Paisagem e gênero | dia 08 de março

Dia 08 de março de 2023

Neste dia 08 de março de 2023, é importante lembrarmos de todas as questões que atravessam os corpos femininos. Os direitos à cidade e à paisagem estão longe de serem igualitários entre os diferentes gêneros, raças e condições sociais.As mulheres e todos os gêneros que perpassam pelo feminino vivem diariamente a subordinação dos seus corpos a um sistema opressor de poder e subordinação social, racial e espacial. Mulheres trans, mulheres negras, trabalhadoras não remuneradas e não resguardadas pelas leis tem seus espaços restritos na paisagem. Não podemos nos dar ao luxo de lutar para um grupo apenas. É preciso estarmos atentas, atentos, para as encruzilhadas que nos detém e para os atravessamentos que nos movem, nos impulsionam a buscar um mundo mais justo,  mais igualitário, de corpos livres, fortes e acima de tudo, femininos e feministas! 

O binômio paisagem e gênero é um dos temas emergentes do PH. Em 2019, o grupo Paisagens Híbridas organizou a primeira edição do Seminário Paisagem e gênero: estratégias identitárias e subjetivação de corpos, entre Belém e Rio de Janeiro. Diana Alberto, Aldones Nino e Rubens de Andrade propuseram uma pauta de conversações que trouxeram demandas de enfrentamento desse tema não somente no ambiente acadêmico, como também, destacaram o seu maior trânsito nas diferentes esferas da sociedade, atualizando a discussão e indicando outras esferas de questionamentos. 

A publicação abaixo registra em forma de livro a produção do Paisagem e Gênero Belém/Rio de Janeiro. Foi um debate rico entre acadêmicos, artistas e profissionais, no qual eu também participei. Parabéns PH por mais esse grande encontro! Em breve teremos novas edições do Paisagem e Gênero, aguardem! 

Veja detalhes do evento e informações sobre o livro na Livraria PH

Aline Zim 
Arquiteta Urbanista | Pesquisadora do Paisagens Híbridas

Publicações Paisagens Híbridas