entre arqueologia e arquitetura pode grarantir alinhamentos mais precisos na interpretação de sítios arqueológicos e edificações históricas, como também enriquecer a prática profissional, possibilitando a compreensão mais ampla da história e da materialidade de determinado contexto. Além disso, a colaboração entre esses campos profissionais pode resultar em projetos com um impacto mais amplo na valorização do patrimônio cultural, na sociedade.

Devido à crescente demanda por profissionais para atuarem em projetos de restauro, a disciplina coloca em discussão questões relacionadas à experiência empírica dos projetos de restauro e conservação partrimonial à luz da arqueologia, através da análise de projetos, do diálogo interdisciplinar e de técnicas de campo. A abordagem da diciplina coloca em discussão os fundamentos teóricos-conceituais próprios da arqueologia, contrastando-os com o contexto arquitetônico na esfera do restauro e de conservação a paritr de análises que atravessam a práxis do trabalho dos arqueólogos. Diante da linha de fronteira desses campos discilinares épossivel dimensionar uma tendência na prática profissional que há decadas se estabelece em trabalhos de resgate e valorização patrimonial, seja ele relacionada às a exigências das leis que regem o campo de atuação de profissionais da área, como também dinámica cotidiana do arqueólogo na campo através de experiências empíricas, e naturalmente da interação como outros pesquisadores comprometidos em refletir sobre qual o destino da materialidade.

A disciplina de arqueologia pretende apresenta conceitos básicos da arqueologia, as principais teorias e métodos de pesquisa e aspectos ligados a legislação vigente de proteção ao patrimônio arqueológico, permitindo que o arquiteto restaurador possa desempenhar a experiência empírica na área de Projeto e Patrimônio. A arquitetura em sua essência, assim como a arqueologia, têm características interdisciplinares e ambas possuem elos em comum, fato esse que contribui para o diálogo, o compartilhamento de saberes e a inter-relação de técnicas aplicadas ao projeto de restauro.

Ao abordar questões sensíveis que envolvem a pesquisa arqueológica realizada em projetos de restauro, serão analisados alguns estudos de casos, nacionais e internacionais, com o objetivo de demonstrar o cotidiano da arqueologia, como os arqueólogos realizam suas pesquisas e quais as principais dificuldades enfrentadas por estes profissionais em projetos dessa natureza.  

O CURSO

MARÇO
14Aula 1
O que é arqueologia? E os principais instrumentos de proteção do patrimônio arqueológico
Apresentação da disciplina
O que arqueologia e patrimônio arqueológico
Conceitos básicos e a trajetória da arqueologia
Instrumentos de proteção ao patrimônio arqueológico
Quem são os arqueólogos e o que fazem?
CURY, Isabelle (Org.). Cartas patrimoniais. 2 ed.– ver. Aum. Rio de Janeiro: IPHAN, 2000.

RODRIGUES, José E. R. Estudos de direito do patrimônio cultural. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Arqueologia. São Paulo: Editora Ática S. A, 1988 (p. 85-98).
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/226
28Aula 2
As arqueologias, a pesquisa arqueológica e o trabalho do arqueólogo
Quais as etapas da pesquisa arqueológica
Divisões da Arqueologia: pré-histórica e histórica, exemplos de sítios e artefatos arqueológicos
Formas de abordagem do objeto de estudo arqueológico
Debate dos alunos sobre o material complementar.
ABRIL
05Aula 3
Introdução a Arqueologia Histórica
Entendendo a Arqueologia Histórica
As diferentes fontes de pesquisa utilizadas.
Exemplos de estudos de caso de pesquisas em Arqueologia Histórica no Brasil e no exterior
ORSER Jr., Charles E. Introdução à arqueologia histórica. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1992 (p. 31-57).

MACEDO, J. et all. Arqueologia na Villa Aymoré: cacos, frascos e garrafas de vidro In: O ideário patrimonial. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar/ IPT, nº 9, dez.2017a.
12Aula 4
Discutir sobre a importância da paisagem como patrimônio cultural através do olhar da Arqueologia
A paisagem sob o olhar da arqueologia

Preleção
Profª Ms. Christiane Chagas Martins
Arqueóloga, Mestre em Geografia UERJ, Doutoranda em Arqueologia MN/UFRJ e pesquisadora Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas/GPPH/EBA/PROARQ-FAU/UFRJ

XAVIER, S. O Monumento é o Vale: a retórica da paisagem no Parque Arqueológico do Côa In: Revista do Centro em Rede de Investigação Antropológica – Etnográfica V. IV (1), 2000 (p. 109-127).

NAJJAR, R. A arqueologia de um jardim: pesquisa arqueológica do Passeio Público do Rio de Janeiro, Habitus: Goiânia, V. 5, no. 2 (p. 455-479).
19Aula 5
Preservando o patrimônio arqueológico
A pesquisa arqueológica em projetos de restauração
Estudos de caso de arqueologia histórica no bojo de projetos de restauro

Preleção
Profª Drª Tatiana de Carvalho Costa
(Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, na área de concentração Conservação e Restauro e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Paisagens Híbridas-GPPH/EBA/PROARQ-FAU/UFRJ).
SAMPAIO, A. C. O. Uma tapeçaria de paisagens: a simultaneidade de passados no Morro da Glória/ Rio de Janeiro In: MACEDO, J. de; ANDRADE, R. (Org.) Arqueologia de Paisagens Múltiplas. Rio de Janeiro: Paisagens Híbridas/ Escola de Belas Artes/UFRJ, 2016 (p. 124-139).

MACEDO, Jackeline de. A Arqueologia aplicada na preservação de bens culturais: a igreja de São Lourenço dos Índios, Niterói/RJ. In: RIBEIRO, Rosina. T. M. (Org.). Patrimônio cultural e preservação no Brasil: perspectiva interdisciplinar e narrativas contemporâneas. Rio de Janeiro: MPPP, 2020 (p. 122-145).

MACEDO, Jackeline de. Modelos conceituais e análises arqueológicas na compreensão da paisagem urbana: a pesquisa arqueológica do Passeio Público do Rio de Janeiro In: MACEDO, J.; ANDRADE, R.; TERRA, C. (Orgs.). Arqueologia na paisagem: novos valores, dilemas e instrumentais. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2012.

NAJJAR, R. (Org.) Manual de Arqueologia Histórica em Projetos de Restauração. Brasília: IPHAN, 6ª Superintendência Regional do IPHAN, 2002.
26Aula 6
Apresentar a prática da pesquisa arqueológica em um projeto de restauro apresentando – estudos de caso, métodos e técnicas de pesquisa em campo e laboratório, extroversão dos achados arqueológicos

ABREU, Carol de (Org.). Anchieta – A Restauração de um Santuário. Rio de Janeiro: 6ª CR/IPHAN, 1998.

MACEDO, J.; ANDRADE, R. Os caminhos que levam a Glória In: Revista Mosaico, V. 13, p. 42-60, 2020.

NAJJAR, Rosana P. M. Construtores de Igrejas: um estudo arqueológico da presença da Companhia de Jesus no litoral brasileiro. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2005.

THIESEN, B. V. Arqueologia industrial ou arqueologia da industrialização? Mais que uma questão de abrangência. Disponível em: www.iphan.gov.br

THIESEN, B. V. Antes da poeira baixar: reflexões sobre uma arqueologia do passado recente In: Revista Memorare, V. 1, no. 1, 2013 (p. 222-226).

ZARANKIN, A. e ACUTO, F. A. (Ed.). Sed Non Satiata – Teoria Social em la Arqueología Latinoamericana Contemporánea. Del Tridente, Buenos Aires.

REFERÊNCIAS

ABREU, Carol de(Org.). Anchieta – A Restauração de um Santuário. Rio de Janeiro: 6ª CR/IPHAN, 1998.
CURY, Isabelle (Org.). Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro: IPHAN, 2000.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Arqueologia. São Paulo: Ática S. A, 1988.
MACEDO, Jackeline de. A Arqueologia aplicada na preservação de bens culturais: a igreja de São Lourenço dos Índios, Niterói/RJ In: RIBEIRO, Rosina. T. M.(Org.). Patrimônio cultural e preservação no Brasil: perspectiva interdisciplinar e narrativas contemporâneas. Rio de Janeiro: MPPP, 2020 (p. 122-145).
MACEDO, Jackeline de. Modelos conceituais e análises arqueológicas na compreensão da paisagem urbana: a pesquisa arqueológica do Passeio Público do Rio de Janeiro In: MACEDO, J.; ANDRADE, R.; TERRA, C. (Orgs.). Arqueologia na paisagem: novos valores, dilemas e instrumentais. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2012.
MACEDO, J.; ANDRADE, R. Os caminhos que levam a Glória In: Revista Mosaico, V. 13, p. 42-60, 2020.
MACEDO, J. et all. Arqueologia na Villa Aymoré: cacos, frascos e garrafas de vidro In: O ideário patrimonial. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar/IPT, nº 9, dez.2017a.
NAJJAR, R. A arqueologia de um jardim: pesquisa arqueológica do Passeio Público do Rio de Janeiro In: Habitus: Goiânia, V. 5, no. 2 (p. 455-479).
NAJJAR, R.(Org.) Manual de Arqueologia Histórica em Projetos de Restauração. Brasília: IPHAN, 6ª Superintendência Regional do IPHAN, 2002.
NAJJAR, Rosana P. M. Construtores de Igrejas: um estudo arqueológico da presença da Companhia de Jesus no litoral brasileiro. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2005.
ORSER Jr., Charles E. Introdução à arqueologia histórica. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1992.
RODRIGUES, José E. R. Estudos de direito do patrimônio cultural. Belo Horizonte: Fórum, 2012.
THIESEN, B. V. Arqueologia industrial ou arqueologia da industrialização? Mais que uma questão de abrangência. Disponível em: www.iphan.gov.br
THIESEN, B. V. Antes da poeira baixar: reflexões sobre uma arqueologia do passado recente In: Revista Memorare, V. 1, no. 1, 2013(p. 222-226).
XAVIER, S. O Monumento é o Vale: a retórica da paisagem no Parque Arqueológico do Côa In: Revista do Centro em Rede de Investigação Antropológica – Etnográfica V. IV (1), 2000 (p. 109-127).
SAMPAIO, A. C. O. Uma tapeçaria de paisagens: a simultaneidade de passados no Morro da Glória/ Rio de Janeiro In: MACEDO, J. de; ANDRADE, R.(Org.) Arqueologia de Paisagens Múltiplas. Rio de Janeiro: Paisagens Híbridas/Escola de Belas Artes/UFRJ, 2016 (p. 124-139).
ZARANKIN, A. e ACUTO, F. A. (Ed.). Sed Non Satiata – Teoria Social em la Arqueología Latinoamericana Contemporánea. Del Tridente, Buenos Aires.



 

Publicações Paisagens Híbridas