Há lugares em que a arquitetura, o desenho urbano e as artes visuais configuram espaços onde luto e melancolia, tristeza e dor, medo e sobrenatural materializam-se e ganham evidência na paisagem. A espacialidade desses ambientes, onde a consciência da finitude humana se faz presente e nos instiga, expõe certa cultura material que age sobre nossos sentidos e ações e revela um singular aspecto da morte domesticada. Tais artefatos se apresentam como argumentos vigorosos que, uma vez materializados no território urbano, em espaços que conhecemos como cemitérios, cotejam a certeza da morte ou o morrer com a esperança da eternidade ou a pós-vida no plano metafísico. As paisagens constituídas pela fisicalidade do espaço cemiterial, suas atmosferas de silêncio e penumbras incomodam o nosso ser, pois nos remetem ao ponto final de nossas histórias, ao fim do nosso ser no mundo. Os cemitérios são lugares em que angústias, incertezas e inseguranças se ligam a relevos, caminhos, construções e imagens, constituindo uma simbologia mórbida e oca que nos adverte sobre o imponderável que um dia iremos habitar
O I Colóquio [Perto do fim]: arquitetura, paisagem e morte dá início a promissoras discussões que apresentam o cemitério como um espaço em que arquitetura, paisagem e artes visuais dialogam com a morte e onde o sentimento de angústia, inerente ao ser humano diante da certeza de seu fim, deve ser considerado como requisito programático em projetos – arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos – que se preocupam com o destino, cuidado e guarda de restos mortais.
A proposta deste fórum científico é um desdobramento dos resultados de pesquisa do Projeto de Iniciação Científica Estudos de Arquitetura Cemiterial no Município de Niterói, coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Figueiredo (Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense). O coloquio firmou parceria com o grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas (EBA/UFRJ), através da projeto Cemitérios: lugar de dor luto e memórias paisagísticas e visa aprofundar os estudos sobre as paisagens fúnebres que se manifestam na cidade contemporânea.
14h00 – 14h10 | Abertura O cemitério como objeto de estudo em arquitetura, urbanismo e paisagismo. Prof. Dr. Guilherme Figueiredo (EAU-UFF) |
14h10 – 14h50 | Espaços cemiteriais no Município de Niterói. Prof. Dr. Guilherme Figueiredo (EAU-UFF). |
14h50 – 15h50 | Onde a morte habita: arquitetura funerária e jardins cemiteriais. Prof. Dr. Rubens de Andrade (EBA/UFRJ). |
15h50 – 16h10 | Arqueologia e as práticas funerárias: a morte e os locais de enterramento. Profa. Dra. Jackeline de Macedo (GPHP-EBA/UFRJ | PROARQ-FAU/UFRJ). |
16h10 – 16h50 | Mediação Profa. Dra. Eloisa Araújo (EAU-UFF) |
16h50 – 17h00 | Encerramento Prof. Dr. Guilherme Figueiredo (EAU-UFF) |
O colóquio é aberto à participação de graduandos e pós-graduandos, assim como de profissionais e interessados no recorte temático do evento. O encontro científico está atrelado ao projeto Estudos de arquitetura cemiterial no município de Niterói, coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Figueiredo (EAU-UFF) e conta com o apoio do projeto Cemitérios: lugar de dor, luto e memórias paisagísticas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas (EBA/UFRJ).
*Serão fornecidos certificados de participação aos inscritos, mediante solicitação.
Guilherme Figueiredo | Arquiteto e Urbanista; Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense; Doutor e Mestre em Ciências em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – Proarq-FAU/UFRJ.
Rubens de Andrade | Paisagista; Mestre em Arquitetura (PROARQ-FAU/UFRJ) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ); Professor Adjunto da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) e Coordenador do Grupo Paisagens Híbridas (EBA/UFRJ).
Jackeline de Macedo | Arqueóloga, Mestre em Arquitetura na área de Preservação do Patrimônio pelo PROARQ/FAU/UFRJ. Doutora em Arqueologia pelo MAE/USP (2011). Ligada ao Grupo de Restauro do PROARQ-UFRJ como arqueóloga pesquisadora; ao Grupo de Pesquisa de História do Paisagismo da EBA/UFRJ (2010-2014) e é membro do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da EBA/UFRJ.
Eloisa Araujo |Arquiteta e urbanista; Professora Adjunta do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU/UFF; Doutora em Urbanismo pela UFRJ/FAU/PROURB e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Espaço Cultural Correios
Av. Visconde do Rio Brando, 481 – Centro
24020-004 – Niterói – RJ
Créditos
Organização/Coordenação: Prof. Dr. Guilherme Figueiredo (EAU-UFF)
Bolsista: Tiago Tasca Mendes
Realização:
Universidade Federal Fluminense/Escola de Arquitetura e Urbanismo
Projeto de Iniciação Científica Arquitetura Cemiterial no Município de Niterói
Parcerias:
Escola de Arquitetura e Urbanismo (EAU-UFF)
Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas | GPPH – EBA/UFRJ
Apoio:
FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Ciência do Estado do Rio de Janeiro
Espaço Cultural dos Correios
Toda obra individual ou coletiva publicado neste web site pertence ao seu autor ou ao Grupo de Pesquisa Paisagens Hibridas. © 2014 Grupo de Pesquisa Paisagens Hibridas - EBA - UFRJ