Curso de Especialização | EBA/UFRJ

EDITAL UFRJ nº 747 de 22 de outubro de 2020 

SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PAISAGEM, ARTE E CULTURA PAISAGÍSTICA – 2020

O Coordenador do Programa de Especialização em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as inscrições,  de 01/11/2019 a 31/01/2020 para o exame de seleção para ingresso no Curso de Especialização em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística – 2020.

1.DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PAISAGEM, ARTE E CULTURA PAISAGÍSTICA

O Curso de Especialização em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística da Escola de Belas Artes/UFRJ oferece mais um campo de estudo e investigação, no âmbito da pós-graduação lato sensu, e investe na ampliação do campo de estudos da paisagem, no país.

O conceito que consolida o curso é a investigação, a pesquisa e a análise de diferentes processos que se materializam no ambiente construído, considerando para isso os múltiplos atributos e necessidades criadas a partir da interdependência entre natureza, cultura e arte.

A estrutura central do curso vai considerar:

Os aspectos práticos e de usos do ambiente construído.

a) As interfaces de ordem estética, simbólica e iconográfica no plano material e imaterial.

b) Os processos técnicos e de ordem patrimonial produzidos a partir das relações entre paisagem e território, tendo como ponto de partida os instrumentos conceituais, teóricos, práticos e da legislação.

c) A compreensão das diferentes dimensões da percepção da paisagem como locus privilegiado para compreender como operam as práticas dos cotidianos socioespacial e sociocultural de diferentes sociedades.

d) O curso adotará uma abordagem multidisciplinar, buscando entender a história da paisagem bem como teorias e conceitos contemporâneos adotados em estudos de parques, jardins, praças e outras áreas verdes.


Considerar-se-á ainda manifestações híbridas que ocorrem na paisagem e que permitem observá-la como ruptura da vida cotidiana, condicionada pelo poder sobre o habitat, a cidade e o corpo; espaços imaginários, de resistências, representações polifônicas da vida, da morte, do amor ou até mesmo de outros acontecimentos circunstanciais.

Nessa dinâmica que constitui a paisagem, interessa à discussão a ser estabelecida pelo Curso de Especialização Paisagem, Arte e Cultura Paisagística, de identificar a criação dos espaços livres públicos e a organização de paisagens onde o imaginário, as resistências, as sonoridades, as historicidades, as representações tradicionais dos diferentes cotidianos, sejam atributos eventuais para dimensionar a cultura na cidade.

A intenção é trabalhar a paisagem como espaços absolutamente outros que revelam inúmeras ordens possíveis, até mesmo, como contestação de ambientes onde vivemos. 

2. DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

O Curso de Especialização em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística se destina a professores, estudantes e profissionais, portadores de diploma de nível superior em áreas afins (artes visuais, arquitetura e urbanismo, design, paisagismo, biologia, turismo, ecologia, história, arqueologia, geografia, comunicação, pedagogia, entre outros).

2.1 Das vagas

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para o ano de 2020-1.

2.1.1. O número mínimo de vagas é 12.
2.1.2. Não há concessão de bolsas.

2.2. Das inscrições

As inscrições para o Exame de Seleção de candidatos ao Curso de Especialização em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística da EBA/UFRJ estarão abertas de 01/11/2019 a 31/01/2020.

Contatos e informações: e-mail: paisagempos@eba.ufrj.br

2.2.1. Documentos exigidos para a inscrição

a) Formulário de inscrição constante no Anexo I.

b) Duas fotos 3×4.

c) Justificativa para o pedido de ingresso no Curso de Especialização (Carta de Intenção).

d) Curriculum Vitae no formato Lattes/CNPq, com documentação comprobatória.

e) Cópia do Histórico Escolar de conclusão do curso de graduação.

f) Cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão assinada pelo coordenador responsável do respectivo curso (validade de um ano).

g) Cópia dos seguintes documentos ou dos respectivos protocolos de emissão: CPF, Identidade, Título de Eleitor, Certificado de Dispensa de Serviço Militar ou Certificado de Reservista, se aplicável e da certidão de casamento (esta, em caso de mudança de nome.

h) Declaração constante no Anexo II.

OBS:  Não serão aceitos como documentos de identidade: Carteira de Conselhos Profissionais (CRM, CREA, etc.), Carteira Funcional da UFRJ ou de outro órgão e Carteira de Estudante.

2.2.2. Da validação dos documentos

Cada candidato receberá, no ato da inscrição, um comprovante que deverá ser apresentado em cada uma das etapas do processo seletivo. Nas inscrições presenciais, os candidatos deverão apresentar as cópias autenticadas dos documentos ou os originais com cópias que serão conferidos. A inscrição presencial poderá ser feita por terceiros através de procuração simples com firma reconhecida.

2.2.3. Modalidades de inscrição

Existe a opção por duas modalidades, a saber:

a) Presencial | Na Secretaria da Especialização/EBA/UFRJ – atualmente na Faculdade de Letras, no horário de 10 às 13 horas.

b) On line | Baixar os formulários, preenchê-los e enviar para o e-mail paisagempos@eba.ufrj.br. No dia da entrevista o candidato deverá entregar os originais.

C) Via postal |Exclusivamente pelo serviço Sedex, valendo a data de postagem até dia 31 de janeiro de 2020, com a seguinte informação e para o endereço:

SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PAISAGEM, ARTE E CULTURA PAISAGÍSTICA
Endereço:
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Centro de Letras e Artes – CLA
Escola de Belas Artes – EBA

A/C
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PAISAGEM, ARTE E CULTURA PAISAGÍSTICA
Avenida Pedro Calmon, 550 – Cidade Universitária – Ilha do Fundão
21941-901 – Rio de Janeiro – RJ

2.3. Do processo seletivo

A seleção dos candidatos será feita por:

a) Cumprimento dos requisitos do item 2.2 deste edital
b) Apreciação do Curriculum Vitae (Lattes/CNPq). Etapa eliminatória, com conceito aprovado ou reprovado.
c) Entrevista.
d) As datas da entrevista serão divulgadas no site da Escola de Belas Artes.
e) É de inteira responsabilidade da/o candidata/o manter-se informada/o sobre eventuais alterações nas datas do calendário de seleção.

2.4. Dos resultados e classificação final

a) As listas de aprovados em cada uma das etapas do processo seletivo serão fixadas na secretaria do PACP/EBA/UFRJ e divulgadas no site da Escola de Belas Artes.

b) Será considerado aprovado no processo seletivo o candidato que obtiver nota mínima final correspondente a 7,0 (sete) durante o processo de seleção.

c) O candidato poderá ser aprovado, mas não classificado.

d) Em caso de desistência de candidatos classificados, os demais candidatos aprovados serão convocados a ocupar as vagas remanescentes, de acordo com a ordem de classificação e o prazo estabelecido para homologação do resultado do processo seletivo.

2.5. Dos recursos

            Os recursos deverão ser entregues diretamente na Secretaria, no horário de funcionamento (de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10h00 às 15h00), a partir de preenchimento de formulário específico, até 24 h após a divulgação do resultado final. A Comissão de Seleção avaliará o recurso e comunicará por e-mail, em até 48 h, após a divulgação do resultado final.

3. DAS DISCIPLINAS E DO INVESTIMENTO

O curso tem uma carga horária de 360 horas distribuídas em três semestres. As disciplinas serão concentradas em duas noites (segundas-feiras e terças-feiras), durante trinta semanas. Os seis meses seguintes serão destinados à realização e orientação da monografia. O curso está previsto para ser ministrado no Campus da Praia Vermelha/UFRJ.  

O investimento do curso será de R$ 8.280,00 (oito mil duzentos e oitenta reais), podendo ser parcelado em 16 vezes de R$ 517,50 (quinhentos e dezessete reais e cinquenta centavos). O pagamento deverá ser efetuado a COPPETEC conforme as normas vigentes na Fundação.

4. CRONOGRAMA | INGRESSO NA PÓS-GRADUÇÃO EM PACP/EBA/UFRJ – 2020

Lançamento do Edital22/10/2019
Período de inscrições01/11/2019 a 31/01/2020
Entrevista
10/02/2020 | 9h00
Resultado Final
22/02/2020
Período de Homologação do Resultado Final22/02/2020 | Congregação da Escola de Belas Artes
Período de matrícula (presencial)
02/03/2020 a 09/03/2020
Início do curso
09/03/2020

5. DISPOSIÇÕES FINAIS

Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as regras e condições estabelecidas no presente Edital, o regulamento do PACP/EBA/UFRJ e a legislação universitária pertinente.

a) Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.

b) Terão direito à matrícula os candidatos classificados até o limite máximo de vagas.

c)
A documentação dos candidatos não selecionados ficará à disposição para retirada na Secretaria do PACP/EBA/UFRJ, por um prazo de 30 dias, contados da data da homologação do concurso.

d) Findo este prazo os documentos serão incinerados.Os casos não contemplados no presente Edital serão deliberados pelo Colegiado do PACP/EBA/UFRJ.

Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2019.

Carlos Gonçalves Terra
Coordenador do Curso de Especialização em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística

Madalena Ribeiro Grimaldi
Diretora da Escola de Belas Artes

CORPO DOCENTE

Dr. CARLOS GONÇALVES TERRA

Economista (Universidade Católica de Pelotas), Mestre em Artes Visuais(PPGAV/EBA/UFRJ), Doutor em Artes Visuais(PPGAV-EBA/UFRJ). Professor Associado da Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como seu Diretor no período de 2008-2014. Tem experiência na área de Artes com ênfase em Paisagismo, contribuindo principalmente nas seguintes áreas de História da Arte e História dos Jardins. Organizador da Revista Leituras Paisagísticas: teoria e práxis (ISSN 1809-0540).
Dra. JACKELINE DE MACEDO

Arqueóloga (Universidade Estácio de Sá). Mestra em Arquitetura na área de Preservação do Patrimônio (Programa de Pós-graduação em Arquitetura - PROARQ/FAU/UFRJ.Doutora em Arqueologia (MAE/USP). Arqueóloga com experiência na área de projetos em Arqueologia Histórica, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: arqueologia de restauro, patrimônio cultural e atualmente desenvolvendo trabalhos de consultoria voltados a curadoria do patrimônio arqueológico e socialização do conhecimento arqueológico. Integra o Grupo de Pesquisa de História do Paisagismo (GPHP-EBA/UFRJ) e Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas (GPPH-EBA/UFRJ. Atua desde 2013 é Pesquisadora e professora colaboradora no Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio – PROARQ/FAU/UFRJ. Editora da Revista Paisagens Híbridas.
Dra. JEANNE TRINDADE

Arquiteta-Urbanista. Especialista em Planejamento Ambiental e Paisagístico (CEAMADE, 1995). Mestre em Arquitetura (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ-FAU/UFRJ). Doutora em Urbanismo (Programa de Pós-Graduação em Urbanismo - PROURB-FAU/UFRj). Arquiteta da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro entre 1986 a 2016 e professora da Universidade Estácio de Sá no período de 1998 a 2018. Fundadora do Grupo de Pesquisa História do Paisagismo (GPHP-EBA/UFRJ). Atua na área de Arquitetura e Urbanismo com interesse, principalmente, nos temas: meio ambiente, cidades, história e sociedade. Editora da Revista Leituras Paisagísticas: teoria e
práxis
(ISSN 1809-0540).
Dr. JOFRE SILVA

PhD em Fotografia – Arte e Design, pelo Central Saint Martins College of Art and Design, Universidade das Artes de Londres. Pós-Graduação – Diploma em Fotografia, pelo Goldsmiths' College, da Universidade de Londres (1992). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, Universidade Federal de Goiás. Fotógrafo. Jornalista. Professor e pesquisador da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Laboratório e Grupo de Pesquisa: Fotografia: arte, design e comunicação. Sua pesquisa envolve os seguintes temas: fotografia, arte, design, comunicação e processos de subjetivação.
Dra. MADALENA GRIMALDI

Arquiteta, com Pós-doutorado no Transtechnology Research Group, Plymouth University, Inglaterra, Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, Mestrado em Arquitetura. Professora Associada do Departamento de Técnicas de
Representação Gráfica na EBA/UFRJ. Tem experiência em Linguagens Técnicas de Representação da Forma e Raciocínio Espacial, atuando nos seguintes temas: Percepção Visual, Metodologias de Ensino, interseções entre arte e matemática, processo criativo, geometria dinâmica e computação gráfica. Lidera o grupo de pesquisa: Percepção Visual e Representação Projetiva. Atualmente é Diretora da Escola de Belas Artes/UFRJ.
Dr. Rubens de Andrade

Paisagista pela Escola de Belas Artes/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – ProArq – FAU/UFRJ. Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ. Professor Adjunto da Escola de Belas Artes/UFRJ. Líder no CNPq do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbirdas – GPPH-EBA/UFRJ. Editor da Revista Paisagens Híbridas..
Dr. RAPHAEL DAVID DOS SANTOS FILHO

Arquiteto Urbanista (FAU-UFRJ). Especialização em Planejamento Urbano e Regional (CEPUERJ), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR, UFRJ), Doutor em Ciências (IGEO-UFRJ). Pós-doutorado (PPGAV/EBA/UFRJ, 2017).Professor Associado da FAU/UFRJ. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional. Trabalha nas seguintes áreas do conhecimento: Arquitetura, Arte, Cultura e Arte Popular. Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Vassouras, RJ.

FOLDER DO CURSO | Divulgação

PACP-2020 Folder 1

PACP-2020 – Folder 2

Publicações Paisagens Híbridas