ESCOLA DE BELAS ARTES – Curso de História da Arte | Código: BAH234
Carga Horária Semestral 45h (03 horas) Créditos: 3
Sexta-feira: 14h00 as 17h00 – Sala 719
EMENTA | Estudo das relações existentes entre arte, natureza e cultura tendo como fundamento conceitos e teorias do campo epistemológico da paisagem. Análise dos diálogos entre os campos da arte e da paisagem na contemporaneidade, nos planos ideológico e prático que definem as instâncias investigativas relativas a esse campo disciplinar.
Objetivos | Refletir sobre conceitos e teorias que tratam dos estudos das artes visuais a partir das suas manifestações na paisagem sob a perspectiva transhistórica e territorial; Analisar as interseções existentes entre o campo ampliado das artes visuais e da paisagem considerando a priori a produção da cultura material e imaterial que se manifesta no ambiente construído. Apresentar e examinar obras de arte e artistas que têm a paisagem como fundamento essencial da sua produção artística.
Programa do Curso
Sessão de Aula | Dia | Recorte Temáticos | |
---|---|---|---|
MARÇO | |||
28 | |||
![]() | Apresentação da Disciplina | Aproximações sobre o tema e objeto do curso Leituras Obrigatórias CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000. [Um jardim tão perfeito, p. 17-32]. WOLF, Virgínia. Brevidade da vida. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. [Kew Gardens, p. 99-122]. | ||
ABRIL | |||
04 | |||
AULA SUSPENSA | |||
11 | Fundamentos conceituais da paisagem e os discursos da História da Arte I: Ecos medievais e renascentistas e a gênese do conceito de paisagem | ||
![]() | Leituras Obrigatórias CLARK, Kennet Clark. Arte e paisagem. Lisboa: Liceu, 1968. [Paisagem de símbolos, p. 19 - 35]. DELEMEAU, Jean. A civilização do renascimento. Lisboa: Estampa, 1994. [Cap. VIII - As cidades e o campo, p. 247-276]. | ||
12 | Circuito de Imersão na Paisagem 1 Arqueóloga Christiane Chagas Martins Doutoranda do Museu Nacional UFRJ | ||
![]() | |||
18 | Feriado | ||
25 | Arte e paisagem nos séculos XVII e XVIII: as heranças Clássicas e as tendências Franco-Inglesas no desenho do ambiente construído | ||
![]() | Leituras Obrigatórias HOLBACH, Barão. A natureza. São Paulo: Martins Fontes, 2001. [Da natureza, p. 31-42; Do movimento e sua origem, p. 43-62]. JONES, Stephan. A arte do século XVIII. São Paulo: Circulo do livro, 19--. (p. 56-73) NORBERT, Elias. A peregrinação de Watteau à ilha do amor. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. | ||
MAIO | |||
02 | PONTO FACULTATIVO | ||
09 | Paisagem através das Escolas de pintura: Barbizon, Pré-Rafaelitas, Impressionistas e a Hudson River School | ||
![]() | Leituras Obrigatórias FAVERO, Franciele. O romantismo e a estetização da natureza. In: Revista Da pesquisa. V. 7 No.9, 2012. ISSN. 1808 3129. BROWNLEE, Peter John; PICCOLI, Valéria; UHLYARIK, Giorgina. Paisagem nas Americanas: pintura da Terra do Fogo ao Ártigo. São Paulo: Pinacoteca de Sâo Paulo: 2017. [Pintura de paisagem nas Américas: uma investigação, (p. 13-15); De metrópole urbana a espetáculo: o vale do méxico no imaginário paisagístico (p.22-27); Às margens da pintura: a natureza na imaginação andina, c. 1800-1900, ( p. 138-143)]. | ||
16 | Higienismo, o flanêur, os espaços públicos: gestão urbana do século XIX e seus ecos na construção das políticas públicas do século XXI. Conversa com as Arquitetase Urbanistas Lia Bahia e Mariana Bastos Mestrandas PROARQ- FAU UFRJ | ||
![]() | Leituras Obrigatórias SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Cia das Letras, 2009 [A arcádia redesenhada, p. 555-573)]. TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005, [Medo da natureza humana: fantasmas, p. 179-208]. | ||
23 | Movimentos de vanguarda: discursos sobre meio ambiente e as narrativas modernistas [da brasilidade e latinidade] Fernanda V. Mello Doutoranda PROARQ/FAU UFRJ (Estágio Docência) | ||
![]() | Leituras Obrigatórias GUERRA, Abílio. Entre o paraíso e a utopia. In.: Cultura Pau-Brasil: o encontro de Lúcio Costa, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. São Paulo: Romano Guerra, 2022. [p. 240 - 279] LEENHART, J.Nos jardins de Burle Marx. São Paulo: Perspectiva, 1996.[O jardim: jogos de artifícios, p.7-26]. | ||
24 | Circuito de Imersão na Paisagem 2 | ||
![]() | |||
JUNHO | |||
06 | A poíesis da paisagem através das narrativas da landarte e site specific Preleção: Arquiteta e UrbanistaLia Bizzo Mestranda PROARQ-FAU UFRJ | ||
![]() | Leituras Obrigatórias CHRISTO - Surround Islands: Biscayne Bay, Greater Miami, Florida, 1980-1983. Barcelona: Polígrafa, 1986. CORREA, Sílvio Marcus de Souza. Africanidades na paisagem brasileira In: Revista Interdisciplinar Internacional - Interthesis. V. 7, 2010. | ||
13 | Vocabulário sensível Arte/paisagem: Corpo, técnica, ambiente - SEMINÁRIO I Fernanda V. Mello Doutoranda PROARQ/FAU UFRJ (Estágio Docência) | ||
![]() | Leituras Obrigatórias HALPRIN, Ann. HALPRIN, Lawrence. Teaching dance; The choreography of gardens. InImpulse Dance Magazine. San Francisco: Halprin-Lathrop Studio, 1949. | ||
20 | PONTO FACULTATIVO | ||
27 | Cidadania-paisagística: arte urbana, (re)criação da paisagem e a estética do bem viver | ||
![]() | Leituras Obrigatórias DAVID, JOSHUA; HAMMOND, Robert. High Line: a história do parque suspenso de Nova York. São Paulo: Bei, 2013. CAUQUELIN. Anne. Paisagem virtual: dois mundos separados. In: CARDOSO, Isabel Lopes. Patrimônio Paisagem. Évora: Dafne, 2013. | ||
JULHO | |||
04 | Ética Biocentrica e o pensar ambiental na contemporânea - Oficina Absorção-experimentação-dispersão sobre micro-paisagens Fernanda V. Mello Doutoranda PROARQ/FAU UFRJ (Estágio Docência) | ||
![]() | Atividade externa: exercício de imersão e ação na paisagem em pequena escala - saberes utilizados: conhecimento botânico | ||
11 | Ecoarte, Bioart: relações entre natureza e arte na paisagem | ||
Leituras Obrigatórias STRAMBI, Marta Luiza. Bioarte e experiências da resistência In: 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios”.http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/cpa/marta_luiza_strambi.pdf DOMINGUÊS. Álvaro. Paisagens transgênicas: dois mundos separados. In: CARDOSO, Isabel Lopes. Patrimônio Paisagem. Évora: Dafne, 2013.(p. 223-244). TEXTO COMPLEMENTAR LEVY, José Alberto. A bioarte In: International Journal of Biosafety and Biosecurity,IJBB Vol. 1, N.o. 01.nov.2010. http://www.ekac.org/bioarte_levy.pdf Acesso. 29.ago.2016. | |||
12 | Circuito de Imersão na Paisagem 3 | ||
Referências
BROWNLEE, Peter John; PICCOLI, Valéria; UHLYARIK, Giorgina. Paisagem nas Americanas: pintura da Terra do Fogo ao Ártigo. São Paulo: Pinacoteca de Sâo Paulo: 2017.
DAVID, JOSHUA; HAMMOND, Robert. High Line: a história do parque suspenso de Nova York. São Paulo: Bei, 2013.
DELEMEAU, Jean. A civilização do renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994. DELEMEAU, Jean. A civilização do renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.
Favero, Franciele. O romantismo e a estetização da natureza http://www.ceart.udesc.br/dapesquisa/files/9/02VISUAIS_Franciele_Favero.pdf
HOCKE, G. R. Maneirismo – o mundo como um labirinto.São Paulo: Perspectiva, 1957
JONES, Stepan. A arte do século XVIII. São Paulo: Circulo do livro, 19–. (p. 56-73)
LEENHART, J. Nos jardins de Burle Marx. São Paulo: Perspectiva, 1996.[O jardim: jogos de artifícios, (p.7-26).
LEVY, José Alberto. A bioarte In: International Journal of Biosafety and Biosecurity,IJBB Vol. 1, N.o. 01/11/2010. http://www.ekac.org/bioarte_levy.pdf Acesso. 29.ago.2016.
NORBERT, Elias. A peregrinação de Watteau à ilha do amor. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
STRAMBI, Marta Luiza. Bioarte e experiências da resistência In: 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios”.http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/cpa/marta_luiza_strambi.pdf
TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005, [Medo da natureza humana: fantasmas, p. 179-208].
Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Escola de Belas Artes (História da Arte e Paisagismo) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – ProArq/UFRJ, Paisagista (EBA/UFRJ), Mestre em Arquitetura (ProArq –FAU/UFRJ) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo (Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional-IPPUR/UFRJ). Líder no CNPq do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas – GPPH-EBA/UFRJ.
Toda obra individual ou coletiva publicado neste web site pertence ao seu autor ou ao Grupo de Pesquisa Paisagens Hibridas. © 2014 Grupo de Pesquisa Paisagens Hibridas - EBA - UFRJ