Exposição | Negrxs brilhantes

O PROJETO

Relação entre ética e geografia no ambiente escolar: competências socioemocionais em foco

[A] Geografia precisa levar as emoções a sério,
pois não lidamos no dia-a-dia com espaços abstratos,
neutros, apolíticos ou livres de emoções e valores.

[A] preocupação ética, como preocupação com as
consequências que nossas ações têm sobre o outro
é um fenômeno que tem a ver com a aceitação do
outro (…) como legítimo outro na convivência.

(Mick SMITH; Joyce DAVIDSON; Laura CAMERON; Liz BONDI)

NESTE PROJETO, propõe-se uma reflexão acerca da relação entre ética e geografia no ambiente escolar. Para tanto, as atividades propostas inserem-se no campo de estudos emergente e crítico das Geografias Emocionais. Por meio deste novo horizonte epistemológico, vislumbra-se um outro entendimento para que o conhecimento geográfico inclua as emoções como variáveis fundamentais na construção do mundo em que vivemos. Assim, as Geografias Emocionais exigem o acionamento de valores éticos para que as emocionalidades possam contribuir, de modo eficaz, para uma prática escolar efetivamente humanista.

Deste modo, adotamos o conceito de EMPATIA como estruturador do conjunto das atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto. A empatia pode ser definida “como uma emoção moral, que possibilita aos indivíduos compreenderem e compartilharem estados ou situações emocionais de outras pessoas. Sendo, então, possível afirmar que a presença da empatia é um fator para a construção de sociedades mais justas e amorosas” (ROCHA, 2012 apud LIMA, 2019).

Priorizando estimular nxs estudantes a capacidade prático-sensível de perceber a experiência subjetiva do outro e expressar esta compreensão, qual seja, a EMPATIA, foram desenvolvidas atividades pedagógicas divididas em dois eixos:

a) socioemocional: visando à aplicação de exercícios práticos-reflexivos; e

b) artístico: visando à produção e à realização de ensaio fotográfico

Tais atividades objetivaram reconhecer:

a) o outro como substância e não como atributo; como complemento substantivo e não como remate adjetivo;

b) como um ser pleno e não apenas definido por um de seus possíveis atributos ou segmentos;

c) a condição dos corpos de negrxs no espaço escolar desespartilhando-o de sua prisão adjetivista e objetivista” por meio da visibilização dos grandes feitos históricos legados por cientistas, inventorxs e personalidades da diáspora negra nos diferentes períodos históricos; e

d) contribuir para a efetiva elevação da autoestima de negros e negras.

Considerando que “as emoções acontecem em algum lugar e reverberam por meio do mundo real e de pessoais reais; não nos restam dúvidas do quanto o aporte das Geografias Emocionais aplicado ao âmbito escolar contribuirá para desenvolver nos estudantes, dentre outras possibilidades, a capacidade de “Outrar-se”, isto é, colocar-se no lugar do Outro, buscar a Outridade indispensável à realização do ser humano em comunhão.

Profª Dra. Débora Santana de Oliveira


Outridade engajada: sonhar/realizar”.

Com a alma em êxtase e a epiderme em transbordante alacridade, a Gestão da Escola Municipal Olga Benário Prestes apresenta o socialmente inclusivo Projeto Cultural-Pedagógico Relação entre ética e Geografia no ambiente escolar: as competências socioemocionais em foco.

Em um tempo em que a convivência civilizada é diariamente açoitada pelas ações belicosas de um individualismo estanque que se comporta como um feitor atroz e impiedoso, a professora Débora Oliveira propõe à estudantada e servidorxs da Escola Municipal Olga Benário Prestes o exercício de outrar-se. Assim, compleição física e psique são transportadas às vivências do próximo, numa fecunda coabitação solidária e ebulição de sentimentos genuínos de respeito, amizade e reciprocidade.

Homenagear personalidades da etnia negra que lutaram a favor da abolição da escravatura e outras que são expoentes do universo acadêmico-científico retrata essa outridade engajada com o dinamismo da história enquanto construção humana e da esperança enquanto possibilidade de ser fazer cidadão ou cidadã capaz de conjugar os verbos alimento da vida: sonhar/realizar”.

Nada mais elementar do que o entendimento de que nenhum ser humano é uma ilha. Ousamos afirmar que o homem apenas se realiza em comunhão e, nesse sentido, o convívio se objetiva nas mais variadas ambiências. Daí a compreensão de que uma prática epistemológica-educativa que se deseja transformadora e comprometida com cidadania libertária, não deve se omitir diante da inadiável interação docente-discente no que tange às competências socioemocionais.

A exposição fotográfica que culmina essa ação docente revolucionária – porque humanista – fala a nossa alma e epiderme com a mansidão advinda daquela sapiência mais calejada. O deleite artístico sequestrado pela visão em efêmeros segundos atinge toda corporeidade do espectador/leitor numa sinestesia inimaginável e duradora. Não se assuste ao contemplar as personagens expostas, ouvir vozes; serão gritos nunca ouvidos de navios inesquecíveis.

Equipe diretiva

A EXPOSIÇÃO

A exposição fotográfica Negrxs brilhantes: passado, presente e futuro é fruto do projeto Relação entre Geografia e Ética no ambiente escolar: competências socioemocionais em foco, cujo objetivo foi trabalhar a empatia.

O mesmo foi realizado entre os meses de agosto e novembro de 2019, sob a coordenação da Prof. Dra. Débora Santana de Oliveira em parceria com os grupos de pesquisa Ethos – Geografia/UFF (coordenado pelo Prof. Dr. Ivaldo Lima), Paisagens Híbridas – EBA/UFRJ (coordenado pelo Prof. Dr. Rubens Andrade), Paulo Ramos (Direta Comunicação & Marketing), Denise Bergier  (Mesa Lá em Casa) e a artista plástica Márcia Marins.

Inspirados no livro Gênios da Humanidade: ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente, gentilmente disponibilizado por Alexandra Loras (ex-consulesa da França no Brasil), xs alunxs e funcionários da Escola Municipal Olga Benário Prestes representaram cientistas, inventores e personalidades negras de todos os tempos e espaços.


LOCAL – DATAS

Centro Macaé de Cultura
Av. Rui Barbosa, 780, Centro – Macaé/RJ | Galerias 1 e 2

ABERTURA: 18.NOV.2019 | 18h00
Visitação: 19 a 29. NOV. 2019 | Segunda a sexta das 10h00 às 17h00

Classificação livre | Artes visuais | ENTRADA FRANCA

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO

Ficha Técnica

Realização:
Escola Municipal Olga Benário Prestes
Direção geral: Márcio Fidélis
Direção adjunta: Delaine Oliveira


Concepção, Supervisão e Coordenação Geral do projeto
Débora Santana de Oliveira (Professora de Geografia)

Produção executiva
Delaine Oliveira (Diretora Adjunta)

Curadoria/Expografia
Débora Santana de Oliveira (Professora de Geografia)
Paulo Ramos (Direta Comunicação & Marleting)
Márcia Marins (Professora/Pesquisadora/Artista Plástica/Design/Coletivo Nyah)
Rubens Andrade (EBA/UFRJ)

Direção de arte
Paulo Ramos (Direta Comunicação & Marketing)
Débora Santana de Oliveira (Professora de Geografia)
Guilherme Henrique Alves Ferreira (Turma F8101) 

Fotografia
Débora Santana de Oliveira (Professora de Geografia)
Paulo Ramos (Direta Comunicação & Marketing)
Guilherme Henrique dos Santos (Turma F8101)
Guilherme Henrique Alves Ferreira (Turma F8101) 

Assistente de fotografia
Débora da Silva (Turma F8101)
Maria Vitória Oliveira Sodré (Turma F8101)
Lívia Barcellos Moraes (Turma F7103)
Natielen de Alexandria Fernandes (Turma F7205)
Pedro Oliveira Marigo (Turma F7103)
Raíssa de Souza (Turma F7103)
Thauanny Meirelles (Turma F7103) 

Tratamento de imagem
Débora Santana de Oliveira/Paulo Ramos/Rubens Andrade
ImpressãContrast Print Center 

Figurino
Delaine Oliveira (Diretora Adjunta) 

Maquiagem
Maria Vitória Oliveira Sodré (Turma F8101)
Alanna Beatriz Quintão da Silva (Turma F6203)
Ana Clara Matheus (Turma F6203)
Ana Karoline Linhares (Turma F7104)
Sabrina Santana Ferreira (Turma F6203) 

Modelos
Adriele da Silva (Turma F7104)
Alessandra T. de A. Fernandes (Auxiliar de Serviços Gerais – ASG)
Ana Clara Ferreira (Turma F6203)
Andrelina Berto Guilhermino (Auxiliar de Serviços Gerais – ASG)
Andrey Faustino (Turma F6204)
Alexia Gomes (Turma F6203)
Bernardo dos Santos Dias (Turma F7103)
Danielle Santanna Neto (Auxiliar de Serviços Escolares – ASE)
Delaine Oliveira (Diretora Adjunta)
Débora da Silva (Turma F8101)
Elnora Lúcia P. Soares (Merendeira)
Gabriel Vicente (Turma F7103)
Gabriela Lemgruber (Turma F6203)
Jaqueline Reduzino Stutz (Auxiliar de Serviços Gerais – ASG)
José Carlos Rocha (Auxiliar de Serviços Escolares – ASE)
Katia Vitória Souza (Turma F7103)
Lucas da Silva Pinto (Turma F6204)
Ludmila Brinco (Turma F7205)
Luiza Helena de S. O. Gonçalves (Auxiliar de Serviços Gerais – ASG)
Maíra de Souza e Souza (Turma F8101)
Marcela Pereira Barros (Auxiliar de Turno)
Maria Eduarda Bonfim (Turma F7104)
Maria Eduarda Tauil (Turma F7103)
Maria Vitória Oliveira Sodré (Turma F8101)
Matheus Soares (Turma F6204)
Matheus Monteiro (Turma F7205)
Mayara Monteiro (Turma F7205)
Mikaely Alves Brito (Turma F7103)
Nadya dos Santos (Turma F6203)
Pedro Barbosa (Turma F7103)
Pedro de Oliveira Marigo (Turma F7103)
Phablo Ribeiro (Turma F6203)
Raíssa de Souza (Turma F7103)
Rubens Martins (Turma F6203)
Samuel Lobão (Turma F6204)
Sarah de Souza (Turma F6203)
Thainá Cabral da Silva (Turma F6203)
Thauanny Meirelles (Turma F7103)
Victor da Cruz Cesário (Turma F7103) 

Produção Geral
Ana Karoline Linhares (Turma F7104)
Eduarda Silva de Melo (Turma F7205)
Gabrieli Vitória (Turma F6205)
Higor da Silva Lima (Turma F7103)
Karolina de Albuquerque (Turma F7104)
Lavínia Faria Bernardo (Turma F6203)
Lívia Barcellos Moraes (Turma F7103)
Maria Eduarda dos Santos Santana (Turma F6203)
Pedro de Oliveira Marigo (Turma F7103)
Priscila Vianna (Turma F7103)
Raíssa de Souza (Turma F7103)
Richard Alberto Ribeiro Silva (Turma F7103)
Sarah Vitória (Turma F6205)
Thauanny Meirelles (Turma F7103)
Victor da Cruz Cesário (Turma F7103)
MontagemAnna Paula Klem Soares (Turma F7104)
Cauã Moura Cardoso (Turma F8101)
Guilherme Henrique dos Santos (Turma F8101)
Guilherme Henrique Alves Ferreira (Turma F8101)
Jhonatan Nascimento c. da Silva (Turma F8101)
João Franklin Oliveira Cezar (Turma F8101)
Maria Vitória Oliveira (Turma F8101)
Victor José L. de Azevedo (Turma F8101)

Apoio administrativo e logístico
Danielle Santanna Neto (Auxiliar de Serviços Escolares – ASE)
Delaine Oliveira (Diretora Adjunta)
Márcio Fidélis (Diretor Geral)
Thiago dos Santos Neves (Assistente de Administração e Logística)

Apoio pedagógico
Kelly de Almeida Minarini Lopes (Orientadora Pedagógica)
Patrícia Domingues de Castro Leão (Orientadora Pedagógica)
Ana Lúcia Nunes Penha (Professora de História) 

Revisão de texto
Alaine da Silva Lopes (Professora de Português) 

Agradecimentos
Secretaria Municipal de Cultura de Maca/Centro Macaé de Cultura
Bruno Ribeiro (Secretaria Municipal de Cultura/Centro Macaé de Cultura)
Alexandra Lohas (Ex-consulesa da França no Brasil)
Denise Bergier (Artista Visual/Fotógrafa/Mesa lá em Casa
Prof. Dr. Ivaldo Lima (Depto de Geografia UFF/Niterói)
Profª Esp. Márcia Marins (Artista Plástica/Design/Coletivo Nyah)
Paulo Ramos (Design/Diretor de Arte/Direta Comunicação & Marketing)
Prof. Dr. Rubens Andrade (EBA/UFRJ)
Adriana Rodrigues dos Santos Oliveira
(Mãe da aluna Maria Vitória Oliveira Sodré)


Publicações Paisagens Híbridas