Projeto de Interiores / Escola de Arquitetura e Urbanismo – UFF

Código da disciplina: TAR 00115  – 6 créditos | Segunda e quintas | 18 às 21 h
Prof. Dr. Guilherme Araujo de Figueiredo

EMENTA

O processo projetual da arquitetura de interiores. Função, técnica e estética no processo de criação de espaços internos das edificações. Dimensionamento, proporção, humanização e harmonia. Elementos de composição espacial. Mobiliário e equipamentos. Sistemas construtivos, materiais de acabamento, cores e texturas. Instalações elétricas, hidráulicas e luminotécnica básicas.

OBJETIVOS

Conhecer regras básicas e encaminhamentos lógicos para o desenvolvimento do projeto de arquitetura de interiores. Desenvolver técnicas de percepção da fisicidade dos materiais e objetos. Aprofundar as técnicas de representação gráfica analógica como meio de expressão da essência dos elementos. Estudar o espaço e o entrelaçamento relacional constituído por geometria, paisagem, luz, ambiente e tectônica. Detalhar elementos construtivos. Especificar materiais de acabamento. Estudar e propor veículos gráficos de apresentação dos projetos.

CADERNO DA DISCIPLINA

1- TEMÁTICA

Procedimentos pertinentes à compreensão da essência e das técnicas para o desenvolvimento de projetos de arquitetura em ambientes internos e externos que lhe são correlatos: pesquisa, concepção, teoria e prática.

2- METODOLOGIA

As unidades didáticas da disciplina PROJETO DE INTERIORES desenvolver-se-ão por meio de procedimentos de orientação aos alunos em seus trabalhos de pesquisa, desenho e desenvolvimento do projeto arquitetônico. As aulas, teóricas e práticas, visarão transmitir noções relativas à percepção espacial, de materiais e de elementos construtivos no intuito de, a partir destas, construir linha de pensamento relativa a intervenções em espaços internos de edificações.

A assistência aos alunos dar-se-á nas seguintes unidades didáticas da disciplina:

• Introdução à disciplina;
  • Percepção e pesquisa;
  • Concepção espacial introdutória;
  • Visitas técnicas;
  • Projeto de interior comercial.

3- AVALIAÇÃO

Os procedimentos de avaliação têm por finalidade a verificação e a classificação do aproveitamento dos alunos informando-os, de maneira objetiva e permanente, sobre o estágio de desenvolvimento nos aspectos gerais e específicos que compõem cada etapa de seus trabalhos.

As avaliações terão como base o julgamento dos produtos apresentados pelos alunos, bem com a presença e a participação nas aulas. Graus de avaliação individuais, correspondentes a cada uma das seguintes etapas, resultarão no grau final da disciplina. A cada uma das etapas corresponderá um peso e o grau final resultará da somatória dos resultados parciais obtidos.

A presença e a participação nas discussões são obrigatórias em pelo menos 75% das aulas do calendário. Assim, do total de 30 aulas programadas, o aluno deverá comparecer, no mínimo, a 23. As chamadas serão feitas ao início, com margem de tolerância de 15 minutos, e ao final das aulas.

Etapas de trabalho/Pesos
Exercício 1: Pesquisa/Peso 1
Exercício 2: Percepção/Peso 1
Exercício 3: Projeto espacial introdutório (maquete e desenhos)/Peso 2
Exercício 4: Projeto de interior comercial (percepção e pesquisa)/Peso 1
Exercício 5: Projeto de interior comercial (maquete e desenhos)/Peso 4
Participação/Peso 1

4- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A disciplina PROJETO DE INTERIORES baseia-se em informações teóricas e em atos práticos compreendidos em seis etapas distintas:

a) Apresentação da disciplina:
Apresentação da disciplina.
Conceituação teórica.

b) Exercícios de representação gráfica analógica para percepção de elementos-base pertinentes ao desenvolvimento projetual:
Escolha do elemento a ser estudado.
Desenvolvimento dos desenhos (20 unidades) em grafite, à mão.

c) Exercícios de pesquisa bibliográfica, iconográfica e virtual sobre os elementos-base:
Pesquisas sobre a constituição física, usos, concepções técnicas, etc. do elemento escolhido;
Apresentação das pesquisas (desenhos, textos e imagens).

d) Exercício de concepção espacial introdutória com base nos elementos pesquisados / desenvolvimento de desenhos técnicos e maquete física relativos à concepção espacial introdutória:
Estudo preliminar e anteprojeto.
Maquete física e perspectivas.

e) Visitas técnicas:
Calendário de visitas técnicas a lojas e fornecedores.

f) Exercício de concepção e desenvolvimento de projeto de interior comercial / desenvolvimento de desenhos técnicos e maquete física relativos ao projeto de interior comercial:
Pesquisas e estudos iniciais.
Estudo preliminar, anteprojeto e detalhamento.
Maquete física e perspectivas.

5- BIBLIOGRAFIA

NEVES, Juliana Duarte. Arquitetura sensorial – a arte de projetar para todos os sentidos. Rio de Janeiro: Mauad X, 2017
PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011
BAHAMÓN, A., PÉREZ, P., CAMPELLO, A. Arquitectura Vegetal – analogias entre o mundo vegetal e a arquitectura contemporânea. Lisboa: Dinalivro, 2008