Curso Online | Arte pública
Prof. Ms. Thiago Fernandes
Período | 10, 11, 12 e 13 de fevereiro de 2025 | 20h – 22h
O curso aborda variadas manifestações da arte pública, como instalações, performances, lambe-lambes, ocupações e ações participativas, com ênfase nos séculos XX e XXI. Serão analisados trabalhos de artistas nacionais e internacionais, relacionando a arte pública a questões como conflitos urbanos, controle e privatização de espaços públicos, modernização das cidades, ditadura, redemocratização e relações corpo-a-corpo no espaço urbano.
Aula 1: Arte pública e zona autônoma temporária | 10/02
Diferentes perspectivas sobre o conceito de arte pública; monumento, contramonumento e efemeridade; arte pública a favor do dissenso; a ideia de zona autônoma temporária.
Aula 2: Corpo e cidade | 11/02
Relações entre a modernização das cidades e o controle dos corpos; ações promovidas pelos dadaístas, surrealistas, situacionistas e seus desdobramentos na arte da performance; o carnaval e a cultura popular como resistência às normatizações.
Aula 3: Entre a ditadura e a cidade lúdica | 12/02
Arte pública na ditadura militar brasileira; interseção entre as instituições de arte e os espaços públicos; projetos inovadores do crítico Frederico Morais nos anos 1960 e 1970.
Aula 4: Mídia tática e imagens em trânsito | 13/02
O conceito de mídia tática e suas origens na cena punk; a lógica “faça-você-mesmo” na arte contemporânea; desdobramentos imagéticos de intervenções efêmeras na cidade; arte pública na era das redes sociais.
Referências:
ABREU, José Guilherme. A arte pública como meio de interacção social: da participação cívica ao envolvimento comunitário. In: International Conference Public Art: Place, Context, Participation, Santo Tirso, 2015.
BEY, Hakim. TAZ: zona autônoma temporária. São Paulo: Conrad, 2001.
CAMPBELL, Brígida. Arte para uma cidade sensível. São Paulo: Invisíveis Produções, 2015.
COLETIVO 28 DE MAIO, O que é uma ação estético-política? (um contramanifesto). In: Vazantes, n. 1, 2017.
DEUTSCHE, Rosalyn. Agorafobia. In: Arte & Ensaios, n. 36, 2018.
FABRIS, Annateresa. Fragmentos urbanos: representações culturais. São Paulo: Studio Nobel, 2000.
GOGAN, Jessica; MORAIS, Frederico. Domingos da criação: uma coleção poética do experimental em arte e educação. Rio de Janeiro: Instituto Mesa, 2017.
JACQUES, Paola Berenstein. Notas sobre espaço público e imagens da cidade. In: Arquitextos, n. 110.02, 2009.
JACQUES, Paola Berenstein. Corpografias urbanas. Arquitextos, n. 093.07, 2008.
JACQUES, Paola Berenstein. Errâncias urbanas: a arte de andar pela cidade. In: ArqTexto, n. 7, 2005.
KUNSCH, Graziela; MONACHESI, Juliana. Uma (in)definição para a arte pública. In: Urbânia, n. 2. 2002.
MORAIS, Frederico. Contra a arte afluente: o corpo é o motor da “obra”. In: Revista de Cultura Vozes, vol.1, n. 64, 1970.
PIRES, Ericson. Cidade ocupada. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental / Ed. 34, 2005.
REZENDE, Renato; SCOVINO, Felipe. Coletivos. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2010.
ROSAS, Ricardo; WELLS, Tatiana. Que venha a mídia tática! In: Rizoma, 2003.
ROSAS, Ricardo. Notas sobre o coletivismo artístico no Brasil. In: RUA, v. 12, n. 1, 2015.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2020.
SENNETT, Richard. Carne e pedra. Rio de Janeiro: BestBolso, 2014.
SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
Thiago Fernandes é historiador da arte, com atuação nos campos da crítica, curadoria e docência; doutorando em artes visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa; pesquisador na galeria Flexa; autor do livro “A presença da imagem” (editora Paisagens Híbridas, 2022), coautor do e-book e projeto virtual “Cildo Meireles – Obscura luz, 40 anos” (Caju, 2023), entre outros; possui textos publicados em diferentes revistas culturais, como seLecT, Dasartes e Caju, além de ser autor do blog Nuvem; realizou curadoria de exposições no Museu de Arte do Rio, Paço Imperial, Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, Centro Cultural Light, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, entre outros espaços; como professor, atuou nos cursos de graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ e lecionou cursos livres na Pinacoteca de São Paulo, Casa do Saber e outras instituições; pesquisa interseções entre arte, cidade e espaços expositivos nas décadas de 1990 e 2000.
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