
BRASÍLIA, 04/novembro – FAU Unb | NITERÓI, 06/Novembro – EAU UFF | RIO DE JANEIRO, 12/novembro – EBA UFRJ
A PROPOSTA
Entre o visível e o sensível, entre o território e a imaginação, há uma paisagem que se desenha no encontro. É essa paisagem – feita de culturas, ecologias e projetos – que surge a possibilidade do compartilhamento de ideias transnacionais a partir dos Percursos através da Paisagem latino-americana: Diálogos Brasil-Colômbia que nos propomos a explorar.
Mais do que um ciclo de eventos, a iniciativa é um gesto de aproximação: uma travessia entre práticas, escolas e modos de ver o mundo tendo com retaguarda teórica-metodológica dos estudos da paisagem. Tendo como aporte deste projeto oficinas, mesas-redondas e preleções, realizadas em Brasília, Niterói e Rio de Janeiro ao longo do mês de novembro, pesquisadores, professores, estudantes e comunidade terão a oportunidade de acessar modos de pensar a paisagem como campo vivo de integração entre natureza e cultura, ciência e afeto, projeto e experiência.
Percursos através da Paisagem latino-americana – Diálogos Brasil-Colômbia, surge apartir da convicção que o ensino e a pesquisa se tornam plenos quando cruzam os limites da academia e encontram a possibilidade de se manifestar na vida concreta da sociedade e assim, adquirir forma e conteúdo nos lugares em que ela habita. Desse modo, a tríade formada a partir de pesquisadores, estudantes e comunidade se transforma em um corpo coletivo de aprendizagens, um tecido no qual o conhecimento se faz prática, a escuta se converte em projeto, e o território deixa de ser apenas espaço para se tornar uma experiência compartilhada na esfera ambiental e urbano-paisagística.
A matriz que embasa a proposta dos diálogos, encontra eco a partir das reflexões e devolutivas do projeto Gramática dos Jardins – a natureza culturalizada (PROARQ-EBA UFRJ), iniciado em 2019 e pelo projeto Paisagens Multifuncionais (EAU UFF), ambos estruturados pelos pesquisadores do Grupo de pesquisas Paisagens Híbridas. Para a primeira percurso dos diálogos latino-americanos, contaremos com contribuição do Professor colombiano César Salazar-Hernández, docente da Pontifícia Universidad Bolivariana de Medellin, Colômbia, cuja trajetória e pesquisa compreende o jardim – e, por extensão, a paisagem – como uma forma de linguagem, uma escrita simbólica e ecológica em que a natureza é continuamente recriada pela cultura sem ignorar o ambiente pré-existente. É essa visão, delicada e potente, que orienta o presente ciclo de encontros, convidando-nos a reconhecer a paisagem como espelho e tradução de nossas próprias formas de habitar o mundo.
Percursos através da paisagem latino-americana: Diálogos Brasil-Colômbia propõe articular ideias que promovam uma confluência de reflexões oriundas desses dois países a partir dos signos culturais e geofísicos do território sul-americano territórios. Sua essência reside no interesse de nutrir um espaço de intercâmbio acadêmico, no qual a riqueza dos contrastes ambientais e a singularidades culturais possam coexistir no intuito de construir pontes para favorecer o fluxo de informações e a trocas de experiências locais específicas diante de horizontes distintivos da América do Sul. O evento que terá três momentos distintos: a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília, a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, em Niterói e a Escola de Belas Artes (Curso de Paisagismo) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que se estabelecem como um palco privilegiado para a compreensão das múltiplas identidades e narrativas que compõem o panorama da paisagem sul-americana.
Em tempos de fragmentação intensificada por disputas políticas, crises econômicas e tensões raciais e étnocas, que geram conflitos e provocam desequilíbrios em múltiplas dimensões no contexto latino-americano, a proposta deste diálogo transnacional se apresenta como um horizonte de possibilidades, um exercício necessário de escuta, um marcador para a (r)econexão e (re)construção de vínculos. Pensar o espaço, neste sentido, é também (re)pensar os modos de convivência, (re)avaliar as formas de ocupação do território e refletir sobre os processos históricos que moldaram – e continuam moldando – as paisagens que habitamos. Projetar o futuro exige, antes de tudo, compreender com sensibilidade e rigor o solo que nos sustenta: um solo marcado por feridas coloniais profundas, desigualdades estruturais persistentes e por uma impressionante vitalidade cultural, que pulsa como força de resistência, (re)invenção e esperança.
¡Entre lo visible y lo sensible, entre el territorio y la imaginación, hay un paisaje que se dibuja en el encuentro! Es en ese paisaje –hecho de culturas, ecologías y proyectos– donde surge la posibilidad de compartir ideas transnacionales a partir de los Recorridos a través del Paisaje Latinoamericano: Diálogos Brasil-Colombia que nos proponemos explorar.
Más que un ciclo de eventos, esta iniciativa es un gesto de aproximación: una travesía entre prácticas, escuelas y modos de ver el mundo, con el respaldo teórico-metodológico de los estudios del paisaje. A través de talleres, mesas redondas y conferencias, que se llevarán a cabo en Brasilia, Niterói y Río de Janeiro durante el mes de noviembre, investigadores, profesores, estudiantes y comunidades tendrán la oportunidad de acceder a formas de concebir el paisaje como un campo vivo de integración entre naturaleza y cultura, ciencia y afecto, proyecto y experiencia.
Recorridos a través del Paisaje Latinoamericano: Diálogos Brasil-Colombia surge a partir de la convicción de que la enseñanza y la investigación se vuelven plenas cuando cruzan los límites de la academia y encuentran la posibilidad de manifestarse en la vida concreta de la sociedad y, así, adquirir forma y contenido en los lugares que esta habita. De este modo, la tríada formada por investigadores, estudiantes y comunidad se transforma en un cuerpo colectivo de aprendizajes, un tejido en el que el conocimiento se hace práctica, la escucha se convierte en proyecto, y el territorio deja de ser solo espacio para transformarse en una experiencia compartida en la esfera ambiental y urbano-paisajística.
La matriz que fundamenta la propuesta de los diálogos se hace eco a partir de las reflexiones y devoluciones del proyecto Gramática de los Jardines – la naturaleza culturalizada (PROARQ-EBA UFRJ), iniciado en 2019, y del proyecto Paisajes Multifuncionales (EAU UFF), ambos estructurados por los investigadores del Grupo de Investigación Paisajes Híbridos. Para el primer recorrido de los diálogos latinoamericanos, contaremos con la contribución del Profesor colombiano César Salazar-Hernández, docente de la Pontificia Universidad Bolivariana de Medellín, Colombia, cuya trayectoria e investigación comprenden el jardín – y, por extensión, el paisaje – como una forma de lenguaje, una escritura simbólica y ecológica en la que la naturaleza es continuamente recreada por la cultura sin ignorar el ambiente preexistente. Es esta visión, delicada y potente, la que orienta el presente ciclo de encuentros, invitándonos a reconocer el paisaje como espejo y traducción de nuestras propias formas de habitar el mundo.
Recorridos a través del Paisaje Latinoamericano: Diálogos Brasil-Colombia propone articular ideas que promuevan una confluencia de reflexiones originarias de estos dos países a partir de los signos culturales y geofísicos de los territorios suramericanos. Su esencia reside en el interés de nutrir un espacio de intercambio académico, en el cual la riqueza de los contrastes ambientales y las singularidades culturales puedan coexistir con el objetivo de construir puentes para favorecer el flujo de informaciones y el intercambio de experiencias locales específicas ante horizontes distintivos de Suramérica. El evento tendrá tres momentos distintos: la Facultad de Arquitectura de la Universidad de Brasília, la Escuela de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad Federal Fluminense, en Niterói, y la Escuela de Bellas Artes (Curso de Paisajismo) de la Universidad Federal de Rio de Janeiro, que se establecen como un escenario privilegiado para la comprensión de las múltiples identidades y narrativas que componen el panorama del paisaje suramericano.
En tiempos de fragmentación intensificada por disputas políticas, crisis económicas y tensiones raciales y étnicas, que generan conflictos y provocan desequilibrios en múltiples dimensiones en el contexto latinoamericano, la propuesta de este diálogo transnacional se presenta como un horizonte de posibilidades, un ejercicio necesario de escucha, un marcador para la (r)econexión y (re)construcción de vínculos. Pensar el espacio, en este sentido, es también (re)pensar los modos de convivencia, (re)evaluar las formas de ocupación del territorio y reflexionar sobre los procesos históricos que moldearon – y continúan moldeando – los paisajes que habitamos. Proyectar el futuro exige, ante todo, comprender con sensibilidad y rigor el suelo que nos sustenta: un suelo marcado por heridas coloniales profundas, desigualdades estructurales persistentes y por una impresionante vitalidad cultural, que pulsa como fuerza de resistencia, (re)invención y esperanza.
ARTICULAR SABERES, FOMENTAR PARCERIAS, CONSOLIDAR COOPERAÇÃO/ARTICULAR SABERES, FOMENTAR ASOCIACIONES, CONSOLIDAR LA COOPERACIÓN
Na Colômbia, experiências como a Estrutura Ecológica Urbana de Medellín e o Programa Integral para el Monitoreo y la Mitigación de la Erosión Costera en el Litoral Antioqueño vêm consolidando modelos inovadores de gestão territorial, combinando conhecimento técnico, planejamento ambiental e envolvimento comunitário. No Brasil, a consolidação de programas de ensino e pesquisa em Paisagismo, Arquitetura da Paisagem e Planejamento Ambiental criam um terreno fértil para o diálogo e a cooperação internacional. Assim, Percursos através da Paisagem latino-americana: Diálogos Brasil-Colômbia, propõe articular saberes e práticas voltados à resiliência urbana, à adaptação climática e à valorização das culturas costeiras, fomentando uma rede de trocas entre universidades, institutos de pesquisa e coletivos locais.
A articulação se fortalece a partir da parceria entre o Grupo Paisagens Híbridas, vinculado à Escola de Belas Artes (EBA) e ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) e a Escuela de Arquitectura y Diseño (Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín – UPB). Essa cooperação acadêmica e cultural vem sendo consolidada por meio de projetos que cruzam fronteiras disciplinares e territoriais, a partir da parceria firmada pelos projetos Gramática dos Jardins – A natureza culturalizada (PROARQ-EBA) e Paisagens Multifuncionais (EAU-UFF), ambos voltados à investigação da paisagem como campo simbólico, ecológico e social.
A partir dessas experiências, o Grupo Paisagens Híbridas e os pesquisadores latino-americanos envolvidos reafirmam o compromisso com uma agenda comum de pesquisa e ação, orientada por princípios de sustentabilidade, inclusão e coautoria territorial. Essa rede de cooperação não apenas amplia as possibilidades de reflexão sobre o papel da paisagem nas transformações urbanas contemporâneas, mas também propõe novas gramáticas de projeto, capazes de integrar o conhecimento técnico e o saber comunitário, a memória e a inovação, o local e o continental. Assim, o diálogo entre Brasil e Colômbia se inscreve como parte de um movimento mais amplo de reconstrução simbólica e ambiental da América Latina, em busca de futuros mais justos, sensíveis e interdependentes.
En Colombia, experiencias como la Estructura Ecológica Urbana de Medellín y el Programa Integral para el Monitoreo y la Mitigación de la Erosión Costera en el Litoral Antioqueño han consolidado modelos innovadores de gestión territorial, combinando conocimiento técnico, planificación ambiental y participación comunitaria. En Brasil, la consolidación de programas de enseñanza e investigación en Arquitectura del Paisaje y Planificación Ambiental crea un terreno fértil para el diálogo y la cooperación internacional. De esta forma, Recorridos a través de los paisajes latinoamericanos: Diálogos Brasil-Colombiapropone articular saberes y prácticas orientadas a la resiliencia urbana, la adaptación climática y la valoración de las culturas costeras, fomentando una red de intercambio entre universidades, institutos de investigación y colectivos locales.
Esta articulación se fortalece a partir de la asociación entre el Grupo Paisagens Híbridas, vinculado a la Escuela de Bellas Artes (EBA) y al Programa de Posgrado en Arquitectura de la Universidad Federal de Río de Janeiro (UFRJ), la Escuela de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad Federal Fluminense (UFF), la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Brasilia (UnB) y la Escuela de Arquitectura y Diseño (Universidad Pontificia Bolivariana de Medellín – UPB). Esta cooperación académica y cultural se viene consolidando a través de proyectos que cruzan fronteras disciplinares y territoriales, a partir de la alianza establecida por los proyectos Gramática dos Jardins – A natureza culturalizada (PROARQ-EBA) y Paisagens Multifuncionais (EAU-UFF), ambos enfocados en la investigación del paisaje como campo simbólico, ecológico y social.
A partir de estas experiencias, el Grupo Paisagens Híbridas y los investigadores latinoamericanos involucrados reafirman su compromiso con una agenda común de investigación y acción, orientada por principios de sostenibilidad, inclusión y coautoría territorial. Esta red de cooperación no solo amplía las posibilidades de reflexión sobre el papel del paisaje en las transformaciones urbanas contemporáneas, sino que también propone nuevas gramáticas de proyecto, capaces de integrar el conocimiento técnico y el saber comunitario, la memoria y la innovación, lo local y lo continental. Así, el diálogo entre Brasil y Colombia se inscribe como parte de un movimiento más amplio de reconstrucción simbólica y ambiental de América Latina, en búsqueda de futuros más justos, sensibles e interdependientes.
PROGRAMAÇÃO – BRASÍLIA | NITERÓI | RIO DE JANEIRO
BRASÍLIA
04-NOV
FAU
Unb
PAISAGISMO E ECOLOGIA NAS PERIFERIAS | PAISAJISMO Y ECOLOGÍA EN LAS PERIFERIAS
9h00
Perspectiva paisajistica de la estructura ecológica de Medellín FAU/UPB –
Universidade Pontificia Bolivariana
Prof. Me. César Salazar-Hernández
Grupo Periféricos FAU UnB
Profa. Vânia Teles Loureiro
Prof. Leandro Cruz
Mediação
Profa. Aline Zim
Local: Auditório Jayme Golubov
12h00
INTERVALO
14h30
OFICINA TEMÁTICA | TALLER TEMÁTICO
Prof. César Salazar-Hernández
Profa. Aline Zim
17h00
ENCERRAMENTO | CLAUSURA
Relançamento do livro A paisagem da orla rural-urbana: parte alta da comuna 8 de Medellín (César Augusto Salazar-Hernández, Luis Guillermo Sañudo Vélez e
Rubens de Andrade).
NITERÓI
06-NOV
EAU
UFF
GESTÃO INTEGRADA DA ZONA COSTEIRA: METODOLOGIAS DE
PROJETOS E PRÁTICAS APLICADAS AO TERRITÓRIO | GESTIÓN INTEGRADA DE LA ZONA
COSTERA: METODOLOGÍAS DE PROYECTOS Y PRÁCTICAS APLICADAS AL TERRITORIO
09h00
OFICINA TEMÁTICA | TALLER TEMÁTICO
O Paisagismo em territórios litorâneos: Colômbia | El Paisajismo en territorios litorales: Colombia
César Salazar-Hernández
12h00
INTERVALO
14h00
MESA DE DIÁLOGOS
Projetos conceituais de paisagismo para uma ocupação sustentável do litoral de Antioquia | Proyectos conceptuales de paisajismo para una ocupación sostenible del litoral de Antioquia
Prof. César Salazar-Hernández
Prof. Sérgio Barros
Prof. Félix Carrielo
Mediação
Prof. Flavia Braga
Local: Auditório do Chalé
RIO DE JANEIRO
12-NOV
EBA
UFRJ
CRITÉRIOS PARA PROJETO PAISAGÍSTICO COSTEIRO: PRÁTICAS
COLABORATIVAS E PARTICIPAÇÃO | CRITERIOS PARA PROYECTO PAISAJÍSTICO
COSTERO: PRÁCTICAS COLABORATIVAS Y PARTICIPACIÓN
10h00
MESA DE DIÁLOGOS
Parque da planície aluvial de Puerto Girón: um cais de cores ancestrais | Parque de la llanura aluvial de Puerto Girón: un muelle de colores ancestrales
Prof. César Salazar-Hernández
Prof. Rubens de Andrade
Local: Auditório do Proarq, Sala 445
12h00
INTERVALO
14h00
OFICINA TEMÁTICA | TALLER TEMÁTICO
Projeto paisagístico considerando a participação cidadã e a adaptação climática | Proyecto paisajístico considerando la participación ciudadana y la adaptación climática
César Salazar-Hernández
Local: EBA - Sala 603
PESQUISADORES
![]() | ALINE ZIM Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - FAU Unb. Arquiteta Urbanista (Universidade Federal de Santa Catarina), Doutora em Arquitetura e Urbanismo (Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Teoria, História e Crítica, na linha de Estética, Hermenêutica e Semiótica (PPFAU Unb). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em Educação, Arte e Comunicação. |
![]() | CÉSAR SALAZAR-HERNÁNDEZ Arquiteto (UNAL-Colombia), Mestre em Paisagem, Meio Ambiente e Cidade (UNLP-Argentina) e Doutorando em Ciências do Mar (UdeA-Colombia). Pesquisador dos padrões de configuração da paisagem urbano-rural e costeira, bem como de modelos de intervenção na paisagem para articular a estrutura ecológica e a forma urbana. Coordenador e participante da formulação de planos de gestão e planos diretores de desenvolvimento urbano-arquitetônico. Consultor para o diagnóstico, formulação, monitoramento e avaliação de planos de desenvolvimento e planejamento territorial. Projetista de espaços públicos em áreas de interesse ambiental e paisagístico. Orientador docente em processos de projeto participativo com comunidades locais e professor universitário da Universidade Pontifícia Bolivariana (Medellín – Colombia) nas áreas de pesquisa, planejamento urbano, projeto urbano-paisagístico e gestão do planejamento territorial desde o 2012 até a atualidade. Professor visitante em outras universidades na Colômbia e no exterior. |
![]() | FLAVIA BRAGA Docente da Universidade Deferal Fluminens - Escola de Arquitetura e Urbanismo - EAU UFF, Paisagista (Escola de Belas Artes - UFRJ), Arquiteta e Urbanista (Instituto Metodista Bennett), Mestra em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ-FAU UFRJ), Doutora em Urbanismo (Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PROURB-FAU UFRJ). |
![]() | FÉLIX CARRIELLO Docente do Departamento de Análise Geoambiental do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense. Docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal Fluminense). Arquiteto Urbanista (Universidade Federal Fluminense), Mestre em Sensoriamento Remoto (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciaise) Doutor em Geografia (Universidade Federal Fluminense). Atua com a Dinâmica do uso e cobertura do solo, atuando no campo do sensoriamento remoto, Planejamento Ambiental, Geoprocessamento, Urbanização e Desflorestamento. |
![]() | LEANDRO CRUZ Docente da Universidade de Brasília - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Doutor e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UnB). Pós-doutor na Université Catholique de Louvain. Atua em atividades de pesquisa e ensino no campo da História, Teoria e Crítica de Arquitetura e Urbanismo. Membro dos grupos de pesquisa Cidades Possíveis e TOPOS (FAU UnB) e Lugar Comum (FAUFBA). |
![]() | RUBENS DE ANDRADE Professor Associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Curso de História da Arte e Paisagismo da Escola de Belas Artes e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ-FAU UFRJ. Paisagista (Escola de Belas Artes - EBA UFRJ), Mestre em Arquitetura (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ-FAU UFRJ). Doutor em Planejamento Urbano e Regional (Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional – IPPUR UFRJ). Líder no CNPq do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbirdas – GPPH-EBA UFRJ, Pesquisador do Grupo de Pesquisa História do Paisagismo – EBA UFRJ. |
![]() | SÉRGIO BARROS Docente da Universidade Federal Fluminense UFF (Departamento de Análise Geoambiental no Instituto de Geociências). Economista, Mestre em Ciência Ambiental na área de Gestão Ambiental pela UFF; Doutor em Geografia (UFF). Pós-doutor em Sistemas de Gestão Ambiental pela UFF e Bolsista FAPERJ. Áreas de atuação acadêmica: Ordenamento Territorial e Planejamento Ambiental, Gestão Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Avaliação Ambiental Estratégica e Economia Azul, sendo essas temáticas aplicadas aos ambientes costeiros. |
![]() | VÂNIA TELES LOUREIRO Docente da Faculdade de Arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília - Faculdade de Arquitetura e urbanismo. Doutora em Arquitetura e Urbanismo (Universidade de Brasília, Mestra pela Universidade da Beira Interior. Coordenadora de Extensão da FAU/UnB e coordena Projetos de Extensão vinculados ao Grupo de Pesquisa e Extensão "Periférico, trabalhos emergentes" (CNPq). Vice-líder do Grupo de Pesquisa "Periférico, trabalhos emergentes", membro do grupo "DIMPU" e "O Poder do Espaço: Variáveis Espaciais em Casas Legislativas" (Câmara dos Deputados). Subcoordenadora dos laboratórios Periférico, Assessoria Sociotécnica e Configarq (FAU UnB). |
CRÉDITOS
Realização
Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas - EBA - PROARQ/UFRJ
Grupo de Pesquisa em Arquitetura, urbanismo e paisagem - EAD UPB
Coordenação Geral
Profa. Dra. Aline Zim - FAU UnB
Profa. Dra. Flavia Braga - EAU UFF
Prof. Dr. Rubens de Andrade - EBA-PROARQ UFRJ
Parcerias
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU UnB
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ UFRJ
Escola de Arquitetura Urbanismo - EAU UFF
Programa de Pós-Graduação Arquitetura Urbanismo - PPGAU UFF
Escuela de Arquitectura y Diseño - Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín - EAD UPB
Curso de Paisagismo – EBA UFRJ
Grupo Periféricos – FAU UnB
Apoio
Beatriz Guimarães Colli - Graduanda do Curso dePaisagismo – EBA UFRJ
Júlia Nery Silva - Graduanda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU UnB
Larissa Salles - Graduanda do Curso de Paisagismo – EBA UFRJ
Luisa Gonçalves- Graduanda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU Unb
Marinna Vezula Porto Rodrigues - Graduanda do Curso de Paisagismo – EBA UFRJ
Matheus Ferreira Cruz - Graduando da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU UnB
Sâmela Ester Lopes Dias - Graduanda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU UnB
Sanny Alcântara – Bolsista de Extensão - EAU UFF
Victória Beatriz Silva Gonçalves – Bolsista de Extensão - EAU UFF



Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Escola de Belas Artes (História da Arte e Paisagismo) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – ProArq/UFRJ, Paisagista (EBA/UFRJ), Mestre em Arquitetura (ProArq –FAU/UFRJ) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo (Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional-IPPUR/UFRJ). Líder no CNPq do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas – GPPH-EBA/UFRJ.
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