Código PSH1614 | Turma 1 | Carga horária 60 horas | Créditos 4 | Área Teoria e História | 22/01
Prof. Dr. Esdras Araujo Arraes
Ementa
A arquitetura na Pré-História. A origem da cidade na Antiguidade. Produção e transformação da arquitetura e das civilizações do Egito, Grécia e Roma, a passagem da pré-história para Idade Antiga. A arquitetura paleocristã, bizantina e medieval. Caracterização da arquitetura Românica e Gótica.
Habilidades e competências
A disciplina deverá estimular o(a) aluno(a) a estabelecer as seguintes habilidades e competências: Identificação de estilos na produção urbana e arquitetônica dos períodos compreendidos. Compreensão da arquitetura e urbanismo em relação ao contexto histórico em que se desenvolve e sua relação com os modos de produção vigentes. Compreensão das teorias arquitetônicas e urbanísticas utilizadas na definição dos programas e formas nos diferentes períodos abordados. Estabelecer no aluno a relação entre a teoria projetual medieval e a produção arquitetônica.
Objetivos
Objetivo geral:
Iniciar o estudo e análise das esferas urbana e arquitetônica em seus diferentes contextos históricos. Analisar as formas construídas das diferentes sociedades em períodos históricos distintos.
Objetivos específicos:
Refletir sobre a relação entre a forma urbana e arquitetônica e sua lógica funcional e cultural nos diferentes períodos históricos estudados.
Utilizar as reflexões teóricas sobre Arquitetura levantadas nas atividades em sala de aula como elementos balizadores da prática projetual.
Enfatizar a relação forma-significado. Compreender os valores simbólicos dos espaços urbanos e da arquitetura das diferentes civilizações da Antiguidade à Idade Média e as bases do pensamento renascentista.
Metodologia de ensino
Apresentação e discussão do conteúdo mediante aulas expositivas, acompanhadas de exercícios teórico-práticos, sob a orientação do docente, com vistas a familiarizar a classe com a linguagem da arquitetura e da cidade construídas na longa duração, isto é, desde a pré-história ao período das catedrais góticas europeias.
No contexto das aulas, privilegia-se a articulação das dimensões técnica, estética e histórica na definição de características da arquitetura e da cidade do período contemplado para a disciplina. Essa articulação faz com que a(o) aluna(o) perceba e apreenda a indissociabilidade da realização de diferentes fenômenos na tectônica e na morfologia da cidade.
As atividades assíncronas serão fixadas previamente, tendo por finalidade o estudo de textos de autores dedicados à crítica e história da Pré-história, Antiguidade Clássica e Idade Média. Como resultado, os integrantes da disciplina elaborarão resenhas ou fichamentos em que possam expressar suas reflexões sobre a função histórica, social e cultura da arquitetura e do urbanismo.
Recursos
– Aulas expositivas e interativas utilizando recursos visuais.
– Comentários tomando como base os textos listados previamente.
– Apresentação e análise crítica de projetos e obras localizados em sítios virtuais ou nas bibliografias básica e complementar.
Sistema de avaliação
Unidade I: produção de fichamentos em atividades assíncronas (10,0 pontos).
Unidade II: leitura crítica acerca de arquitetura e cidades específicas (3,0 pontos) + avaliação de caráter dissertativo sobre o conteúdo exposto na unidade (7,0 pontos).
Unidade III: Em grupo, as(os) alunas(os) produzirão maquetes de uma edificação ou uma cidade da Idade Média (5,0 pts) + apresentação em classe dos fatores econômicos, políticos, sociais e culturais dos objetos (3,0 pts) + fichamentos sobre textos previamente enviados (2,0 pts).
A(o) aluna(o) deve alcançar o quociente mínimo de frequência escolar igual a 75% da carga horária total das aulas.
Somente será possível realizar o Exame Final o(a) aluno(a) que obtiver a frequência mínima exigida.
O Curso – Cronograma
DATA | Aula | CONTEÚDO |
UNIDADE I | AGOSTO | |
05 | 01/02/03/04 | Apresentação do curso. - Abordagem do significado da natureza e de seu controle na produção da cultura material entre os povos do neolítico e sociedades ágrafas. - Aula expositiva: Menir, caverna, cabana: as origens da arquitetura. Tomou como base o capítulo 2 do livro de José Ramón Alonso Pereira. As(os) alunas(os) foram estimuladas(os) a pensar sobre a relação entre arqueologia, arquitetura, construção da cidade e a paisagem. Apresentou-se a repercussão do significado metafórico ou simbólico do menir, da caverna e da cabana em cronologias posteriores, como a teoria de Laughier sobre a “cabana originária” e a arquitetura de Le Corbusier como sendo a “cabana” ou origem da arquitetura moderna. - Comentários do uso da natureza como arquitetura entre os povos originários do Brasil. - Estudo morfológico de assentamentos humanos situados em África, Europa e Américas. Atividade assíncrona: leitura em grupo de dois textos para fichamento: 1)MUMFORD, Lewis. Santuário, aldeia, fortaleza (capítulo 1). In: As cidades na história: suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 9-36. 2) MARTIN, Gabriela. Áreas arqueológicas do Nordeste do Brasil (capítulo IV). In: Pré-história do Nordeste do Brasil. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013. p. 79-104. Entrega do fichamento: 12.08.2022 até 23:59min dessa data, via e-mail. |
12 | 05/06/07/08 | Arquitetura e cidade no oriente próximo - As sociedades e impérios mesopotâmicos (Suméria, Arcádia, Assíria e Babilônia). - Jerusalém, a cidade do centro do mundo. - O extremo oriente: China, Japão e Índia - Os jardins do antigo Japão - Atividade assíncrona: Leitura e fichamento dos textos: 1) TEXTO 1: REDE, Marcelo. História a partir das coisas: tendências recentes nos estudos da cultura material. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 4, p. 265-282, jan./dez., 1996. A equipe deste texto deverá realizar o rebatimento das questões teóricas abordadas por Rede no estudo da arquitetura e da cidade antigas. 2) TEXTO 2: TAKLA, Philippe Racy. Capítulo 7: Os palácios neo-assírios. Desenvolvimento do esquema decorativo das salas do trono do período neo-assírio (934-609 a.C.). Dissertação de mestrado, Museu de Arqueologia e Etnografia, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2008. p. 168-195. |
19 | 09/10/11/12 | O Egito e a arquitetura entre o sagrado e o cotidiano - O povoamento do vale do rio Nilo. - Objetos de culto sagrado: o obelisco, as pirâmides e as esfinges - As cidades e os assentamentos humanos egípcios. - Os jardins da civilização dos Faraós. - A casa: entre o público e o privado - A montanha sagrada. - Atividade assíncrona: Leitura e fichamento dos textos: 1) TEXTO 1: CARDOSO, Ciro Flamarion. Uma casa e uma família no antigo Egito. PHOÎNIX, Rio de Janeiro, v.9, p. 65-97, 2003. 2) TEXTO 2: MUMFORD, Lewis. Formas e modelos ancestrais (capítulo III). In: A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 67-108. |
26 | 13/14/15/16 | A pólis na Grécia antiga. - Paisagem e santuário. - O templo grego e a cidade livre na Grécia. - A cidade regular de Hipódamo de Mileto. |
SETEMBRO | ||
02 | 17/18/19/20 | |
09 | 21/22/23/24 | |
UNIDADE II | SETEMBRO | |
16 | 25/26/27/28 | |
23 | 29/30/31/32 | |
30 | 33/34/35/36 | |
07 | 37/38/39/40 | |
UNIDADE III | OUTUBRO |
|
14 | ||
21 | ||
28 | FERIADO: DIA DO SERVIDOR PÚBLICO | |
NOVEMBRO |
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04 | ||
11 | ||
18 | ||
25 | ||
NOVEMBRO |
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02 | Entrega da Avaliação final, via Sigaa, até 23:59 min dessa data. |
OBSERVAÇÃO: Este cronograma de aulas pode sofrer alterações, considerando contratempos diversos inerentes à programação de atividades de ensino e outros trabalhos acadêmicos.
Referências
Básicas
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Complementares
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CAPITEL, Antón. La arquitectura del patio. Barcelona: Gustavo Gili Editorial, 2005.
CHING, Francis D. K.; JARZOMBECH, Mark M. PRAKASH, Vikramaditya. História Global da Arquitetura. São Paulo: SENAC São Paulo, 2016.
COLE, Emily. História Ilustrada da Arquitetura. São Paulo: Publifolha, 2012.
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GOMBRICH, E. H. História da Arte. São Paulo: LTC, 2015.
GRIMMAL, Pierre. Diccionario de mitologia griega y romana. Barcelona: Ediciones Paidos, 1989.
GRIMMAL, Pierre. A civilização romana. Lisboa: Edições 70, 2009.
GRIMMAL, Pierre. As cidades romanas. Lisboa: Edições 70, 2014.
HOLANDA, Frederico de. 10 Mandamentos da Arquitetura. Brasília: FRBH, 2013.
JANTZEN, Hans. La arquitectura gótica. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1979.
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WITTKOWER, Rudolf. Gothic vs. Classic: architectural projects in seventeenth century. New York: George Braziller, 1974.
Arquiteto e Urbanista (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE). Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Mestre e Doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Realizou estudos de Pós-doutorado em Filosofia (Área de Estética) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH USP). Entre 2019-2020, foi pesquisador visitante no Peter Szondi-Intitut da Universidade Livre de Berlim.
esdrasarraes@gmail.com| http://lattes.cnpq.br/0462029779554770
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0374-7401
Linhas de Pesquisa
Domínios da paisagem: imagem e ideologia | A forma-jardim: cultura artística e visual na paisagem | Paisagens dos sertões do Nordeste
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