PAISAGENS MULTIFUNCIONAIS | II Ciclo de Palestras – Projetos Paisagísticos

O Ciclo de Palestras Paisagens multifuncionais é a terceira etapa do projeto de pesquisas Lote e quadra, cidade e território: múltiplas escalas do projeto paisagístico iniciado em 2015. Realizado no âmbito da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF), o fórum de debates integra-se à linha de pesquisa Cidade, Processos de Urbanização e Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-EAUUFF) e tem firmado uma parceria com Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ).

O escopo de atividades do projeto de pesquisa consiste na organização do Colóquio Lote e quadra, cidade e território: múltiplas escalas do projeto paisagístico, realizado a cada dois anos, e na divulgação de pesquisas através do ciclo de palestras semestrais Paisagens multifuncionais. O fundamento de ambos os eventos tem o compromisso de ampliar o debate teórico sobre a paisagem a partir das bases conceituais e práticas que envolvem a formulação do projeto paisagístico em suas diferentes escalas.

Os argumentos colocados à mesa de discussões de arquitetos, paisagistas, ecólogos, geógrafos, botânicos e outros que atuam no campo do paisagismo, revelam demandas que, na sua essência, não são equacionadas por soluções estético-ambientais que, com freqüência, despontam como um aspecto peculiar e elemento contingencial à implantação de um sítio paisagístico.

A possibilidade desse tipo de indagações permite pensar na concepção de novas matrizes projetuais que definam ordens teórico-conceituais comprometidas em conceber processos de construções de paisagens de alto desempenho paisagístico, onde aspectos ambientais, culturais e históricos, vistos a partir de uma visão transdisciplinar, despontem como instrumentos essenciais na construção de paisagens. Tal aspecto além de revelar a importância do paisagismo no plano sociocultural e histórico, responde também demandas de uma cidade contemporânea que aparentemente sente a ausência do Estado, e o compromisso mais efetivo da sociedade civil no que concerne a um conjunto de políticas urbano-ambientais eficazes que venham ampliar substancialmente a qualidade de vida urbana (BRAGA, ANDRADE, 2017).

A segunda edição do ciclo de palestras apresenta oito abordagens que tratarão das aproximações possíveis entre o projeto urbano, o desenho da paisagem e o atendimento de exigências socioambientais e culturais, que, a nosso ver, são essenciais para a concepção de projetos paisagísticos de alto desempenho.  Para tanto, os recortes temáticos que serão apresentados por docentes, pesquisadores e profissionais que atuam no campo do paisagismo no Estado do Rio de Janeiro, direcionam-se a temas que discutirão, entre outras questões, trabalhos sobre implantação paisagística, considerando cada uma das etapas de projeto e execução no âmbito da praça e do parque público.  As análises dos processos de intervenções paisagísticas – o reconhecimento do sítio, o projeto e a implantação – surgem como pontos a serem discutidos na abordagem sobre o ordenamento territorial e na qualificação de paisagens através da implantação do verde urbano. Será discutido também o potencial do projeto paisagístico como fundamento estético no desenho da paisagem, e instrumento eficaz à integração urbano-ambiental. As relações existentes entre projetos de restauração, conservação e gestão de jardins históricos, analisados à luz da dimensão patrimonial de órgãos estatais concluem a edição de 2018/1º sem. do ciclo de palestras Paisagens Multifuncionais.


OBJETIVOS | O ciclo de palestras tem como objetivo principal promover a reflexão e a discussão dos diferentes aportes conceituais e práticos que resultam da ação projetual sobre a paisagem e seus desdobramentos. Com base nas propostas de discussão, teremos temáticas distintas sendo amalgamadas pelo processo crítico reflexivo do pensar-projetar a paisagem em sua complexidade, e em diferentes escalas.


OBJETIVO COMPLEMENTAR | Oferecer subsídios aos graduandos de arquitetura e urbanismo sobre o campo temático da paisagem e do meio ambiente, visando uma proposição crítica sobre o projeto de paisagismo e seus desdobramentos no campo do planejamento e projeto urbano, dentro das diferentes temáticas propostas do projeto integrado e disciplinas que possuem um escopo interdisciplinar.


PROGRAMA

15| MARParques, praças e jardins: projeto, execução e restauração paisagística
Me. Denise P. C. Monteiro
Isis Gurkein
19 | ABROrdenamento do território e qualificação de paisagens através da implantação do verde urbano
Me. Flávio Telles
17 | MAIProjeto paisagístico como instrumento de integração urbano-ambiental
Danielle Inocêncio
Fabíola Dornelles
21| JUNJardins históricos: processos de preservação, conservação e gestão paisagística
Me. Carla Gils
Me. Izabel Ribeiro
09 | SETProjeto paisagístico como instrumento de
integração urbano-ambiental

Me. Claudia Brack

 

DATAS: Todas as quintas – 15 de março, 19 de abril, 17 de maio e 21 de junho de 2018.
HORÁRIO: 10h00 às 12h00

LOCAL: Escola de Arquitetura e Urbanismo – EAU/UFF  Campus da Praia Vermelha | Casarão. Rua Passo da Pátria, 156. São Domingos, Niterói.

 

 


INSCRIÇÕES: 






    CERTIFICADOS: Será conferido certificado pelo aos participantes com 75% de presença.


    PALESTRANTES

    Carla Gils | Paisagista graduada pelo curso de Paisagismo da Escola de Belas Artes– EBA/UFRJ) e Mestre em Arquitetura Paisagista pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB-FAU/UFRJ)
    Daniele Inocêncio | Paisagista graduada pelo curso de Paisagismo da Escola de Belas Artes – EBA/UFRJ)) e Mestre em Arquitetura Paisagista pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB-FAU/UFRJ)
    Denise P. C. Monteiro |Arquiteta Urbanista e Mestre em Arquitetura Paisagista pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB-FAU/UFRJ)
    Isis Gurkein| Paisagista (EBA/UFRJ), Responsável técnica pela empresa Raízes Paisagismo.
    Izabel Cristina Ribeiro | Arquiteta Urbanista, Mestre em Projeto e Patrimônio pelo Mestrado Profissional em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ-FAU/UFRJ).
    Flavio Telles | Engenheiro Agrônomo da Fundação Parque e Jardins e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Fabíola Dornelles
    Claudia Brack | Arquiteta Urbanista (Prefeitura do Rio de Janeiro) e Mestre em Arquitetura Paisagística (Programa de Pós-Graduação em Urbanismo - PROURB-FAU-UFRJ)

    CRÉDITOS 

    REALIZAÇÃO | Universidade Federal Fluminense – UFF | Escola de Arquitetura e Urbanismo – EAU/UFF

    ORGANIZAÇÃO | Projeto de Pesquisa Lote e quadra, cidade e território: múltiplas escalas do projeto paisagístico

     COORDENAÇÃO| Profa. Dra. Flavia Braga (EAU-UFF)

     PARCEIROS | Grupo de Pesquisa Paisagens Híbridas (GPPH-EBA/UFRJ)

     

    Publicações Paisagens Híbridas