O projeto, coordenado pelo Professor Dr. Guilherme Figueiredo, pretende dar continuidade aos estudos de espaços cemiteriais iniciados em 2017 na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense em pesquisa, fomentada pela Faperj, que possibilitou levantamentos históricos, arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos importantes para a produção de dados espaciais e comportamentais sobre as necrópoles da cidade de Niterói, sede municipal da universidade promotora.
Pouco se estuda sobre os lugares destinados ao depósito de restos mortais humanos. Isto, provavelmente, se deve a fatores como a angústia e o incômodo sentidos pelas pessoas diante dos tabus suscitados pelo luto, pelos rituais funerários, por expressões artísticas fúnebres presentes no espaço das sepulturas e pelos problemas enfrentados pela população para gerir o destino dos materiais de decomposição dos seus entes queridos mortos. Todos os debates sobre este universo científico se aprofundam na realidade incontornável da morte ou ao menos a tangenciam. Assim sendo, argumentos sobre o comportamento humano e sua relação com o espaço construído (ZUMTHOR, 2006; PALLASMAA, 2011) contrapõem-se e aproximam-se de outros, relativos ao projeto de arquitetura (MARTINEZ, 2000; PIÑÓN, 2006), ao programa arquitetônico (GONZÁLEZ, 2000; CORRÊA, 2006) e, invariavelmente, à agonia e ao medo (MIRA Y LOPEZ, 1963; TUAN, 2005). Obras adicionais também devem ser visitadas na pesquisa, especialmente as que se referem às expressões artísticas – literatura e cinema – elaboradas para despertar e estimular o horror ficcional e aos comportamentos dele decorrentes (LOVECRAFT, 1987; KING, 2012). A presente pesquisa será importante também como fonte de subsídios para, principalmente, alicerçar ponderações teóricas pertinentes às construções e à paisagem relativas aos cemitério, colaborando assim nos estudos compartilhados entre este Orientador, professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e colegas da Escola de Belas Artes e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro pertencentes todos ao Grupo de Pesquisa Paisagens Híbridas.
Estudar os espaços cemiteriais sob a ótica teórica das disciplinas de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo;
Propor diretrizes de intervenções projetuais para a potencialização dos aspectos positivos e minimização dos aspectos negativos dos espaços estudados.
Toda obra individual ou coletiva publicado neste web site pertence ao seu autor ou ao Grupo de Pesquisa Paisagens Hibridas. © 2014 Grupo de Pesquisa Paisagens Hibridas - EBA - UFRJ