A EXPOSIÇÃO SEMPRE VIVA apresenta um recorte na recente produção de Nathan Braga, que se volta a processos escultóricos desdobrando o luto para sentidos existenciais sobre a transitoriedade da vida, a perenidade da memória e da construção de identidades a partir de ausências e tentativas de preservar gestos, costumes e palavras.
Sua produção parte de mecanismos da Arte Contemporânea utilizando sobreposições de elementos díspares que geram pontos de inflexão que faz da variação uma dobra e, que leva a dobra ou a variação ao sentido de infinitude; esta tentativa intrinsicamente barroca de alcançar o infinito, busca a intensidade absoluta e permanente da vida, que escapa a todas as vicissitudes das mutações e, em especial, às vicissitudes do tempo.
Partindo da temática da Vanitas, o artista se debruça sobre símbolos de nascimento e morte para pensar a perda através de uma potência histórica dos significados dos materiais.
A Exposição
SEMPRE VIVA, Exposição individual de Nathan Braga
Curadoria: Matheus Simões
Museu de Arte de Blumenau -MAB
ABERTURA
5a.Temporada de Exposições no MABData
7 de novembro de 2019, quinta-feira.
HORÁRIOS DA PROGRAMAÇÃO
19 horas
conversa com os artistas expositores e curadores
20 horas
Abertura da 5ª.Temporada de Exposições do MAB,
Lançamento de livros
Declamação de poemas
Apresentações de Documentário e musical
VISITAÇÃO
Até 16 de fevereiro de 2020
De terça-feira a domingo | Das 10 as 16 horas.
LOCAL
Museu de Arte de Blumenau – MAB
Sala Elke Herring
R. XV de Novembro, 161 – Centro, Blumenau – SC, 89010-002
Visitas mediadas podem ser agendadas: 3381 6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada franca.
Cartaz
Contatos
Nathan Braga
nathan.braaga@hotmail.com
(21) 98945-8988
http://://cargocollective.com/nathanbraga
Matheus Simões (curador)
mathsimoes@yahoo.com.br
(21) 99432-1002
htts://www.matheussimoes.com/
Realização e Apoio
Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (USJT, 2013), bacharel em História da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ, 2019). Doutorando em Historia y Arte pela Universidade de Granada em cotutela com o programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRJ. Mestre em História Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (CPDOC, 2018). Atualmente é pesquisador/redator da Enciclopédia Itaú Cultural, já tendo publicado textos em livros e periódicos nacionais e internacionais (Portugal, Espanha e EUA). Em 2019, participou do Programa Imersões Curatoriais da Escola Sem Sítio (Villa Aymoré/RJ) e da Formação EntreOlhares realizada pelo Instituto Itaú Cultural. Realiza gestão de coleções privadas, acompanhamento artístico e leitura de portfólio (Feira Oriente – RJ). Já desenvolveu diversos projetos curatoriais na Procuradoria Geral do Estado, Galeria Gustavo Schnoor, Galeria A Gentil Carioca, Villa Aymoré e Centro Cultural Light. Pesquisador do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Escola de Belas Artes, UFRJ. Autor do livro Inscrição e Corporeidade: Butler e Kafka, uma aproximação (2016) pela Editora Paisagens Híbridas. Atua nas áreas: História da Arte do séc. XX-XXI, Pensamento Decolonial, Historiografia da Arte e Estética Contemporânea.
Toda obra individual ou coletiva publicado neste web site pertence ao seu autor ou ao Grupo de Pesquisa Paisagens Hibridas. © 2014 Grupo de Pesquisa Paisagens Hibridas - EBA - UFRJ