Prof. Rubens de Andrade | BAH-EBA/UFRJ
Vitor Vidal* | Pesquisador Convidado | Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas - GPPH-EBA/UFRJ
Código: BAH474 | Carga Horária Semanal: 3h | Carga Horária Semestral 45h -Créditos: 3
Sexta-feira: 07:00 às 10:00 – Sala H205 – Faculdade de Letras – UFRJ
O Curso
Exame crítico da arte presente nos espaços públicos a partir de obras, artistas e movimentos artísticos em diferentes escalas espaço-temporal na cidade. Análise de múltiplas manifestações no campo ampliado das artes visuais, seus processos de criação e representação, considerando as interações e interdependências entre arte urbana e sociedade. Redimensionamento das estratégias de ampliação da categoria tradicional das artes visuais a partir de processos de interferências arquitetônica, pictóricas, escultóricas e dos demais meios de representação que se manifestam no ambiente urbano (arte efêmera, vídeo-escultura, foto-escultura, instalações, ocupações, performaces).
*Doutorando em Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAV-EBA/UFRJ, na linha de pesquisa em História e Crítica da Arte. Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pelo PPGCA-UFF. Bacharel em História da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Temas de interesse: arte moderna e contemporânea; arte no Brasil século XX e XXI; arte japonesa; teoria e crítica da arte no século XX.
Programa
Sessão de Aula | Dia | Recorte Temáticos |
---|---|---|
22MAR | A arte urbana: deslocamentos e expansões conceituais | |
BARCELLOS, Vera Chaves. Arte pública: um conceito expandido. In: ALVES, José Francisco. Experiências em arte pública: memória e atualidade. Porto Alegre: Artfolio e Editora da Cidade, 2008, (p. 62 -69). CHIRON, Eliane; REY, Rey O íntimo, o privado, o público na arte contemporânea In: Porto Arte: Revista de artes visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais Instituto de Artes da UFRGS (p.167-180).https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/80125/46993 Texto Complementar RIBEIRO, Ana Clara Torres. Dança dos Sentidos – na busca de alguns gestos. In: BRITTO, Fabiana Dultra; JACQUES, Paola, Berentein (Org.). Corpocidade: debates, ações e articulações. Salvador: Sdufba, 2009, (p. 25-41) ABREU, José Guilherme. As origens históricas da arte pública In: em>In: Revista de Ciências da Arte, N.º1, Arte Pública, 2015. (p.14-27). |
||
29MAR | A obra de arte urbana e as migrações transculturais | |
KOOLHAS, Rem. Junkspace In. Revista Serrote. n°. 9. Rio de Janeiro: IMS, 2011. (p.195-213). VIRILIO, Paul. O espaço crítico. São Paulo: Editora 34, 2014. [A cidade superexposta, p. 7-23; Fratura morfológica, p. 25-38]. Texto complementar REZENDE. José. O que seria uma arte privada? In: ALVES, José Francisco. Experiências em Arte Pública: Memória e Atualidade. Porto Alegre: Artfolio e Editora da Cidade, 2008 (p. 46 -53). |
||
05ABR | As vanguardas artísticas e seus reflexos na urbanidade contemporânea | |
OITICICA, Hélio. A transição da cor do quadro para o espaço e o sentido de construtividade In: COTRIM, Cecilia; FERREIRA, Glória (org.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. MORAIS, Frederico. Contra a arte afluente: o corpo é o motor da "obra" In: BASBAUM, Ricardo (org.). Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001. Texto complementar PEIXOTO, Nelson Brissac. Arte & Cidade, 1998 In: FERREIRA, Glória (org.). Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas. Rio de Janeiro, Funarte, 2006. |
||
12ABR | Arte urbana e as múltiplas escalas de intervenção no cidade: experiências políticas e socioespaciais | |
ABREU, José Guilherme. Arte pública e lugares de memória In: Revista da Faculdade de Letras. Porto: 2005. I Série vol. IV. (p. 215-234). http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4944.pdf SCHULZ, Christian Norberg. O fenômeno do lugar In: NESBITT, Kate (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura – antologia teórica, 1965-1995. São Paulo: Cosac Naify. 2008, (p. 443-461). Texto Complementar LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997. [A imagem do ambiente, p. 1-15]. |
||
26ABR | A cidade e os novos Centros Cerimôniais: patrimonialização da paisagem através da arte urbana | |
Palestra Arqueóloga Jackeline de Macedo | Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas | GPPH-EBA/UFRJ | ||
03MAI | Arte e ativismo: passeatas, manifestações e ocupações | |
BYUNG-CHUL, Han. Sociedade da transparência. Petrópolis: Vozes, 2017, [Sociedade da exposição, p. 27-38; Sociedade da Evidência, p. 39-50; Sociedade da Informação, p. 87-96]. MESQUITA. Andre Luiz. Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva (1990-2000). Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2008, (Arte do protesto, p. 163-185).http://www.espiral.fau.usp.br/arquivos-artigos/2008-dissertacao_Andre_Mesquita.pdf Texto complementar HARVEY, David. A liberdade da cidade In: Urbânia : São Paulo: Editora Pressa, 2008,(p.10-17). |
||
10MAI | Não Haverá Aula | |
17MAI | ||
Seminário I | ||
24MAI | Trânsito de corpos na cidade: a arte “de rua" e festas urbanas |
|
FONTES, Adriana Sansão. Intervenções temporárias, marcas permanentes. Apropriação, arte e festa na cidade contemporânea. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013, [Apropriações espontâneas, p. 113-150). SANT´ANNA, Cristina Nunes de. O réveillon nosso de cada ano novo: um megaevento em discussão In: Revista ECO-Pós. Dossiê Realismo Especulativo, ISSN 2175-8689, v. 21, n. 2, 2018. DOI: 10.29146/eco-pos.v21i2.12154 https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/12154/11821 Texto complementar SARLO, Beatriz. A cidade vista: mercadorias e cultura urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014. [O falso, o autêntico e o que esta no meio caminho, p.183-193; A cidade cultural, p. 194-202]. |
||
31MAI | Não Haverá Aula | |
07JUN | Nos muros da cidade: HQ´s e grafites – entre a poesia, o protesto e a ficção | |
KENDALL, João. Graffiti, street art e arte urbana na era digital In: ABREU, José Guilherme; CASTRO, Laura. Arte pública na era da criatividade digital, Porto: Editora Católica do Porto, 2017,(p. 81-87). LUZ, Ângela Ancora da, A arte de José Datrino, o “profeta gentileza”, e suas 56 inscrições nas pilastras do viaduto da Avenida Brasil no Rio de Janeiro In: Revista de Ciências da Arte, N.º1, Arte Pública, 2015, (p. 177-187). Texto complementar NAVARRO, Gustavo Rico. Avelina y el grafitero In: Esferapública, Guadalajara, 2018/08/08.http://esferapublica.org/nfblog/avelina-y-el-grafitero/ |
||
14JUN | Cibercultura e arte na cidade: um mundo sem fronteiras | |
FELICE, Mássimo di. Paisagens pós-urbanas. São Paulo: Annablume: 2009, [O habitar transorgânico, p. 245-264]. RENA, Natacha. Arte espaço e biopolítica In: OLIVEIRA, Bruno; CUNHA, Maria Helena; RENA; Natacha (Orgs.). Arte e espaço: uma situação política do século XXI. Belo Horizonte: DUO Editorial, 2015,(p. 22-75). |
||
21JUN | Arte urbana e paisagens híbridas: a disseminação de movimentos artísticos na esteticização da cidade | |
MAGNAVITA, Pasqualino Magnavita. Subjetividade, corpo e cidade In: JACQUES, BRITTO, Fabiana Dultra; DRUMMOND, Whashigton(Org.).Experiências metodológicas para compreensão da complexidade da cidade contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2015 (Coleção PRONEM), (p.17-46). JEUDY, Henri-Pierre.Reparar: uma nova ideologia cultural e política? In: JEUDY,Henri Pierre; JACQUES, Paola Berenstein Corpos e cenários urbanos: Territórios urbanos e políticas culturais. Salvador: EDUFBA; PPG-AU/FAUFBA, 2006,(p. 13-23). Texto complemetar AUGÊ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 2017, [Dos lugares aos não lugares, p. 71-105). |
||
28JUN | S E M I N Á R I O II | |
Referências
ABREU, José Guilherme; CASTRO, Laura. Arte pública na era da criatividade digital, Porto: Editora Católica do Porto, 2017.
ALVES, José Francisco. Experiências em arte pública: memória e atualidade. Porto Alegre: Artfolio e Editora da Cidade, 2008.
AUGÊ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 2017.
BRITTO, Fabiana Dultra; JACQUES, Paola, Berentein (Org.). Corpocidade: debates,ações e articulações. Salvador: Sdufba, 2009.BYUNG-CHUL, Han. Sociedade da transparência. Petrópolis: Vozes, 2017.
FELICE, Mássimo di. Paisagens pós-urbanas. São Paulo: Annablume: 2009.
FONTES, Adriana Sansão. Intervenções temporárias, marcas permanentes. Apropriação, arte e festa na cidade contemporânea. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
JACQUES, BRITTO, Fabiana Dultra; DRUMMOND, Whashigton (Org.). Experiências metodológicas para compreensão da complexidade da cidade contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2015 (Coleção PRONEM).
JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: 2005.
JEUDY, Henri Pierre; JACQUES, Paola Berenstein. Corpos e cenários urbanos: Territórios urbanos e políticas culturais. Salvador: EDUFBA; PPG-AU/FAUFBA, 2006.
MESQUITA. Andre Luiz. Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva (1990-2000). Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2008.
NAVARRO, Gustavo Rico. Avelina y el grafitero In: Esferapública, Guadalajara, 2018/08/08.http://esferapublica.org/nfblog/avelina-y-el-grafitero/
NESBITT, Kate (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura – antologia teórica, 1965-1995. São Paulo: Cosac Naify. 2008.
LYNCH, Kevin. A
imagem da cidade. São Paulo:
Martins Fontes, 1997.
OLIVEIRA, Bruno; CUNHA, Maria Helena; RENA; Natacha (Orgs.). Arte e espaço: uma situação política do século XXI. Belo Horizonte: DUO Editorial, 2015.
Revista da Faculdade de Letras. Porto: 2005. I Série v. IV.
Revista de Ciências da Arte, N.º1, Arte Pública. Lisboa: 2015.
Revista ECO-Pós. Dossiê Realismo Especulativo – ISSN 2175-8689 – v. 21, n. 2.
Revista Serrote. n°. 9. Rio de Janeiro: IMS, 2011.
SARLO, Beatriz. A cidade vista: mercadorias e cultura urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
VIRILIO, Paul. O espaço crítico. São Paulo: Editora 34, 2014.
Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Escola de Belas Artes (História da Arte e Paisagismo) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – ProArq/UFRJ, Paisagista (EBA/UFRJ), Mestre em Arquitetura (ProArq –FAU/UFRJ) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo (Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional-IPPUR/UFRJ). Líder no CNPq do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas – GPPH-EBA/UFRJ.
Toda obra individual ou coletiva publicado neste web site pertence ao seu autor ou ao Grupo de Pesquisa Paisagens Hibridas. © 2014 Grupo de Pesquisa Paisagens Hibridas - EBA - UFRJ