O ESPAÇO VIRTUAL | EAU/UFF


Aula | O Espaço Virtual

Prof. Dr. Guilherme Figueiredo (professor convidado)
Professor da disciplina: Prof. Dr. Caio Nogueira
Consultor: Rodrigo Figueiredo (Designer)


Foram apontados e debatidos diferentes aspectos em relação aos espaços arquitetônicos e urbanos modelados para configurarem-se como estruturas topológicas e cenográficas de jogos eletrônicos.

Como método de abordagem, os objetos foram apresentados por tema, cenários, personagens e inovações tecnológicas.

Os tópicos da aula dividiram-se em cinco categorias analíticas: espaço remoto, espaço contemporâneo, espaço utópico, espaço distópico e espaço onírico.

Além disto, várias ponderações sobre o comportamento dos usuários dos jogos eletrônicos foram apresentadas, em busca de explicações psicológicas e sensitivas acerca do universo virtual, entre elas o descolamento da realidade física e as relações entre os observadores e o denominado “vale da estranheza”.


Imagem do jogo eletrônico MONUMENT VALLEY

ACOMPANHE:

Professor da disciplina

Caio Nogueira | Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFRJ), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Infraestrutura Urbana, Ensino de Arquitetura e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e História da Arte; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo; História da Educação e do Ensino de Arquitetura; e Projeto Arquitetônico.

Consultor

Rodrigo Figueiredo | Bacharel em Desenho industrial pela Universidade Federal Fluminense e cursa pós-graduação em Cenografia na Universidade Veiga de Almeida. Desenvolve trabalhos e pesquisas sobre métodos de produção da indústria de jogos eletrônicos, cinema e cenografia.

Publicações Paisagens Híbridas