Critica de Arte | Curso online

Curso Online | Crítica de Arte: teoria e práxis
Prof. Ms. Thiago Fernandes
Período | Terça -feira, 06, 13, 20 e 27 de Junho de 2023 | 19h30

A PROPOSTA

Crítica é muito mais do que descrição ou julgamento. Um texto crítico deve ir além do que um trabalho artístico ou exposição apresenta em sua visualidade imediata, tornando visível para quem o lê aspectos salientados pela interpretação de quem escreve. Embora subjetiva, a interpretação do crítico deve ser coerente e fazer sentido para o leitor, cujas emoções e empatia diante da obra ou exposição são estimuladas por meio do texto.

O crítico, portanto, direciona a percepção do público e o convida a prestar atenção em detalhes especiais. Considerando essas questões, o curso oferece ferramentas que podem ajudar a quem deseja escrever sobre arte ou apenas se aprofundar na história e nos fundamentos da crítica. O curso apresenta alguns métodos de escrita sobre arte, o desenvolvimento histórico da crítica e almeja impulsionar reflexões sobre trabalhos artísticos e exposições.

SOBRE AS ABORDAGENS

O primeiro encontro, em linhas gerais, evidenciará as funções dos escritos sobre arte desde a Renascença até a atualidade. Serão destacadas as relevantes transformações ocorridas a partir da consolidação da Estética como um campo do conhecimento e, ainda, o surgimento dos salões de arte e da Crítica de arte, que dispõem trabalhos artísticos à opinião pública. As questões que passam a ser enfrentadas pela Estética e pela Crítica no contexto da arte contemporânea também têm valor nesse discussão.

O segundo momento do curso aponta para os pioneiros da crítica de arte no Brasil, fechando o conteúdo histórico do curso. O arco de questões voltadas à noção de “obra aberta”, pauta bastante significativa para a interpretação de obras de arte na contemporaneidade, tem lugar de destaque nessa discussão. Coletivamente, buscaremos observar imagens de trabalhos artísticos e construir interpretações para os mesmos. Discutiremos sobre os princípios da retórica e vamos observar como eles aparecem em alguns pequenos parágrafos dos textos críticos selecionados.

A terceira aula será dedicada as questões técnicas e processos de escrita. Começaremos destacando noções fundamentais para a construção de um texto crítico, aquilo que não pode ser esquecido e o que deve ser evitado. Veremos três possíveis etapas da construção de um texto sobre arte: a descrição daquilo que é visto ou que se sabe sobre a obra (tema, técnica, forma e contexto), a interpretação daquilo que foi descrito e a avaliação. Pequenos parágrafos de textos críticos serão “dissecados” para que possamos analisar cuidadosamente o modo como são construídos.

A quarta e última aula será dedicada a algumas metodologias que são utilizadas tanto pela História da arte como pela Crítica de Arte: a crítica formalista, que toma a forma da obra de arte como objeto de atenção; a iconologia, que se dedica à interpretação das imagens; e a crítica de caráter sociológico, que interpreta a obra de arte de acordo com seu contexto social, cultural e tecnológico. Serão destacados os possíveis usos de cada uma dessas linhas de pensamento, mas também seus perigos e limitações. Assim como na aula anterior, vamos analisar alguns pequenos parágrafos de textos nos quais as metodologias mencionadas podem ser percebidas.

A PROPOSTA

Aulas expositivas e interativas com apresentação do desenvolvimento histórico dos escritos sobre arte e dos principais processos de escrita de um texto crítico

Análises crítica de imagens

Indicação de textos críticos e leitura em aula de pequenos trechos de textos que poderão aproximar os participantes das diferentes abordagens possíveis sobre objetos artísticos e exposições.

Ao final de cada aula será sugerida uma tarefa (cuja realização é opcional) de leitura ou de escrita.

Os exercícios de escrita deverão ser entregues pelo Google Classroom e serão revisados pelo professor.

PROGRAMA

Sessão 1 | 06-06

História da arte e crítica da arte
Atividades
Para quê serve a crítica?

O desenvolvimento da estética e da escrita
sobre arte.

Os salões de arte, a esfera pública e o surgimento da crítica.
Aula expositiva (2h30)

Atividade assíncrona:
Tarefa 1
Programa de Leitura de 2 textos.
Sessão 2 | 13-06

Encarando a obra de arte
A gênese da crítica no Brasil.

A noção de obra aberta.

Pilares de um texto crítico.
Aula expositiva (2h30)

Atividade assíncrona:
Tarefa 2
Escrita de texto sobre imagens apresentadas na Sessão de Aula.



Sessão 3 | 20-06

Questões técnicas e processos de escrita
Descrever.

Interpretar.

Julgar.
Aula expositiva (2h30)

Atividade assíncrona:
Tarefa 3
Escrita de texto sobre uma obra de livre escolha.
Sessão 4 | 27-06

Possíveis abordagens e metodologias na crítica
Crítica e forma.

Crítica e imagem.

Crítica, sociedade e tecnologias.
Aula expositiva (2h30)

Atividade assíncrona:
Tarefa 4
Escrita de um pequeno texto sobre uma obra de livre escolha utilizando uma das metodologias apresentadas na última aula.

INFORMAÇÕES

Investimento: R$ 300,00

Período de Inscrição:
10 de maio a 31 de maio de 2023 

Confirmação da inscrição:
até 31 de maio a 03 de junho de 2023.

Período de efetivação da inscrição:
01 a 05 de abril de 2023
(O acesso para pagamento on line estará disponível entre 31 de maio e 03 de junho)

O Curso será efetivado com o mínimo de 10 inscritos  efetivados até o dia 31 de março de 2023.

Serão conferidos Certificados mediante a 75% de frequência Serão ofertadas 2 bolsas de 50%. Os interessados deverão encaminhar carta de intenção, justificando seu interesse pelo curso e currículo para o e-mail: cursos.paisagenshibridas@gmail.com até 25 de maio. Os selecionados serão contactados via.

INSCRIÇÕES

Via Sympla (acesse aqui)

REFERÊNCIAS

ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa: Estampa, 1988.

BARRETT, Terry. A crítica de arte (3ª ed.). Porto Alegre: AMGH, 2014.

BAZIN, Germain. História da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2016.

DUARTE, Rodrigo (org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Autêntica: Crisalida, 2013.

ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1971.

FERREIRA, Glória (Org.). Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: FURNARTE, 2006.

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (Orgs.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

OSORIO, Luiz Camillo. Razões da crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

VENTURI, Lionello. História da crítica de arte. Lisboa: Edições 70, 1988.

Textos críticos selecionados

CARDOSO, Rafael. Anita Malfatti, O homem amarelo In: CARDOSO, Rafael. A arte brasileira em 25 quadros. Rio de Janeiro: Record, 2008.

DINIZ, Clarissa. Marcela Cantuária: “doe a quem doer” In: Revista Arte! Brasileiros, 2019. Acesse o Link

MUNIZ, Leandro. Jaider Esbell e a sobreposição de mundos In: Revista seLecT, 2021. Acesso o link

NAME, Daniela. Falta queer em Queermuseu In: Revista Caju, 2018. https://revistacaju.com.br/2018/08/19/falta-queer-em-queermuseu/

NAME, Daniela. “Bandeira brasileira” no MAM In: Revista Caju, 2021. Acesse o Link

NAME, Daniela. Mulambo e as imagens feitas para brilhar In: Revista Caju, 2021.

MONACHESI, Juliana. Geometrias sagradas In: Revista seLecT, 2021. https://select.art.br/geometrias-sagradas/

OSÓRIO, Luiz Camillo. Ione Saldanha: o tempo e a cor [catálogo de exposição com fortuna crítica]. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2012.

PEDROSA, Mário. As tendências sociais da arte e Kathe Kollwitz In: MAMMI, Lorenzo (ed.), Mário Pedrosa: Arte. Ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

QUINTELLA, Pollyana. Dom Pedro I sitiado: contrausos para a primeira escultura pública do Brasil In: Revista Palavra Solta, 2020. Acesso o link:

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