PAISAGEM, ARTE E CULTURA PAISAGÍSTICA | CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO-EBA/UFRJ

O Coordenador do Programa de Especialização em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as inscrições,  de 21/01/2019 a 01/02/2019 para o exame de seleção para ingresso no Curso de Especialização em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística – 2019.

1. DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PAISAGEM, ARTE E CULTURA PAISAGÍSTICA

 O Curso de Especialização em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística da Escola de Belas Artes/UFRJ oferece mais um campo de estudo e investigação, no âmbito da pós-graduação lato sensu, e investe na ampliação do campo de estudos da paisagem, no país.

O conceito que consolida o curso é a investigação, a pesquisa e a análise de diferentes processos que se materializam no ambiente construído, considerando para isso os múltiplos atributos e necessidades criadas a partir da interdependência entre natureza, cultura e arte.

A estrutura central do curso vai considerar:

  1. Os aspectos práticos e de usos do ambiente construído.
  2. As interfaces de ordem estética, simbólica e iconográfica no plano material e imaterial.
  3. Os processos técnicos e de ordem patrimonial produzidos a partir das relações entre paisagem e território, tendo como ponto de partida os instrumentos conceituais, teóricos, práticos e da legislação.
  4. A compreensão das diferentes dimensões da percepção da paisagem como locus privilegiado para compreender como operam as práticas dos cotidianos socioespacial e sociocultural de diferentes sociedades.

O curso adotará uma abordagem multidisciplinar, buscando entender a história da paisagem bem como teorias e conceitos contemporâneos adotados em estudos de parques, jardins, praças e outras áreas verdes.

Considerar-se-á ainda manifestações híbridas que ocorrem na paisagem e que permitem observá-la como ruptura da vida cotidiana, condicionada pelo poder sobre o habitat, a cidade e o corpo; espaços imaginários, de resistências, representações polifônicas da vida, da morte, do amor ou até mesmo de outros acontecimentos circunstanciais.

Nessa dinâmica que constitui a paisagem, interessa à discussão a ser estabelecida pelo Curso de Especialização Paisagem, Arte e Cultura Paisagística, de identificar a criação dos espaços livres públicos e a organização de paisagens onde o imaginário, as resistências, as sonoridades, as historicidades, as representações tradicionais dos diferentes cotidianos, sejam atributos eventuais para dimensionar a cultura na cidade.

A intenção é trabalhar a paisagem como espaços absolutamente outros que revelam inúmeras ordens possíveis, até mesmo, como contestação de ambientes onde vivemos.

2. DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

O Curso de Especialização em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística se destina a professores, estudantes e profissionais, portadores de diploma de nível superior em áreas afins (artes visuais, arquitetura e urbanismo, design, paisagismo, biologia, turismo, ecologia, história, arqueologia, geografia, comunicação, pedagogia, entre outros).

2.1 Das vagas

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para o ano de 2019.
2.1.1. O número mínimo de vagas é 12.
2.1.2. Não há concessão de bolsas.

2.2. Das inscrições

As inscrições para o Exame de Seleção de candidatos ao Curso de Especialização em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística da EBA/UFRJ estarão abertas de 21/01/2019 a 01/02/2019.

Contatos e informações: e-mail: paisagempos@eba.ufrj.br

2.2.1. Documentos exigidos para a inscrição

  1. Formulário de inscrição constante no Anexo II.
  2. Duas fotos 3×4.
  3. Justificativa para o pedido de ingresso no Curso de Especialização.
  4. Curriculum Vitae no formato Lattes/CNPq, com documentação comprobatória.
  5. Cópia do Histórico escolar de conclusão do curso de graduaçã
  6. Cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão assinada pelo coordenador responsável do respectivo curso (validade de um ano).
  7. Uma cópia do anteprojeto de pesquisa em português de acordo com as orientações constantes no Anexo I.
  8. Cópia dos seguintes documentos ou dos respectivos protocolos de emissão: CPF, Identidade, Título de Eleitor, Certificado de Dispensa de Serviço Militar ou Certificado de Reservista, se aplicável e da certidão de casamento (esta, em caso de mudança de nome.

OBS:  Não serão aceitos como documentos de identidade: Carteira de Conselhos Profissionais (CRM, CREA, etc.), Carteira Funcional da UFRJ ou de outro órgão e Carteira de Estudante.

2.2.2. Da validação dos documentos

Cada candidato receberá, no ato da inscrição, um comprovante que deverá ser apresentado em cada uma das etapas do processo seletivo. Nas inscrições presenciais, os candidatos deverão apresentar as cópias autenticadas dos documentos ou os originais com cópias que serão conferidos. A inscrição presencial poderá ser feita por terceiros através de procuração simples com firma reconhecida.

2.2.3. Modalidades de inscrição

Existe a opção por duas modalidades, a saber:

a) Presencial: Na Secretaria da Especialização/EBA/UFRJ – atualmente na Faculdade de Letras, no horário de 10 às 13 horas.

b) Via postal: Exclusivamente pelo serviço Sedex, valendo a data de postagem até dia 01 de fevereiro de 2019, com a seguinte informação e para o endereço:

SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PAISAGEM, ARTE E CULTURA PAISAGÍSTICA

Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Centro de Letras e Artes – CLA – Escola de Belas Artes – EBA
A/C: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PAISAGEM, ARTE E CULTURA PAISAGÍSTICA
Avenida Pedro Calmon, 550 – Cidade Universitária – Ilha do Fundão | 21941-901 – Rio de Janeiro – RJ

2.3. Do processo seletivo

A seleção dos candidatos será feita por meio de Exame de Seleção, realizado em quatro fases, descritas a seguir:

  1. Cumprimento dos requisitos do item 2.2 deste edital
  2. Apreciação do Curriculum Vitae (Lattes/CNPq). Etapa eliminatória, com conceito aprovado ou reprovado.
  3. Prova escrita abordando assuntos ligados ao recorte temático do curso, para os candidatos aprovados na primeira etapa de avaliação. A prova será realizada sem consulta, com duração de até 3 (três) horas com nota mínima de aprovação 7,0 (sete). Etapa eliminatória e classificatória (Anexo III).
  4. Prova Oral a partir da arguição do anteprojeto de pesquisa, para os candidatos aprovados nas etapas anteriores, com duração máxima de 30 minutos, com nota mínima de aprovação 7,0 (sete). Etapa eliminatória e classificató
  5. Prova de Língua Estrangeira, no idioma inglês. A prova poderá ser realizada com consulta no dicionário, com duração de até 2 (duas) horas. Etapa eliminatória, com conceito aprovado ou reprovado.
  6. O candidato ficará isento da realização da prova de língua estrangeira mediante a apresentação de comprovante de proficiência com validade de 2 (dois) anos obtidos em testes internacionalmente reconhecidos.
  7. O candidato não lusófono, além do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, deverá apresentar certificado de aprovação no Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPEBras) (http://portal.inep.gov.br/celpebras-estrutura_exame).
  8. As datas, horários e locais das provas serão divulgados no site da Escola de Belas Artes.
  9. É de inteira responsabilidade da/o candidata/o manter-se informada/o sobre eventuais alterações nas datas do calendário de seleção

2.4. Dos resultados e classificação final

  1.  As listas de aprovados em cada uma das etapas do processo seletivo serão fixadas na secretaria do PACP/EBA/UFRJ e divulgadas no site da Escola de Belas Artes.
  2. Será considerado aprovado no processo seletivo o candidato que obtiver nota mínima em cada um dos itens avaliados durante o processo de seleção.
  3. O candidato poderá ser aprovado, mas não classificado.
  4. Em caso de desistência de candidatos classificados, os demais candidatos aprovados serão convocados a ocupar as vagas remanescentes, de acordo com a ordem de classificação e o prazo estabelecido para homologação do resultado do processo seletivo.
  5. A nota final do Exame de Seleção será a média aritmética das notas das provas escrita e oral. Em caso de empate terá prioridade o candidato que tiver obtido maior nota na prova escrita.

2.5. Dos recursos

Os recursos deverão ser entregues diretamente na Secretaria, no horário de funcionamento (de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10h00 às 15h00), a partir de preenchimento de formulário específico, até 24 h após a divulgação do resultado de cada etapa. A Comissão de Seleção avaliará o recurso e comunicará por e-mail, em até 48 h, após a divulgação do resultado de cada etapa.

3. DAS DISCIPLINAS E DO INVESTIMENTO

O curso tem uma carga horária de 360 horas distribuídas em três semestres. As disciplinas serão concentradas em duas noites, durante trinta semanas, no primeiro ano. Os seis meses seguintes serão destinados à realização e orientação da monografia.

O investimento do curso será de R$ 8.280,00 (oito mil duzentos e oito reais), podendo ser parcelado em 16 vezes de R$ 517,50 (quinhentos e dezessete reais e cinquenta centavos). O pagamento deverá ser efetuado a COPPETEC conforme as normas vigentes na Fundação.

4. CRONOGRAMA

  
Lançamento do Edital15/10/2018
Período de inscrições21/01/2019 a 01/02/2019
Avaliação da qualidade e adequação do anteprojeto 04/02 a 08/02/2019
Resultado da avaliação08/02/2019 – 16h00
Prova Escrita11/02/2019 – 9h00
Resultado Prova Escrita13/02/2019 – 16h00
Prova Oral14/02/2019 – 9h00
Resultado Prova Oral15/02/2019 – 16h00
Prova de Língua Estrangeira
18/02/2019 – 9h00
Resultado Prova de Língua Estrangeira
19/02/2019 – 16h00
Resultado Final
22/02/2019
Homologação do Resultado Final
22/02/2019 - Congregação da Escola de Belas Artes
Período de matrícula (presencial)25/02/2019 a 01/03/2019
Início do curso11/03/2019

5. DISPOSIÇÕES FINAIS

Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as regras e condições estabelecidas no presente Edital, o regulamento do PACP/EBA/UFRJ e a legislação universitária pertinente.

  1. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.
  2. Não haverá segunda chamada de prova.
  3. Terão direito à matrícula os candidatos classificados até o limite máximo de vagas.
  4. A documentação dos candidatos não selecionados ficará à disposição para retirada na Secretaria do PACP/EBA/UFRJ, por um prazo de 30 dias, contados da data da homologação do concurso. Findo este prazo os documentos serão incinerados.
  5. Os casos não contemplados no presente Edital serão deliberados pelo Colegiado do PACP/EBA/UFRJ.

 

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2018.

Carlos Gonçalves Terra
Coordenador do Curso de Esp. em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística

Madalena Ribeiro Grimaldi
Diretora da Escola de Belas Artes

Anexo I

 

Compartilhar

Paisagista pela Escola de Belas Artes/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências da Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – ProArq – FAU/UFRJ. Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional ? IPPUR/UFRJ. Professor Adjunto da Escola de Belas Artes/UFRJ, no Curso de História da Arte. Atua como Coordenador do Grupo de Pesquisas História do Paisagismo- EBA/UFRJ.

Escola de Belas Artes| Universidade Federal do Rio de Janeiro