Disciplina POS-GRADUAÇÃO | FAH711-811-TÓPICOS ESPECIAIS II - Global Studio 2023 GRADUAÇÃO | FAP601 QUARTA-FEIRA | 13H00 - 17H00 INÍCIO DO CURSO | 29 DE MARÇO DE 2023. Local: Sala 429 - PROARQ/FAU Prédio da Reitoria - Ilha do Fundão - RJ Docentes Profa. Dra. Vera Regina Tângari | PROARQ-FAU/UFRJ Prof. Petar Vrcibradic | PROARQ-FAU/UFRJ Prof. Dr. Rogerio Cardeman | PGPP-FAU/UFRJ Prof. Dra. Ethel Santana | PROARQ-FAU/UFRJ
EMENTA
Nessa disciplina, estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mais 15 universidades em diferentes países do mundo trabalharão presencialmente e de forma colaborativa em tópicos específicos definidos pelo UIA 2023.
Serão abordadas questões de justiça sócio espacial e ambiental e de direito à cidade, relativas ao tema central: “Sustainable Futures – Leave No One Behind”-“Futuros sustentáveis- não deixar ninguém para trás!”. Sub-temas: – Projeto para adaptação climática – projeto para otimização de recursos – Projeto para comunidades resilientes – Projeto para saúde – projeto para inclusão
Sub-temas: a) Projeto para adaptação climática b) projeto para otimização de recursos c) Projeto para comunidades resilientes d) Projeto para saúdee) projeto para inclusão e) Projeto para parcerias em mudanças
OBJETIVOS
Durante a disciplina, os/as estudantes trabalharão nos escopos temáticos propostos pelos docentes e continuarão identificando oportunidades de mudança.
Os estudantes se envolverão em uma série de tarefas destinadas a resumir a compreensão e a experiência sobre o assunto, e desenvolver engajamento pessoal baseado em projetos e estratégias para a transformação urbano-arquitetônica crítica.
O trabalho coletivo irá desenvolver-se em relação temas principais e sob a égide de “Futuros sustentáveis”, conforme acima.
AVALIAÇÃO
A disciplina será dividida em dois módulos: ‘Insights’ e ‘Propostas’. Cada um dos módulos será concluído com um seminário de apresentação das equipes. Os dois seminários serão avaliados separadamente tendo mesmo peso na avaliação das equipes e aferição de grau.
PROGRAMA
MÊS/DIA | AULAS/Temas |
---|---|
Abertura do Curso | |
1) Introduções 2) Apresentação do estúdio e temática dos trabalhos 3) Apresentação da metodologia/avaliação/cronograma 4) Apresentação da bibliografia 5) Apresentaçao dos territórios 6) Divisão das equipes e escolha dos temas 7) Discussão inicial |
|
“insights” e “Brainstorming” | |
Acerca dos temas e associações livres com os territórios e suas problemáticas Identificação dos fenômenos que as equipes estão propostas a estudar e suas dinâmicas associadas |
|
ORIENTAÇÃO/PESQUISA | |
Estudo dos fenômenos identificados e suas elaborações: Léxico/métricas (qualitativo/quantitativo) |
|
ORIENTAÇÃO/PESQUISA | |
Início da consolidação dos “insights” em apresentações Sequência narrativa, argumentação, imagens e informação “hard data” de suporte” |
|
PRÉVIA DO SEMINÁRIO 1 | |
As equipes deverão trazer suas apresentações para avaliação prévia e refinamento do conteúdo” | |
SEMINÁRIO 1 – INSIGHTS – LÉXICO E MÉTRICA | |
Apresentação das equipes focada no estabelecimento de critérios qualitativos e quantitativos de estruturação da proposta. Narrativa de suporte às proposições Tópicos e sub-temas Regras e princípios operativos” |
|
PROPOSTAS PROJETUAIS – INÍCIO | |
Com base nos temas e insights concatenar planos e cenários de ação: “nós devemos…” Motivação/ valores Porquê? O quê? Como?” |
|
ORIENTAÇÃO/DESENVOLVIMENTO | |
Organização dos princípios operativos e estratégias de ação Visualiação das estratégias em seus respectivos territórios” |
|
ORIENTAÇÃO/DESENVOLVIMENTO | |
Organização dos princípios operativos e estratégias de ação Visualiação das estratégias em seus respectivos territórios” |
|
ORIENTAÇÃO/ DESENVOLVIMENTO | |
Organização dos princípios operativos e estratégias de ação Visualiação das estratégias em seus respectivos territórios” |
|
ORIENTAÇÃO/DESENVOLVIMENTO | |
Organização dos princípios operativos e estratégias de ação Visualiação das estratégias em seus respectivos territórios |
|
PRÉVIA DO SEMINÁRIO 2 | |
As equipes deverão trazer suas apresentações para avaliação prévia e refinamento do conteúdo” | |
SEMINÁRIO 2 – PROPOSTAS PROJETUAIS | |
Apresentação final das equipes focada na visualização da proposta em função das estratégias de ação estabelecidas; Insights estratégicos/ações estruturadas Criação de valor (social, ambiental, etc.); Visualização” |
INSCRIÇÕES
Pós-graduandos e Graduandos da UFRJ | Inscrições via SIGA-UFRJ
Demais interessados | enviar mensagem para: vtangari@fau.ufrj.br
DOCENTES
Vera Regina Tângari Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e lotada no Departamento de Projetos de Arquitetura e docente no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura. Arquiteta e Urbanismo, Mestra em Urban Planning, com concentração em Urban Design, pela University of Michigan e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. |
|
Rogério Caderman Arquiteto e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Doutor em Arquitetura (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ-FAU/UFRJ, pesquisador e Docente colaborador no Programa de Pós-Graduação Projeto e Patrimônio, docente da Universidade Veiga de Almeida, Conselheiro Estadual Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro(CAU-RJ). |
|
Petar Vrcibradic Arquiteto Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Arquitetura pela Columbia University e Doutorando em Arquitetura no PROARQ/ UFRJ. Desenvolve projetos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, em todas as suas respectivas fases, incluindo: design, conceito e composição, desenvolvimento de especificações técnicas e projetos executivos, compatibilização de disciplinas complementares, coordenação e gerenciamento de equipes. Inclui-se na atuação profissional, entre estudos e trabalhos em escritórios de arquitura, sete anos de experiência no exterior (Los Angeles, Nova Iorque e Seul). Nesse período, atuou como arquiteto na Morphosis Architects e Gehry Partners-LLP. Na área acadêmica foi professor de Projeto de Arquitetura na FAU-UFRJ entre 2015 e 2017. Doutorando do Proarq/UFRJ e integra o grupo de pesquisa Pensamento, História e Crítica e o LANA (Laboratório de Narrativas de Arquitetura). |
|
Ethel Pinheiro Arquiteta e Urbanista pela Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Jovem Cientista do Nosso Estado -JCNE e Pesquisadora do CNPq – PQ2. Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFRJ, Mestre em Arquitetura e Doutora em Arquitetura, ambos pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura – Proarq/UFRJ. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura – Proarq/UFRJ. É associada à Ecole Nationale Superieure de Grenoble (ENSAG). Tem experiência na área de representação em arquitetura com ênfase em planejamento e projeto do espaço urbano, desenho codificado, de concepção/observação, atualmente abordando os seguintes temas em pesquisas acadêmicas: ambiências urbanas, desenho urbano, memória, espaços sensíveis, percepção do ambiente, cidade contemporânea e cultura urbana. |
REFERÊNCIAS
ABRAMO, Pedro (Ed.). Favela e mercado informal: a nova porta de entrada dos pobres nas cidades brasileiras. Antac, 2009.
ABREU, Maurício de A. Evolução urbana do Rio de Janeiro – 4. ed. Rio de janeiro: Instituto Pereira Passos, 2013.
FERNANDES, Nelson da Nóbrega. O rapto ideológico da categoria subúrbio: Rio de Janeiro 1858 /1945. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011.
LAMOUNIER, A. A.; TANGARI, V. R. . Preference Atmospheres in the ?Carioca Gaza Strip?: Manguinhos slum complex, Rio de Janeiro-RJ In: 4th International Congress on Ambiances – Ambiances, Alloæsthesia: Senses, Inventions, Worlds, 2020, Anais… Santa Barbara, USA. 4th International Congress on Ambiances Proceedings – Ambiances, Alloæsthesia: Senses, Inventions, Worlds. Grenoble: Réseau International Ambiances, 2020. v. 1. p. 292-297.
LAMOURIER, A.A.; TANGARI, V. R. . Atmosferas de Preferência em regiões periféricas de conflitos e vulnerabilidade socioambiental: o Sistema de Espaços Livres na? Faixa de Gaza Carioca? Manguinhos, Rio de Janeiro-RJ In: XIV Colóquio QUAPÁ-SEL ? sistemas de espaços livres: bases conceituais e metodológicas, 2020, Campos dos Goytacazes. XIV Colóquio QUAPÁ-SEL? sistemas de espaços livres: bases conceituais e metodológicas. Anais…São Paulo, 2020. V. 01. P. 233-252. LINK: https://drive.google.com/file/d/1J77vYNFIEkVxLQmJej8zNZioS2Tz8Zm8/view
MITRASINOVIC, Miodrag. Concurrent urbanities: designing infrastructures of inclusion. Routledge, 2015.
OLIVEIRA, Márcio Piñon de, FERNANDES, Nelson da Nóbrega (Org.). 150 anos de subúrbio carioca. Rio de Janeiro: Lamparina: Faperj: EdUFF, 2010.
SILVA, Jonathas M. P.. As Unidades de Paisagem como Método de Analise da Forma urbana: reflexões sobre sua incorporação pelo campo disciplinar da arquitetura e urbanismo In: Cadernos do PROARQ (UFRJ), V. 20, p. 71-93, 2013.
SILVA, JONATHAS MAGALHÃES PEREIRA DA. Mobilidade urbana e espaço público: (des)articulação entre projeto e obra (Impresso) In: Maria de Lourdes Zuquim, Liliana María Sánchez Mazo e colaboração Yvonne Mautner. (Org.). Barrios populares Medellín: favelas São Paulo. 1ed.São Paulo: FAUUSP, 2017, v. 1, p. 210-225.
SILVA, Jonathas M. P.; BENFATTI, Denio Munia ; SANTOS JUNIOR, W. R. ; PEZZUTO, C. C. . Critérios para intervenções e transformação do sistema de espaços livres: uma reflexão conceitual e metodológica In: Paisagem e Ambiente, V. 1, p. 11-28, 2014.
TÂNGARI, Vera R. Um outro lado do Rio. Tese de doutorado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. FAUUSP, 1999.
TOLEDO, Luiz Carlos; VRCIBRADIC, Petar; NATIVIDADE, Verônica. Repensando as habitações de interesse social. FINEP, 2015.SILVA, Jonathas M. P.; BENFATTI, Denio Munia ; MOREIRA, T. A. ; PERA, C. K. L. . Os papéis dos espaços livres públicos na estruturação territorial e no projeto de parcelamento: a experiência de ensino na PUC-Campinas In: PAISAGEM E AMBIENTE, p. 165, 2014.
Links Úteis
The Now Institute
http://www.thenowinstitute.org/suprastudio_summer10_sml/
http://www.thenowinstitute.org/suprastudio_fall11_part1_sml/
http://www.thenowinstitute.org/suprastudio_fall11_part2_sml/
http://www.thenowinstitute.org/suprastudio_fall11_part3_sml/
http://www.thenowinstitute.org/projects/culture/culture-now_suprastudio_pcah_presentation/
https://issuu.com/morphosis_architects/docs/nno/1?ff=true&e=0/1091074
https://www.scribd.com/document/19435626/Madrid-Now-pages-1-39
https://issuu.com/morphosis_architects/docs/la_now
https://issuu.com/morphosis_architects/docs/volume_2
https://issuu.com/morphosis_architects/docs/lanow_3_4
Bairros Cariocas/ Rio de Janeiro’s boroughs
A formação, o desenvolvimento e as características dos bairros.
The formation, development and characteristics of the neighborhoods of the Marvelous City.
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/busca?mult=&cat=&tip=&proj=2816&txt
Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Escola de Belas Artes (História da Arte e Paisagismo) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – ProArq/UFRJ, Paisagista (EBA/UFRJ), Mestre em Arquitetura (ProArq –FAU/UFRJ) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo (Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional-IPPUR/UFRJ). Líder no CNPq do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas – GPPH-EBA/UFRJ.
Toda obra individual ou coletiva publicado neste web site pertence ao seu autor ou ao Grupo de Pesquisa Paisagens Hibridas. © 2014 Grupo de Pesquisa Paisagens Hibridas - EBA - UFRJ