Arte e espaço público | EBA-UFRJ

Código: BAH474 | Carga Horária Semanal: 3h | Carga Horária Semestral 45h (03 teóricas) Créditos: 3

Sexta-feira:  07:00 às 10:00 – Sala H205 – Faculdade de Letras – UFRJ
Prof. Dr. Rubens de Andrade

 

 

 

 

 

 

 

EMENTA: Exame crítico da arte inscrita aos espaços públicos a partir de obras, artistas e movimentos artísticos em diferentes escalas espaço-temporal na cidade. Análise de múltiplas manifestações no campo das artes visuais, seus processos de criação e representação, considerando as interações e interdependências entre arte urbana e sociedade. Redimensionamento das estratégias de ampliação da categoria tradicional das artes visuais a partir de processos de interferências arquitetônica, pictóricas, escultóricas e dos demais meios de representação que se manifestam no ambiente urbano (arte efêmera, vídeo-escultura, foto-escultura, instalações, ocupações, performaces).

 

PROGRAMA DO CURSO

Parte I
A obra de arte urbana: migrações transculturais.
A arte “urbana”: expansões  e deslocamentos conceituais.

Parte II
O espaço crítico da cidade:  sobre a inserção da “obra de arte” no espaço público.
Paisagens “clonadas”: a disseminação de movimentos artísticos na esteticização da cidade.

Parte III
A matriz urbanística  moderna e as múltiplas conexões entre arte e cidade.
As vanguardas artísticas e sua inscrição à urbanidade contemporânea.

Parte IV
Cidade-Museu: patrimonialização da paisagem através da arte urbana.
A cidade e os novos “Centros Cerimôniais”.

Parte V
Arte urbana nas múltiplas escalas de intervenção no espaço:  experiências políticas e socioespaciais.
Landart  e Site specific art.

Parte VI
Nos muros da cidade: HQ´s e grafites – entre a poesia, o protesto e a ficção.
Gestos, posturas, movimentos: a arte “de rua”.
Arte e ativismo: passeatas, manifestações e ocupações.

Parte VII
Cibercultura e arte na cidade: um mundo “sem” fronteiras.
Arte, tecnologia e novas mídias:  uma rede de novas ordens visuais.

LEITURAS PROGRAMADAS

Parte I
ANDRADE, Carlos Alberto Monteiro de. Confinamento e deriva: sobre o eclipse do lugar público na cidade moderna In: SOUZA,  Célia Ferraz de;
BARCELLOS, Vera Chaves. Arte pública: um conceito expandido. In: Alves, José Francisco. Experiências em arte pública: memória e atualidade. Porto Alegre: Artfolio e Editora da Cidade, 2008. (p. 62 -69).
RIBEIRO, Ana Clara Torres. Dança dos Sentidos – na busca de alguns gestos. In: BRITTO, Fabiana Dultra; JACQUES, Paola, Berentein (Org.). Corpocidade: debates,ações e articulações. Salvador: Sdufba, 2009. (p. 25-41)

Parte II
KOOLHAS, Rem. Junkspace InRevista Serrote. n°. 9. Rio de Janeiro: IMS, 2011. (p.195-213).
VIRILIO, Paul. O espaço crítico. São Paulo: Editora 34, 2014. [A cidade superexposta, p. 7-23; Fratura morfológica, p. 25-38].
REZENDE. José. O que seria uma arte privada? In: ALVES, José Francisco. Experiências em Arte Pública: Memória e Atualidade. Porto Alegre: Artfolio e Editora da Cidade, 2008 (p. 46 -53).

Parte III
LYNCH,  Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997. [A imagem do ambiente (p. 1-15)].
PRADO, Isabela. Arte contemporânea, texturas, território In: OLIVEIRA, Bruno; CUNHA, Maria Helena; RENA; Natacha (Orgs.). Arte e espaço: uma situação política do século XXI. Belo Horizonte: DUO Editorial, 2015. (p.128-163).
SCHULZ, Christian Norberg. O fenômeno do lugar In: NESBITT, Kate (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura – antologia teórica, 1965-1995. São Paulo: Cosac Naify.2008. (p. 443-461).

Parte IV
SARLO,  Beatriz. A  cidade vista: mercadoria e cultura urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014. [O shopping center, p.5-25] FERRAZ, Tatiana Sampaio Ferraz. Trabalhos de escala ambiental: da escultura moderna a situações contemporâneas (Tese de doutorado). São Paulo: ECA-USP. (p. 111-139).
OLIVEIRA, Eunice de; CASTELA, Sara de; CARVALHO; Susana. Experiência no espaço público. Lisboa: DCiii, 2007. http://areas.fba.ul.pt/in2places/images/objecto_sustentacao.pdf

Parte V
ABREU, José Guilherme. Arte pública e lugares de memória In: Revista da Faculdade de Letras. Porto: 2005. I Série vol. IV. (p. 215-234). http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4944.pdf
CHOAY, Françoise. A alegoria urbana. São Paulo: Unesp, 2001. [O patrimônio urbano na  era da industia cultural, p. 205-237].
DAVIS. Mike. Cidade de quartzo: escavando o futuro em Los Angeles. São Paulo: Scritta, 1993. [Fortaleza L.A, p. 202-235].
JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: 2005. [A cidade sem qualidades, p. 127-147].

Parte VI
FONTES, Adriana Sansão. Intervenções temporárias, marcas permanentes. Apropriação, arte e festa na cidade contemporânea. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. [Apropriações espontâneas, p. 113-150).
MESQUITA. Andre Luiz. Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva (1990-2000). Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2008 (Arte do protesto, p. 163-185).
http://www.espiral.fau.usp.br/arquivos-artigos/2008-dissertacao_Andre_Mesquita.pdf
SARLO,  Beatriz. A cidade vista: mercadorias e cultura urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014. [O falso, o autêntico e o que esta no meio caminho,  p.183-193; A cidade cultural, p. 194-202].

Parte VII
FONTES, Adriana Sansão. Intervenções temporárias, marcas permanentes: A propriação, arte e festa na cidade contemporânea. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. [Amabilidade urbana: a construção de um conceito, p. 27-48].
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São  Paulo: Editora 34, 2000. [A arte  da cibercultura, 145-156].
RENA, Natacha. Arte espaço e biopolítica In: OLIVEIRA, Bruno; CUNHA, Maria Helena; RENA; Natacha (Orgs.). Arte e espaço: uma situação política do século XXI. Belo Horizonte: DUO Editorial, 2015 (p. 22-75).

 REFERÊNCIAS

ALVES, José Francisco. Experiências em arte pública: memória e atualidade. Porto Alegre: Artfolio e Editora da Cidade, 2008.
BESSE, Jean Marc. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: Eduerj, 2014.
BRITTO, Fabiana Dultra; JACQUES, Paola, Berentein (Orgs.). Corpocidade: debates,ações e artiulações. Salvador: Sdufba, 2009.
CHOAY, Françoise. A alegoria urbana. São Paulo: Unesp, 2001.
DAVIS. Mike. Cidade de quartzo: escavando o futuro em Los Angeles. São Paulo: Scritta, 1993.
FERRAZ, Tatiana Sampaio Ferraz. Trabalhos de escala ambiental: da escultura moderna a situações contemporâneas (Tese de doutorado). São Paulo: ECA-USP.
FONTES, Adriana Sansão. Intervenções temporárias, marcas permanentes: Apropriação, arte e festa na cidade contemporânea. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
FUREGATTI, Sylvia. Arte e meio urbano:  elementos de formação na estética extramuros no Brasil. Tese de Doutorado. FAU-USP, 2007.
JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: 2005.
KOOLHAS, Rem. Junkspace In. Revista Serrote. n°. 9. Rio de Janeiro: IMS, 2011.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São  Paulo: Editora 34, 2000.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MESQUITA. Andre Luiz. Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva (1990-2000). Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2008.
NESBITT, Kate (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura – antologia teórica, 1965-1995. São Paulo: Cosac Naify.2008. OLIVEIRA, Bruno; CUNHA, Maria Helena; RENA; Natacha (Orgs.). Arte e espaço: uma situação política do século XXI. Belo Horizonte: DUO Editorial, 2015.
OLIVEIRA, Eunice de; CASTELA, Sara de; CARVALHO; Susana. Experiência no espaço público. Lisboa: DCiii, 2007.
Revista da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas Do Patrimônio. Porto, 2005. I Série vol. IV.
SARLO,  Beatriz. A cidade vista: mercadorias e cultura urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
VIRILIO, Paul. O espaço crítico. São Paulo: Editora 34, 2014.

 


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