Arte pública | Curso online

Curso Online | Arte pública
Prof. Ms. Thiago Fernandes
Período | 10, 11, 12 e 13 de fevereiro de 2025 | 20h – 22h

O curso aborda variadas manifestações da arte pública, como instalações, performances, lambe-lambes, ocupações e ações participativas, com ênfase nos séculos XX e XXI. Serão analisados trabalhos de artistas nacionais e internacionais, relacionando a arte pública a questões como conflitos urbanos, controle e privatização de espaços públicos, modernização das cidades, ditadura, redemocratização e relações corpo-a-corpo no espaço urbano.

Aula 1: Arte pública e zona autônoma temporária | 10/02

Diferentes perspectivas sobre o conceito de arte pública; monumento, contramonumento e efemeridade; arte pública a favor do dissenso; a ideia de zona autônoma temporária.

Aula 2: Corpo e cidade | 11/02

Relações entre a modernização das cidades e o controle dos corpos; ações promovidas pelos dadaístas, surrealistas, situacionistas e seus desdobramentos na arte da performance; o carnaval e a cultura popular como resistência às normatizações.

Aula 3: Entre a ditadura e a cidade lúdica | 12/02

Arte pública na ditadura militar brasileira; interseção entre as instituições de arte e os espaços públicos; projetos inovadores do crítico Frederico Morais nos anos 1960 e 1970. 

Aula 4: Mídia tática e imagens em trânsito | 13/02

O conceito de mídia tática e suas origens na cena punk; a lógica “faça-você-mesmo” na arte contemporânea; desdobramentos imagéticos de intervenções efêmeras na cidade; arte pública na era das redes sociais.

Referências:

ABREU, José Guilherme. A arte pública como meio de interacção social: da participação cívica ao envolvimento comunitário. In: International Conference Public Art: Place, Context, Participation, Santo Tirso, 2015.

BEY, Hakim. TAZ: zona autônoma temporária. São Paulo: Conrad, 2001.

CAMPBELL, Brígida. Arte para uma cidade sensível. São Paulo: Invisíveis Produções, 2015. 

COLETIVO 28 DE MAIO, O que é uma ação estético-política? (um contramanifesto). In: Vazantes, n. 1, 2017.

DEUTSCHE, Rosalyn. Agorafobia. In: Arte & Ensaios, n. 36, 2018.

FABRIS, Annateresa. Fragmentos urbanos: representações culturais. São Paulo: Studio Nobel, 2000.

GOGAN, Jessica; MORAIS, Frederico. Domingos da criação: uma coleção poética do experimental em arte e educação. Rio de Janeiro: Instituto Mesa, 2017.

JACQUES, Paola Berenstein. Notas sobre espaço público e imagens da cidade. In: Arquitextos, n. 110.02, 2009.

JACQUES, Paola Berenstein. Corpografias urbanas. Arquitextos, n. 093.07, 2008.

JACQUES, Paola Berenstein. Errâncias urbanas: a arte de andar pela cidade. In: ArqTexto, n. 7, 2005.

KUNSCH, Graziela; MONACHESI, Juliana. Uma (in)definição para a arte pública. In: Urbânia, n. 2.  2002.

MORAIS, Frederico. Contra a arte afluente: o corpo é o motor da “obra”. In: Revista de Cultura Vozes, vol.1, n. 64, 1970.

PIRES, Ericson. Cidade ocupada. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental / Ed. 34, 2005.

REZENDE, Renato; SCOVINO, Felipe. Coletivos. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2010.

ROSAS, Ricardo; WELLS, Tatiana. Que venha a mídia tática! In: Rizoma, 2003.

ROSAS, Ricardo. Notas sobre o coletivismo artístico no Brasil. In: RUA, v. 12, n. 1, 2015.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2020.

SENNETT, Richard. Carne e pedra. Rio de Janeiro: BestBolso, 2014.

SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

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