Percursos através da paisagem latino-americana

BRASÍLIA, 04/novembro – FAU Unb | NITERÓI, 06/Novembro – EAU UFF | RIO DE JANEIRO, 12/novembro – EBA UFRJ

Entre o visível e o sensível, entre o território e a imaginação, há uma paisagem que se desenha no encontro. É essa paisagem feita de culturas, ecologias e projetos que surge a possibilidade do compartilhamento de ideias transnacionais a partir dos Percursos através da Paisagem latino-americana: Diálogos Brasil-Colômbia que nos propomos a explorar.

Mais do que um ciclo de eventos, a iniciativa é um gesto de aproximação: uma travessia entre práticas, escolas e modos de ver o mundo tendo com retaguarda teórica-metodológica dos estudos da paisagem. Tendo como aporte deste projeto oficinas, mesas-redondas e preleções, realizadas em Brasília, Niterói e Rio de Janeiro ao longo do mês de novembro, pesquisadores, professores, estudantes e comunidade terão a oportunidade de acessar modos de pensar a paisagem como campo vivo de integração entre natureza e cultura, ciência e afeto, projeto e experiência.

Percursos através da Paisagem latino-americana – Diálogos Brasil-Colômbia, surge apartir da convicção que o ensino e a pesquisa se tornam plenos quando cruzam os limites da academia e encontram a possibilidade de se manifestar na vida concreta da sociedade e assim, adquirir  forma e conteúdo nos lugares em que ela habita. Desse modo, a tríade formada a partir de pesquisadores, estudantes e comunidade se transforma em um corpo coletivo de aprendizagens, um tecido no qual o conhecimento se faz prática, a escuta se converte em projeto, e o território deixa de ser apenas espaço para se tornar uma experiência compartilhada na esfera  ambiental e urbano-paisagística.

A matriz que embasa a proposta dos diálogos, encontra eco a partir das reflexões e devolutivas do projeto Gramática dos Jardins – a natureza culturalizada (PROARQ-EBA UFRJ), iniciado em 2019 e pelo projeto Paisagens Multifuncionais (EAU UFF), ambos estruturados pelos pesquisadores do Grupo de pesquisas Paisagens Híbridas.  Para a primeira percurso dos diálogos latino-americanos, contaremos com contribuição do Professor colombiano César Salazar-Hernández, docente da Pontifícia Universidad Bolivariana de Medellin, Colômbia, cuja trajetória e pesquisa compreende o jardim e, por extensão, a paisagem como uma forma de linguagem, uma escrita simbólica e ecológica em que a natureza é continuamente recriada pela cultura sem ignorar o ambiente pré-existente. É essa visão, delicada e potente, que orienta o presente ciclo de encontros, convidando-nos a reconhecer a paisagem como espelho e tradução de nossas próprias formas de habitar o mundo.

Percursos através da paisagem latino-americana: Diálogos Brasil-Colômbia propõe articular ideias que promovam uma confluência de reflexões oriundas desses dois países a partir dos signos culturais e geofísicos do território sul-americano territórios. Sua essência reside no interesse de nutrir um espaço de intercâmbio acadêmico, no qual a riqueza dos contrastes ambientais e a singularidades culturais possam coexistir no intuito de construir pontes para favorecer o fluxo de informações e a trocas de experiências locais específicas diante de horizontes distintivos da América do Sul. O evento que terá  três momentos distintos: a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília, a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, em Niterói e a Escola de Belas Artes (Curso de Paisagismo) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que se estabelecem como um palco privilegiado para a compreensão das múltiplas identidades e narrativas que compõem o panorama  da paisagem sul-americana.

Em tempos de fragmentação intensificada por disputas políticas, crises econômicas e tensões raciais e étnocas, que geram conflitos e provocam desequilíbrios em múltiplas dimensões no contexto latino-americano, a proposta deste diálogo transnacional se apresenta como um horizonte de possibilidades, um exercício necessário de escuta, um marcador para a (r)econexão e (re)construção de vínculos. Pensar o espaço, neste sentido, é também (re)pensar os modos de convivência, (re)avaliar as formas de ocupação do território e refletir sobre os processos históricos que moldaram e continuam moldando as paisagens que habitamos. Projetar o futuro exige, antes de tudo, compreender com sensibilidade e rigor o solo que nos sustenta: um solo marcado por feridas coloniais profundas, desigualdades estruturais persistentes e por uma impressionante vitalidade cultural, que pulsa como força de resistência, (re)invenção e esperança.

ARTICULAR SABERES, FOMENTAR PARCERIAS, CONSOLIDAR COOPERAÇÃO/ARTICULAR SABERES, FOMENTAR ASOCIACIONES, CONSOLIDAR LA COOPERACIÓN

Na Colômbia, experiências como a Estrutura Ecológica Urbana de Medellín e o Programa Integral para el Monitoreo y la Mitigación de la Erosión Costera en el Litoral Antioqueño vêm consolidando modelos inovadores de gestão territorial, combinando conhecimento técnico, planejamento ambiental e envolvimento comunitário. No Brasil, a consolidação de programas de ensino e pesquisa em Paisagismo, Arquitetura da Paisagem e Planejamento Ambiental criam um terreno fértil para o diálogo e a cooperação internacional. Assim, Percursos através da Paisagem latino-americana: Diálogos Brasil-Colômbia, propõe articular saberes e práticas voltados à resiliência urbana, à adaptação climática e à valorização das culturas costeiras, fomentando uma rede de trocas entre universidades, institutos de pesquisa e coletivos locais.

A articulação se fortalece a partir da parceria entre o Grupo Paisagens Híbridas, vinculado à Escola de Belas Artes (EBA) e ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) e a Escuela de Arquitectura y Diseño (Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín – UPB). Essa cooperação acadêmica e cultural vem sendo consolidada por meio de projetos que cruzam fronteiras disciplinares e territoriais, a partir da parceria firmada pelos projetos Gramática dos Jardins – A natureza culturalizada (PROARQ-EBA) e Paisagens Multifuncionais (EAU-UFF), ambos voltados à investigação da paisagem como campo simbólico, ecológico e social.

A partir dessas experiências, o Grupo Paisagens Híbridas e os pesquisadores latino-americanos envolvidos reafirmam o compromisso com uma agenda comum de pesquisa e ação, orientada por princípios de sustentabilidade, inclusão e coautoria territorial. Essa rede de cooperação não apenas amplia as possibilidades de reflexão sobre o papel da paisagem nas transformações urbanas contemporâneas, mas também propõe novas gramáticas de projeto, capazes de integrar o conhecimento técnico e o saber comunitário, a memória e a inovação, o local e o continental. Assim, o diálogo entre Brasil e Colômbia se inscreve como parte de um movimento mais amplo de reconstrução simbólica e ambiental da América Latina, em busca de futuros mais justos, sensíveis e interdependentes.

PROGRAMAÇÃO – BRASÍLIA | NITERÓI | RIO DE JANEIRO

PAISAGISMO E ECOLOGIA NAS PERIFERIAS | PAISAJISMO Y ECOLOGÍA EN LAS PERIFERIAS

9h00
Perspectiva paisajistica de la estructura ecológica de Medellín FAU/UPB –
Universidade Pontificia Bolivariana

Prof. Me. César Salazar-Hernández
Grupo Periféricos FAU UnB
Profa. Vânia Teles Loureiro
Prof. Leandro Cruz
Mediação
Profa. Aline Zim
Local: Auditório Jayme Golubov

12h00
INTERVALO

14h30
OFICINA TEMÁTICA | TALLER TEMÁTICO
Prof. César Salazar-Hernández
Profa. Aline Zim

17h00
ENCERRAMENTO | CLAUSURA
Relançamento do livro A paisagem da orla rural-urbana: parte alta da comuna 8 de Medellín (César Augusto Salazar-Hernández, Luis Guillermo Sañudo Vélez e
Rubens de Andrade).


GESTÃO INTEGRADA DA ZONA COSTEIRA: METODOLOGIAS DE
PROJETOS E PRÁTICAS APLICADAS AO TERRITÓRIO |
GESTIÓN INTEGRADA DE LA ZONA
COSTERA: METODOLOGÍAS DE PROYECTOS Y PRÁCTICAS APLICADAS AL TERRITORIO


09h00
OFICINA TEMÁTICA | TALLER TEMÁTICO
O Paisagismo em territórios litorâneos: Colômbia | El Paisajismo en territorios litorales: Colombia
César Salazar-Hernández

12h00
INTERVALO

14h00
MESA DE DIÁLOGOS
Projetos conceituais de paisagismo para uma ocupação sustentável do litoral de Antioquia | Proyectos conceptuales de paisajismo para una ocupación sostenible del litoral de Antioquia
Prof. César Salazar-Hernández
Prof. Sérgio Barros
Prof. Félix Carrielo
Mediação
Prof. Flavia Braga
Local: Auditório do Chalé



CRITÉRIOS PARA PROJETO PAISAGÍSTICO COSTEIRO: PRÁTICAS
COLABORATIVAS E PARTICIPAÇÃO |
CRITERIOS PARA PROYECTO PAISAJÍSTICO
COSTERO: PRÁCTICAS COLABORATIVAS Y PARTICIPACIÓN


10h00
MESA DE DIÁLOGOS
Parque da planície aluvial de Puerto Girón: um cais de cores ancestrais | Parque de la llanura aluvial de Puerto Girón: un muelle de colores ancestrales
Prof. César Salazar-Hernández
Prof. Rubens de Andrade
Local: Auditório do Proarq, Sala 445

12h00
INTERVALO

14h00
OFICINA TEMÁTICA | TALLER TEMÁTICO
Projeto paisagístico considerando a participação cidadã e a adaptação climática | Proyecto paisajístico considerando la participación ciudadana y la adaptación climática
César Salazar-Hernández
Local: EBA - Sala 603

PESQUISADORES

ALINE ZIM
Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - FAU Unb. Arquiteta Urbanista (Universidade Federal de Santa Catarina), Doutora em Arquitetura e Urbanismo (Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Teoria, História e Crítica, na linha de Estética, Hermenêutica e Semiótica (PPFAU Unb). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em Educação, Arte e Comunicação.
CÉSAR SALAZAR-HERNÁNDEZ
Arquiteto (UNAL-Colombia), Mestre em Paisagem, Meio Ambiente e Cidade (UNLP-Argentina) e Doutorando em Ciências do Mar (UdeA-Colombia). Pesquisador dos padrões de configuração da paisagem urbano-rural e costeira, bem como de modelos de intervenção na paisagem para articular a estrutura ecológica e a forma urbana. Coordenador e participante da formulação de planos de gestão e planos diretores de desenvolvimento urbano-arquitetônico. Consultor para o diagnóstico, formulação, monitoramento e avaliação de planos de desenvolvimento e planejamento territorial. Projetista de espaços públicos em áreas de interesse ambiental e paisagístico. Orientador docente em processos de projeto participativo com comunidades locais e professor universitário da Universidade Pontifícia Bolivariana (Medellín – Colombia) nas áreas de pesquisa, planejamento urbano, projeto urbano-paisagístico e gestão do planejamento territorial desde o 2012 até a atualidade. Professor visitante em outras universidades na Colômbia e no exterior.
FLAVIA BRAGA
Docente da Universidade Deferal Fluminens - Escola de Arquitetura e Urbanismo - EAU UFF, Paisagista (Escola de Belas Artes - UFRJ), Arquiteta e Urbanista (Instituto Metodista Bennett), Mestra em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ-FAU UFRJ), Doutora em Urbanismo (Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PROURB-FAU UFRJ).
FÉLIX CARRIELLO
Docente do Departamento de Análise Geoambiental do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense. Docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal Fluminense). Arquiteto Urbanista (Universidade Federal Fluminense), Mestre em Sensoriamento Remoto (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciaise) Doutor em Geografia (Universidade Federal Fluminense). Atua com a Dinâmica do uso e cobertura do solo, atuando no campo do sensoriamento remoto, Planejamento Ambiental, Geoprocessamento, Urbanização e Desflorestamento.
LEANDRO CRUZ
Docente da Universidade de Brasília - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Doutor e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UnB). Pós-doutor na Université Catholique de Louvain. Atua em atividades de pesquisa e ensino no campo da História, Teoria e Crítica de Arquitetura e Urbanismo. Membro dos grupos de pesquisa Cidades Possíveis e TOPOS (FAU UnB) e Lugar Comum (FAUFBA).
RUBENS DE ANDRADE
Professor Associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Curso de História da Arte e Paisagismo da Escola de Belas Artes e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ-FAU UFRJ. Paisagista (Escola de Belas Artes - EBA UFRJ), Mestre em Arquitetura (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ-FAU UFRJ). Doutor em Planejamento Urbano e Regional (Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional – IPPUR UFRJ). Líder no CNPq do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbirdas – GPPH-EBA UFRJ, Pesquisador do Grupo de Pesquisa História do Paisagismo – EBA UFRJ.
SÉRGIO BARROS
Docente da Universidade Federal Fluminense UFF (Departamento de Análise Geoambiental no Instituto de Geociências). Economista, Mestre em Ciência Ambiental na área de Gestão Ambiental pela UFF; Doutor em Geografia (UFF). Pós-doutor em Sistemas de Gestão Ambiental pela UFF e Bolsista FAPERJ. Áreas de atuação acadêmica: Ordenamento Territorial e Planejamento Ambiental, Gestão Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Avaliação Ambiental Estratégica e Economia Azul, sendo essas temáticas aplicadas aos ambientes costeiros.
VÂNIA TELES LOUREIRO
Docente da Faculdade de Arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília - Faculdade de Arquitetura e urbanismo. Doutora em Arquitetura e Urbanismo (Universidade de Brasília, Mestra pela Universidade da Beira Interior. Coordenadora de Extensão da FAU/UnB e coordena Projetos de Extensão vinculados ao Grupo de Pesquisa e Extensão "Periférico, trabalhos emergentes" (CNPq). Vice-líder do Grupo de Pesquisa "Periférico, trabalhos emergentes", membro do grupo "DIMPU" e "O Poder do Espaço: Variáveis Espaciais em Casas Legislativas" (Câmara dos Deputados). Subcoordenadora dos laboratórios Periférico, Assessoria Sociotécnica e Configarq (FAU UnB).


CRÉDITOS

Realização 
Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas - EBA - PROARQ/UFRJ
Grupo de Pesquisa em Arquitetura, urbanismo e paisagem - EAD UPB

Coordenação Geral
Profa. Dra. Aline Zim - FAU UnB
Profa. Dra. Flavia Braga - EAU UFF
Prof. Dr. Rubens de Andrade - EBA-PROARQ UFRJ

Parcerias 
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU UnB
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ UFRJ
Escola de Arquitetura Urbanismo - EAU UFF
Programa de Pós-Graduação Arquitetura Urbanismo - PPGAU UFF
Escuela de Arquitectura y Diseño - Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín - EAD UPB
Curso de Paisagismo – EBA UFRJ
Grupo Periféricos – FAU UnB

Apoio
Beatriz Guimarães Colli - Graduanda do Curso dePaisagismo – EBA UFRJ
Júlia Nery Silva - Graduanda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU UnB
Larissa Salles - Graduanda do Curso de Paisagismo – EBA UFRJ
Luisa Gonçalves- Graduanda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU Unb
Marinna Vezula Porto Rodrigues - Graduanda do Curso de Paisagismo – EBA UFRJ
Matheus Ferreira Cruz - Graduando da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU UnB
Sâmela Ester Lopes Dias - Graduanda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU UnB
Sanny Alcântara – Bolsista de Extensão - EAU UFF
Victória Beatriz Silva Gonçalves – Bolsista de Extensão - EAU UFF




Publicações Paisagens Híbridas