Curso de Paisagismo | Projeto

Carga horária: 30 h/teórica e 90 h/prática | Créditos: 03
Código da disciplina: BAA 331 |Código da Turma: 4501

EMENTA

O ambiente e a paisagem urbana: Conceituação, métodos e técnicas de análise da paisagem e do espaço urbano. Agentes de transformação ambiental. Morfologia urbana. Introdução ao estudo do bioclimatismo aplicado ao espaço urbano. Arborização urbana. Projeto Paisagístico de espaço de uso semi-público.

Desenvolvimento de projeto paisagístico sob a orientação do professor; aulas externas: visitas acompanhadas do professor (hortos, praças, parques etc.); Exercícios práticos, modelagem de maquetes, esboços. Desenvolvimento de projeto gráfico (computador) sob a orientação do professor.

EMENTA

LEVANTAMENTOS DE DADOS E CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA E DO ENTORNO:

LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO – corresponde a uma detalhada avaliação da área a ser trabalhada;

AVALIAÇÃO DA POPULAÇÃO – Compreender os anseios e as necessidades dos usuários e analisar dados socioeconômicos;

ANÁLISE DOS ELEMENTOS AMBIENTAIS – levantamento da vegetação existente, ventos, insolação, solo, elementos naturais, como nascentes, lençol freático, córregos ou lago, etc.;

ANÁLISE DE INFRAESTRUTURA URBANA – observar a existências de instalações de infraestrutura, como rede distribuidora energia elétrica, rede de abastecimento de água potável, rede coletora de esgoto ou fossas, rede de telefonia e rede coletora de águas pluviais;

ESTUDOS DE CASOS – pesquisa de projetos de paisagismo referenciais, para serem estudados e debatidos em seminário;

ESTUDO PRELIMINAR – desenvolvido através das seguintes etapas:

Levantamento de dados e caracterização da área e do entorno;

Aspectos socioculturais do lugar;

Programa de necessidades;

Conceito do projeto;

Zoneamento espacial.

PROPOSTA CONCEITUAL:

DIRETRIZES CONCEITUAIS – ZONEAMENTO ESPACIAL – intenções e soluções projetuais paisagísticas;

ESTUDOS PARA O ANTEPROJETO – adaptação da proposta à área de intervenção, fase de depuração do zoneamento, na qual o tratamento dos elementos vegetais e construídos ganha definição, apontando a primeiras soluções.

ANTEPROJETO:

CARACTERÍSTICAS E PERSONALIDADE DO PROJETO – soluções definitivas em termos formais, estéticos e funcionais, as circulações e os equipamentos a partir do estudo preliminar, representados através de planta baixa, implantação, perfil do terreno da área de intervenção, vistas, perspectivas.

SOLUÇÕES ESTRUTURAIS – materiais e os elementos construídos, especificados através de representação gráfica e legendas.

TABELA BOTÂNICA – Seleção de espécies vegetais e composição com a vegetação.

MEMORIAL DESCRITIVO DO ANTEPROJETO – O memorial apresentará a reunião de informações detalhadas no estudo preliminar, bem como no anteprojeto, descrevendo e justificando as escolhas projetuais.

METODOLOGIA

Desenvolvimento do projeto paisagístico assistido por assessoramentos individual e em grupo, auxiliado por aulas expositivas, seminários, leitura e discussão de textos abordando conceitos e teorias para dar embasamento na elaboração, além de apresentar referências projetuais para debate de conteúdos e linguagens. Serão ministrados três tipos de aula que deverão se complementar no decorrer do semestre:

Aula expositiva – As aulas teóricas ministradas pela professora;

Visitas de campo;

Aula prática e seminários – Compreende a realização de discussões e assessoramentos.

AVALIAÇÃO

A avaliação será desenvolvida durante todo o semestre, segundo os seguintes critérios:

Pontualidade na entrega e apresentação dos trabalhos; Interesse e participação efetiva em aula; Domínio e postura crítica com relação aos conteúdos desenvolvidos; Disciplina nas atividades de trabalho do semestre; Acompanhamento nas orientações para o desenvolvimento dos trabalhos propostos; Destreza na formulação de soluções projetuais; Domínio e entendimento da metodologia projetual; Comunicação verbal e capacidade de síntese nas apresentações; Acabamento da apresentação do trabalho final.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

11/07 - Orientação para o Projeto paisagístico
14/07 - Entrega do trabalho final – Anteprojeto + memorial descritivo

REFERÊNCIAS

ABBUD, Benedito. Criando Paisagens: Guia de Trabalho em Arquitetura Paisagística. Senac. São Paulo, 2010. CHACEL, Fernando. Paisagismo e ecogênese. Rio de Janeiro: Fraiha, 2001.

LEENHARDT, Jacques (Org.). Nos jardins de Burle Marx. São Paulo: Perspectiva, 2010.

LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras: Manual de Identificação e Cultivo, V. I, São Paulo, Ed. Plantarum. 2014 LORENZI, Harri. Plantas Ornamentais no Brasil. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2001.

LORENZI, H.; SOUZA, H.M.; CERQUEIRA; L.S.C.; COSTA, J.T.M.; FERREIRA, E. Palmeiras Brasileiras e Exóticas Cultivadas. Nova Odessa. Plantarum, 2004.

WATERMAN, Tim. Fundamentos do paisagismo. Porto Alegre: Bookman, 2010.

FERREIRA, Alda de A. A permanência da paisagem: os princípios do projeto paisagístico de Haruyoshi Ono. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano. Universidade Federal de Pernambuco, 2012.

BARRA, E.; TANGARI, V.; SCHLEE, M.; BATISTA, M. A vegetação nativa no planejamento e no projeto paisagístico. Rio de Janeiro: Rio Books, 2015.

MAGALHÃES, Manuela Raposo. A arquitectura paisagista: morfologia e complexidade. Lisboa: Estampa, 2001.

MASCARÓ, Juan Luis. Infraestrutura da Paisagem. Porto Alegre: Masquatro, 2008.

Vegetação Urbana. Porto Alegre: Ed. Masquatro, 2010.