DOSSIÊ PAISAGEM E FILOSOFIA

CHAMADA PARA ARTIGOS | CALL FOR PAPERS | LLAMADA DOSSIER

A revista Paisagens Híbridas está reunindo artigos para o dossiê Filosofia e paisagem, cuja referência primeira é o ensaio Philosophie der Landschaft [Filosofia da Paisagem, 1913], do sociólogo e filósofo alemão Georg Simmel, que de certa forma converteu a paisagem em um problema filosófico.

A partir de Simmel o território reflexivo sobre a paisagem se ampliou e as discussões que transitavam no campo disciplinar da Filosofia e da Estética alçaram um patamar que, entre outros ganhos, aponta para um comprometimento epistemológico potencializado no surgimento de abordagens teóricas e conceituais distintivas.

Nesse sentido, os estudos de Joachim Ritter (1963), Anne Cauquelin (2000) e Paolo D’Angelo (2010) são centrais, sobretudo por complementar o escrito simmeliano ao introduzir a perspectiva histórica do problema filosófico da paisagem. Ainda são luminosos os trabalhos de Augustin Berque (2008) que diferencia, em termos linguísticos e sensíveis, às sociedades com pensamento paisageiro daquelas com pensamento da paisagem, bem como a contribuição polêmica de Alain Roger (1997), para quem a paisagem se vincula exclusiva e ontologicamente à dimensão estética.

Na América Latina, a filosofia e a estética da paisagem são assuntos que têm chamado a atenção direta e indiretamente de muitos(as) pesquisadores(as). Disso resultou a estruturação do presente dossiê voltado a publicar artigos originais que perfilem alguns dos aspectos:

i) o que são a paisagem e o jardim filosófica e epistemologicamente falando?

ii) o que seria a arte da paisagem e do jardim em termos estéticos?

iii) quais questões emergem no âmbito do sensível a distinção entre natureza e paisagem?

iv) como os(as) artistas definem em seus trabalhos a paisagem e o jardim?

Serão bem-vindas as contribuições de estética aplicada, isto é, a análise dos trabalhos de certo(a) artista e seus desdobramentos na conceituação íntima de paisagem e jardim. Dada a amplitude temática do dossiê, não há uma cronologia específica de abordagem. A data limite de envio dos artigos é 31 de julho de 2022, com perspectiva de publicação para o fim de dezembro de 2022. 

Esdras Arraes | Coordenador


The Brazilian journal Paisagens Híbridas is gathering papers to dossier Landscape and Philosophy, whom first reference is the article of German sociologist and philosopher Georg Simmel intitled Philosophie der Landschaft [Philosophy of landscape, 1913], which in some way has converted landscape into a philosophical problem. 

From Simmel, the thought about landscape has widened, and the discussion, that circulated in disciplinary field of Philosophy and Aesthetics, has achieved a new level, for it points out toward an epistemological commitment potentialized in the emergency of distinctives theorical and conceptual approaches.

In this aspect, the studies of Joachim Ritter (1963), Anne Cauquelin (2000) and Paolo D’Angelo (2010) are centrals, above all for complementing the simmelian writings by introducing historical perspective within landscape’s philosophical problem.  The work of Augustin Berque is also luminous because it distinguishes, in linguistics and sensitives terms, the societies with landscape thoughts of those one with landscape thinking. As well as the controversial contribution of Alain Roger, for who the landscape binds exclusive and ontologically to aesthetical dimension. 

In Latin America, the philosophy and aesthetics of landscape are subject matters that have drawn the attention of many researchers. This resulted in the structuring of this dossier aimed to publish original papers which weave some these aspects:

i) What are landscape and garden in philosophical and epistemological terms?

ii) What would be art of landscape and garden in aesthetical approach?

iii) Which questions emerge through the distinction between nature and landscape?

iv) How the artists themselves define the landscape and the garden in their works?

It will be welcome contributions in applied aesthetics, that is to say, the critical analyses of artwork of some specific artist and its articulation on intimate concept of landscape and garden. Given the dossier’s thematic broadness, there is not a specific chronological clipping. The deadline for receiving papers is 31 august 2022, with publication perspective in December 2022.


La revista Paisagens Híbridas recibe artículos para componer el dossier Paisaje y filosofia ,cuya principal referencia es el ensayo Philosophie der Landschaft [Filosofía del Paisaje, 1913], del sociólogo y filósofo alemán Georg Simmel, quien de alguna manera convirtió el paisaje en un problema filosófico.

A partir de Simmel, hubo un incremento de las reflexiones sobre el paisaje, y las discusiones que se plantearon en el campo de la Filosofía y la Estética alcanzaron un nivel que, entre otros logros, apunta a un compromiso epistemológico potenciado por el surgimiento de enfoques teóricos y conceptuales distintos.

En este sentido, son fundamentales los estudios de Joachim Ritter (1963), Anne Cauquelin (2000) y Paolo D’Angelo (2010), principalmente porque complementan la escritura simmeliana con la inclusión de la perspectiva histórica del problema filosófico del paisaje. Los trabajos de Augustin Berque (2008) todavía siguen siendo importantes, pues diferencian, en el ámbito lingüístico y sensible, las sociedades con pensamiento paisajista de aquellas con pensamiento paisajístico. Así como los controvertidos aportes de Alain Roger (1997), para quien el paisaje estaba vinculado exclusiva y ontológicamente a la dimensión estética.

En América Latina, la filosofía y la estética del paisaje son temas que han llamado la atención de numerosos/as investigadores/as. Esto resultó en la estructuración de este dossier destinado a la publicación de artículos originales que describan algunos de los siguientes aspectos:

i) ¿Qué son el paisaje y el jardín filosófica y epistemológicamente hablando?

ii) ¿Qué sería el arte del paisaje y del jardín en términos estéticos?

iii) ¿Cuáles son los interrogantes de la distinción entre naturaleza y paisaje en el ámbito sensible?

iv) ¿Cómo definen los/las artistas el paisaje y el jardín en su obra?

Se aceptarán las aportaciones de estética aplicada, es decir, el análisis de los trabajos de un/a artista y su desdoblamiento en la conceptualización particular del paisaje y el jardín. Dada la diversidad temática del dossier, no existe una cronología específica para enfocar el tema. Se recibirán artículos hasta el 31 de agosto de 2022, y se estima su publicación a fines de diciembre de 2022.

ENVIO DO ARTIGO | SUBMISSION OF THE ARTICLE | PRESENTACIÓN DEL ARTÍCULO

SUBMISSÃO | 31.AGO.2022

DEADLINE | AGUST 31, 2022

HASTA | 31.AGOSTO, 2022

Email: revistapaisagenshibridas@eba.ufrj.br

DIRETRIZES PARA AUTORES | GUIDELINES FOR AUTHORS | DIRETRICES PAS LOS AUTORES

Texto em Word, Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, com até 10 (dez) laudas, ou 27.000 (vinte e sete mil) caracteres com espaços;

título com a respectiva versão em inglês;

resumo com a respectiva versão em inglês (abstract), de no máximo 55 palavras, que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do texto;

conjunto de 4 palavras-chave, que identifique o conteúdo do artigo, com a respectiva versão em inglês (keywords). subtítulos não devem ser numerados;

citações, até duas linhas, no corpo do texto entre aspas; com mais de duas linhas, recuadas, sem aspas;

títulos de livros, periódicos, telas, esculturas, filmes e vídeos em itálico sem aspas;

títulos de poemas e músicas sem itálico; palavras em idiomas estrangeiros em itálico (sem aspas, a menos que seja citação), à exceção do jargão da arte;

os séculos devem ser mencionados em algarismos arábicos;

notas no final do texto, numeradas em algarismos arábicos;

nas notas devem ser incluídas as referências bibliográficas usando apenas sobrenome do autor (só a inicial maiúscula), ano da obra e página;

bibliografia: sobrenome do autor (todas as letras maiúsculas), nome. Título da obra (se livro ou tese, em itálico; se artigo ou capítulo, sem itálico e seguido de in e da referência nos moldes de livro). Cidade em que foi publicado (ou defendida, no caso de tese): editora (ou universidade, no caso de tese), ano. (Caso as notas incluam toda a bibliografia a ser citada, fazer a referência completa de cada obra na primeira citação e dispensar o item bibliografia);

ilustrações, com legendas a cargo do autor: no mínimo três (uma vertical para apresentação do texto) e no máximo cinco. Devem ser entregues em arquivo digital (jpeg) no tamanho mínimo de 21x26cm e 300dpi, lembrando que a plataforma OJS aceita arquivos de até no máximo 2MB; legendas devem vir completas tanto como nome dos arquivos de imagem quanto no documento de Word. Delas devem constar para cada imagem: autor, título, técnica, dimensões, fonte e autoria. Caso haja dados desconhecidos, fazer uso de s.d., respeitando a ordem da legenda tal como indicada aqui.


Text in Word or OpenOffice, Times New Roman, 12-point font, 1,5 spacing, until 10 (ten) pages or 27.000 characters with space;

Paper title with respective English version;

Abstract: maximum of 55 words which synthesize text’s purposes, methods and conclusions; The abstract must also be written in Spanish version;

4 keywords that identify the paper’s content; Subheadings must not be numbered;

Citation, up to 2 lines, within text between quotation marks. Citations greater than 3 lines must be highlighted in the text body with 4 cm indentation, 11-point font, single spacing, without use of quotation marks at the beginning and at the end;

Books’ titles, journals, sculptures, films and videos must use italic without quotation marks;

Poems and music’s titles without italic; Words written in other language should be highlighted in italic (without quotation marks unless it is citation).

The centuries must be mentioned in Arabic numerals;

Notes at the end of text, numbered in Arabic numerals.

In the notes should be included the bibliographic references just using author’s surname (only the initial letter written in capital), year and pages.

Bibliography: Author’s surname (all in capital), name. Work’s title (whether book or dissertation, in italic; whether article or chapter without italic and follows by In and book’s reference). City in which it was published (or defended, in case of thesis-dissertation): editor (or university, in case of dissertation), year. (If the notes include all bibliography to be cited, please add the complete reference of each work on the first citation, and dismiss the item “bibliography”);

Illustrations or images, with respective subtitle and maximum of 6. The illustrations should be sent in digital file (.jpeg) with minimum of size 21x26cm and 300dpi. Please remember the OJS platform accepts files until 2MB; The subtitle must be sent complete either image’s file name and in Word document. In each illustration’s subtitle must consist: author, title, technique, dimension, font and authorship. Whether there is unknown information, please make use of “s.d.”, respecting the subtitle sequence such as here indicated.


Resumen con su respectiva versión en inglés (abstract) y portugués (resumo) con un máximo de 55 palabras, que deberá contener los objetivos, métodos y conclusiones del texto;

y 4 palabras clave, que identifican el contenido del artículo, con la respectiva versión en inglés (keywords). Los subtítulos no deben estar numerados;

Citas de hasta dos líneas en el cuerpo del texto entre comillas;

mayores a dos líneas, con sangría, en cursiva y sin comillas;

Títulos de libros, revistas, lienzos, esculturas, películas y videos en cursivas sin comillas;

títulos de poemas y canciones sin cursiva;

Palabras en otro idioma en cursiva (sin comillas a menos que se trate de una citación), excepto el lenguaje artístico en específico;

Los siglos deberán mencionarse en números arábigos;

Notas al final del texto, numeradas en números arábigos;

las notas deberán incluir las referencias bibliográficas utilizando únicamente el apellido del autor (con la letra inicial mayúscula), año de publicación y página;

Bibliografía: Apellido del autor (en mayúsculas), nombre. Título de la obra (si es libro o tesis en cursiva; si es artículo o capítulo, sin cursiva y seguido de in y la referencia al igual que la del libro). Ciudad donde se publicó (o defendió en el caso de una tesis): editorial (o universidad en el caso de una tesis), año. (Si las notas incluyen toda la bibliografía que se citará, se deberá hacer la referencia completa de cada obra en la primera cita y prescindir del ítem bibliográfico);

Ilustraciones o figuras, con la leyenda de responsabilidad del autor: – como minímo tres (una vertical para presentar el texto) y como máximo cinco. Deberán enviarse en archivo digital (jpeg) con tamaño mínimo de 21x26cm y 300dpi, teniendo en cuenta que la plataforma OJS acepta archivos de hasta 2MB; Las leyendas deberán estar completas tanto en el nombre de los archivos de imagen como en el documento de Word. Deberán contener para cada imagen: autor, título, técnica, dimensiones, fuente y autoría. Si hay datos desconocidos, deberá utilizar “s.f.”, respetando el orden de la leyenda tal como se indica aquí.

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