Projeto “Arquitetura cemiterial: a eloquência do espaço da transcendência” | Escola de Arquitetura e Urbanismo – EAU-UFF, Niterói, RJ

 

O projeto, coordenado pelo Professor  Dr. Guilherme Figueiredo, pretende dar continuidade aos estudos de espaços cemiteriais iniciados em 2017 na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense em pesquisa, fomentada pela Faperj, que possibilitou levantamentos históricos, arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos importantes para a produção de dados espaciais e comportamentais sobre as necrópoles da cidade de Niterói, sede municipal da universidade promotora.

PROPOSTA

Pouco se estuda sobre os lugares destinados ao depósito de restos mortais humanos. Isto, provavelmente, se deve a fatores como a angústia e o incômodo sentidos pelas pessoas diante dos tabus suscitados pelo luto, pelos rituais funerários, por expressões artísticas fúnebres presentes no espaço das sepulturas e pelos problemas enfrentados pela população para gerir o destino dos materiais de decomposição dos seus entes queridos mortos. Todos os debates sobre este universo científico se aprofundam na realidade incontornável da morte ou ao menos a tangenciam. Assim sendo, argumentos sobre o comportamento humano e sua relação com o espaço construído (ZUMTHOR, 2006; PALLASMAA, 2011) contrapõem-se e aproximam-se de outros, relativos ao projeto de arquitetura (MARTINEZ, 2000; PIÑÓN, 2006), ao programa arquitetônico (GONZÁLEZ, 2000; CORRÊA, 2006) e, invariavelmente, à agonia e ao medo (MIRA Y LOPEZ, 1963; TUAN, 2005). Obras adicionais também devem ser visitadas na pesquisa, especialmente as que se referem às expressões artísticas – literatura e cinema – elaboradas para despertar e estimular o horror ficcional e aos comportamentos dele decorrentes (LOVECRAFT, 1987; KING, 2012). A presente pesquisa será importante também como fonte de subsídios para, principalmente, alicerçar ponderações teóricas pertinentes às construções e à paisagem relativas aos cemitério, colaborando assim nos estudos compartilhados entre este Orientador, professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e colegas da Escola de Belas Artes e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro pertencentes todos ao Grupo de Pesquisa Paisagens Híbridas.

OBJETIVO GERAL (teórico)

Estudar os espaços cemiteriais sob a ótica teórica das disciplinas de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo;

OBJETIVO GERAL (prático)

Propor diretrizes de intervenções projetuais para a potencialização dos aspectos positivos e minimização dos aspectos negativos dos espaços estudados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Estudar comportamentos e sentimentos dos usuários em espaços cemiteriais;
  2. Analisar condições espaciais em cemitérios que induzem a comportamentos e sentimentos específicos e configuram requisitos programáticos de arquitetura e de paisagismo;
  3. Apresentar resultados e encaminhamentos da pesquisa em colóquios, seminários e congressos;
  4. Propor intervenções arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas para a melhoria dos espaços cemiteriais.

 

Publicações Paisagens Híbridas