Teoria e Metodologia da Pesquisa em Ensino de História

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
LICENCIATURA EM HISTÓRIA

CARACTERIZAÇÃO DA DISCIPLINA

Licenciatura e Bacharelado em História

CURSO/SEMESTRE |  Licenciatura em História e Bacharelado em História
DISCIPLINA | Teoria e metodologia da pesquisa em ensino de história
CARÁTER | Optativa
PRÉ-REQUISITO | Não há pré-requisito
CÓDIGO | 1660097
DEPARTAMENTO | História
CARGA HORÁRIA | 68 horas
CRÉDITOS | 04
NATUREZA | Teórica
PROFESSOR RESPONSÁVEL | Mauro Dillmann

OBJETIVOS

Objetivo geral:

1.      Discutir diferentes concepções teóricas e metodológicas da pesquisa histórica relativa ao ensino de história.

Objetivos específicos:

1.1. Compreender os diferentes sentidos e usos sociais e políticos do passado e da História e a relação com o ensino de história.

1.2. Estudar a relação entre Ensino de História, Divulgação histórica e História Pública.

1.3. Analisar diferentes perspectivas teóricas que constroem distintos significados ao ensino de história.

EmentaAnalisar concepções de narrativas históricas, de temporalidades, de ensino de História e de usos sociais e políticos do passado. Compreender a relação entre regimes de historicidade, ordens do tempo e ensino de história. Entender o ensino de história como dimensão da História Pública. Estudar os sentidos da divulgação histórica para o ensino de História. Compreender a teoria e metodologia da pesquisa do ensino de história.

Progama/Unidades temáticas

1Pesquisa em ensino de história
Temporalidades e cultura histórica
Regimes de historicidade, narrativas e subjetividades
2Usos do passado
Sentidos e usos sociais e políticos do passado e da história
3Função social do conhecimento histórico
Funções sociais do conhecimento histórico
Funções sociais do historiador e do professor de história
4História Pública
Ensino de história como dimensão da História Pública
Divulgação histórica e história ensinada
5História e ensino: teoria
Concepções teóricas sobre ensino de história
6História e ensino: metodologia
Metodologias da pesquisa no ensino de história

Metodologia

Aulas expositiva-dialogadas, leituras e discussão de textos, atividades práticas realizadas em aula.

Avaliação

Participação qualificada em aula, incluindo leitura de textos e realização das atividades práticas.

Cronograma de Aulas

DatasAtividades
16.08Apresentação do Plano de Ensino

Tema da aula: Temporalidades e subjetividades: aprender e apreender história

ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz de. Pedagogias da saudade: a formação histórica de consciências e sensibilidades saudosistas. A vida e o trabalho do poeta e professor português António Corrêa d’Oliveira. Revista História Hoje, v. 2, nº 4, p. 149-174, 2013 (excertos, p. 150-153).
23.08Tema da aula: regimes de historicidade e relações com o tempo

HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013 [Introdução, p. 17-41].
30.08Tema da aula: funções teóricas (e sociais) da história e do ensino de história

ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz de. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES, Márcia de Almeida et.al. (org). Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: FGV, 2012, p. 21-39
06.09Atividade a distância
13.09Tema da aula: usos do passado

BAUER, Caroline; NICOLAZZI, Fernando. O historiador e o falsário. Usos públicos do passado e alguns marcos da cultura histórica contemporânea. Varia História, Belo Horizonte, v. 32, n. 60, p. 807-835, set/dez. 2016.
20.09Tema da aula: aspectos teóricos do conhecimento histórico escolar

PENNA, Fernando de Araújo. A especificidade da história escolar como conhecimento ensinado. In: GABRIEL, Carmen; MORAES, Luciene (Orgs.). Currículo e conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. Petrópolis: De Petrus; FAPERJ, 2014, p. 133-150.
27.09Atividade avaliativa
04.10Tema da aula: o lugar do historiador e a divulgação histórica

FAGUNDES, Bruno Flávio. É possível fazer tábua rasa do passado… e do presente dos historiadores? In: DELGADO, Lucilia Neves; MORAES, Marieta. História do tempo presente. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014, p. 15-34.
11.10 Tema da aula: diferentes narrativas históricas

BONALDO, Rodrigo. Um fardo do presente? O jornalista entre a história e a memória. In: MAGALHÃES, Marcelo et. al. (Orgs.). Ensino de História: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV, 2014, p. 255-277.
18.10Atividade avaliativa
25.10IV Encontro Internacional Fronteiras e Identidades – UFPEL
Semana Integrada Ensino, Pesquisa e Extensão – UFPEL
01.11Tema da aula: história pública e ensino de história

MENESES, Sônia. Livros, leitores e internautas: os guias da história e os embates pelo passado através da mídia. In: ALMEIDA, Juniele; MENESES, Sônia (Orgs.). História pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018, p. 159-183.
18.11Atividade avaliativa
15.11Tema da aula: aspectos teóricos da história e o currículo

GABRIEL, Carmen; MONTEIRO, Ana Maria. Currículo de História e narrativa: desafios epistemológicos e apostas políticas. In: MONTEIRO, Ana Maria et. al. (Orgs.). Pesquisa em Ensino de História: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014, p. 23-40.
22.11Tema da aula: função social da história, aspectos teóricos

PROST, Antonie. Doze lições sobre a história. Trad. Guilherme Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica, 2008 [Conclusão – Verdade e função social da história, p. 253-272].
06.12Tema da aula: aspectos metodológicos da pesquisa em ensino de história

ABREU, Marcelo. História local e ensino de história: interrogação da memória e pesquisa como princípio educativo. GABRIEL, Carmen; MONTEIRO, Ana Maria; MARTINS, Marcus (Orgs.). Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016, p. 59-80.
13.12Entrega das notas

Bibliografia complementar

BENTIVOGLIO, Júlio. História & Distopia: a imaginação histórica no alvorecer do século 21. Serra: Milfontes, 2017.

BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O ofício de historiador. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.). História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

MEDEIROS, Bruno Franco et. al. (Orgs.). Teoria e Historiografia: debates contemporâneos. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

PEREIRA, Mateus; ARAUJO, Valdei Lopes de. Reconfigurações do tempo histórico: presentismo, atualismo e solidão na modernidade digital, Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 23, n. 1 e 2, 2016.

ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (org). O ensino de História em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV, 2015.

SILVA, Francisco Carlos Teixeira; SCHURSTER, Karl (Orgs.). Ensino de história, regimes autoritários e traumas coletivos. Rio de Janeiro; Porto Alegre: Edupe; Edipucrs, 2017 (Col. Políticas educacionais, ensino e traumas coletivos, vol. 2).

TURIN, Rodrigo. Entre o passado disciplinar e os passados práticos: figurações do historiador na crise das humanidades. Tempo, Niterói, vol. 24, n. 2, maio/ago. 2018.

ZAMBONI, Ernesta; GALZERANI, Maria Carolina; PACIEVITCH, Caroline. Memória, sensibilidades e saberes. Campinas: Alínea, 2015.

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