Paisagens Hibridas 2014
Coordenação
Rubens de Andrade |Professor Adjunto I/Coordenador do Curso de História da Arte|EBA/UFRJ
Abertura
Profa. Dra. Flavia Braga e Prof. Dr. Rubens de Andrade
10h00 - 10h15
10h20 - 11h15
12h30 - 14h00
Mesa-redonda II:
Relações entre lote e quadra: conforto ambiental, espaço urbano e paisagem
Profa. Dra. Louise Land B. Lomardo - EAU/UFF
- A interferência dos elementos construídos no clima urbano - Um estudo de caso sobre as praias de Niterói

Profa. Dra Virginia Vasconcellos - EBA-Proarq/UFRJ
- As relações entre forma urbana, clima local e conforto térmico no projeto de praças.
Mediação: Prof. Dra. Jeanne Trindade
(Universidade Estácio de Sá | Grupo de Pesquisas História do Paisagismo EBA-UFRJ)
14h00 - 15h30
Mesa-redonda I:
O potencial paisagístico do lote urbano: demandas, estratégias e possibilidades de usos
Profa. Dra. Anna Rachel Baracho Eduardo Julianelli  - EAU/UFF
- O rio, o mar e a cidade: Estudos da paisagem no curso de Arquitetura e Urbanismo - Norte e Nordeste do Brasil

Prof. Dr. Jorge Baptista de Azevedo - EAU-UFF
- A estética da ruralidade e sua presença nas paisagens urbanas
Mediação: Profa. Dra. Maria Elisa Feghali - EBA/UFRJ
Niterói, 05 de Novembro de 2015
10h30 - 12h30
15h30 - 15h45
11h20 - 12h20
Palestra: Profa. Dra. Vera Tângari - PROARQ - FAU/UFRJ
- Espaços livres de edificação: escalas e temporalidades aplicadas à leitura da paisagem urbana.
Pausa para almoço
Café
Mesa-redonda: III
Rua, praça, parque e jardins: conectividades paisagísticas na cidade contemporânea
Profa. Dra. Patrícia Maya | Prourb-FAU/UFRJ
- A Paisagem da cidade - sete atributos para uma estratégia investigativa

Prof. Dr. Ubiratan de Souza | FAU-UFRJ
Mundo selvagem, mundo hostil: conexões do direito humano à paisagem

Profa. Dra. Mônica Bahia  Schlle | PMRJ
- Áreas protegidas, corredores verdes, arborização urbana e espaços livres particulares: conexões possíveis.
Mediação: Profa. Dra. Adriana Caúla (EAU/UFF)
15h45 - 17h30
Mesa- redonda IV:
Territórios paisagísticos: pensando para além da cidade
Profa. Dra. Naise Peixoto (IGEO/UFRJ)
- O que nos contam os rios: notas para uma leitura da paisagem, questões para uma (re)construção ambiental

Prof. Dr. Werther Holzer (EAU-UFF)
- Sobre Paisagens e Periferias: o que planejamos e o que implantamos

Profa. Dra. Eloisa Araújo (EAU-UFF)
- Múltiplas paisagens: contribuições no campo da cidade metrópole
Mediação: Profa. Noemia de O. Figueiredo - FAU/UFRRJ
Encerramento
Profa. Dra. Flavia Braga e Prof. Dr. Rubens de Andrade
04 de Novembro de 2015
Para se inscrever é necessário fazer o download da ficha de inscrição, preenchê-la e enviá-la para nosso correio eletrônico paisagenshibridas@gmail.com 
Certificados serão conferidos mediante presença e a socilitação via e-mail
Organizadores
Lote e quadra, cidade e território: múltiplas escalas do projeto paisagístico
Como pensar as relações de lote e quadra e de cidade e território a partir de alternativas paisagísticas que visem à melhoria do ambiente urbano e, consequentemente, à qualidade de vida do homem contemporâneo? Qual o potencial real dos projetos urbano-paisagísticos, ou do chamado urbanismo ecológico (BHABHA, 2015), que idealizam desenhos de paisagens de alto desempenho em que conceitos como mobilidade, fluidez e beleza estão conjuntamente presentes? Como os conceitos de saúde ambiental, biodiversidade e sustentabilidade (MOSTAFAFI, 2013) estão associados aos projetos paisagísticos? E, ainda, como na prática projetual se apresentam a leitura e a decodificação da relação “homem-natureza” e do “equilíbrio ambiental” a partir da aplicação dos atuais princípios teóricos subordinados ao campo disciplinar do paisagismo (ou da chamada arquitetura da paisagem), considerando as mudanças de ordem ambiental que temos vivenciado nas últimas décadas, tais como a superpopulação urbana e as transições estabelecidas pelos hábitos de uma sociedade cada vez mais consumista e imediatista?

Diante de tantas indagações e inquietações, impõem-se ao cenário acadêmico alguns desafios. A complexidade intrínseca ao modus operandi do projeto paisagístico, na materialidade da paisagem construída, necessita lidar com as diferenças entre grandezas escalares que se interpõem às intervenções às quais, cotidianamente, o ambiente urbano é submetido. As questões acima combinam elementos em uma equação cada vez mais intrincada, em que as variáveis não são facilmente deduzidas e, por isso mesmo, solicitam a atenção daqueles que estão diretamente envolvidos na gestão do espaço urbano.

No que tange às relações entre os espaços livres e as diferentes escalas de abordagens propostas por este colóquio, deve ser considerado que cidades de pequeno, médio ou grande porte têm que lidar com a ausência de tratamento paisagístico adequado, sobretudo relacionado às diferentes escalas projetuais. As questões já conhecidas de dilapidação sistemática dos recursos naturais, que geram perdas do patrimônio vegetal, a redução dos espaços livres e a remodelação dos canais e rios devido à ocupação extensiva e intensiva do solo urbano, são parte de um conjunto de fatores e processos que revelam problemas crônicos que contribuem para ampliar os impactos provocados no próprio ambiente urbano.

Pesquisas acadêmicas no campo do estudo da paisagem sinalizam, há décadas, que os desafios a serem enfrentados pela sociedade são de grande monta, uma vez que eles atingem diferentes instâncias da vida urbana. Face a isso, torna-se ainda mais necessária a obtenção de respostas à altura dos dilemas aos quais o homem contemporâneo e suas cidades estão expostas. Autores como Farr (2013) e Forman (2008), que se dedicam a essas questões, são enfáticos ao declarar que esses problemas - sejam na escala pontual do lote/quadra ou na macroescala inscrita à cidade e ao território - devem ser tratados de forma apropriada pois, em geral, tendem a ser percebidos de forma fragmentada. Desse modo, ações que serviriam para suprir os inconvenientes que surgem para o ambiente como um todo podem perder seu real potencial de abrangência e, assim, não atingirem resultados consistentes a médio e longo prazo. Para repensar as cidades dentro dos parâmetros de sustentabilidade e da agenda global que fulgura neste milênio, devemos enfrentar as demandas deflagradas pelas ações antrópicas de modo articulado e em multiescalas, observando questões como: mudanças climáticas, perda parcial ou total de ecossistemas, adensamento e espraiamento da população sem limites claros e os possíveis usos urbanos em espaços anteriormente mantidos livres.

Neste sentido, o Colóquio Lote e quadra, cidade e território: múltiplas escalas do projeto paisagístico reúne um elenco de pesquisadores que se ocupam em investigar e discutir as questões acima relacionadas, no interesse de articular as diversas possibilidades de abordagem analíticas, metodológicas e projetuais dentro dos recortes temáticos propostos em cada mesa-redonda, buscando, dessa forma, promover uma reflexão sobre a importância do projeto paisagístico nas atuais demandas do ambiente urbano em suas diferentes escalas.
Realização
Escola de Arquitetura e Urbanismo (EAU - UFF)
Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas (Escola de Belas Artes/UFRJ)

Coordenação
Profa. Dra. Flavia Braga (EAU-UFF)
Prof. Rubens de Andrade (Escola de Belas Artes/UFRJ)

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Flavia Braga (EAU-UFF)
Prof. Dr. Rubens de Andrade (Escola de Belas Artes/UFRJ)

Colaboradores
Giuliana Giuseppa Dantoni(Paisagista  - EBA/UFRJ)
Aluan Pessoa (Paisagista  - EBA/UFRJ)

Apoio

Editora Rio Books
Vera Tângari | Arquiteta e Urbanista, Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU/UFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ-FAU-UFRJ e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sistema de Espaços Livres - SEL-RJ.
Ana Rachel Baracho | Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estágio na Université de La Rochelle/França. Professora do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Jorge Baptista de Azevedo | Arquiteto e Urbanista, Mestrado em Educação pela Escola de Educação e doutorado em Geografia. Docente da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense
Maria Elisa Feghali | Arquitera Urbanista e Prof. Adjunta da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em urbanismo - (PROURB/UFRJ,2013), e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/UFRJ,2005).
Eloisa Carvalho de Araujo | Arquiteta e Urbanista pelo Instituto Metodista Bennett (jan1980), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Urbanismo pela UFRJ/FAU/PROURB (2006). Atualmente é professora do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF.
Virginia Vasconcellos | Arquiteta e Urbanista e Professora  Ajunta da Escola de Belas Artes/UFRJ. Docente Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ-FAU-UFRJ e  Docente do Corpo Permanente do Mestrado Profissional do mesmo Progama; Docente do Corpo Permanente do Curso de Graduação em Composição Paisagística, da Escola de Belas Artes- UFRJ Doutora em Arquitetura, pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ-FAU-UFRJ.
Jeanne Trindade |Arquiteta-urbanista, especialista em Planejamento Ambiental e Paisagístico, Mestre em Arquitetura e Doutora em Urbanismo. É arquiteta da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e professora da Universidade Estácio de Sá.
Patricia Maya | Arquiteta Urbanista e Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente participa do grupo de pesquisa Projetos Urbanos e Cidade, da UFRJ. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Paisagem Urbana, Projeto e Espaço Público.
Ubiratan de Souza | Arquiteto e Urbanista  e Professor adjunto do Departamento de Projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e doutor em Arquitetura  pela UFRJ. Desenvolve projetos e pesquisas na área de Arquitetura e Urbanismo, nos seguintes temas: Habitação de Interesse Social, Equipamentos Urbanos, Regularização Fundiária e Urbanística, Políticas Públicas.
Mônica Bahia Schlle | Arquiteta e urbanista da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Doutora em Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Arquitetura da Paisagem pela Pennsylvania State University, onde recebeu o Creative Achievement in Landscape Architecture Award - Pennsylvania State University e o ASLA - American Association of Landscape Architects Merit Award for Excellence in the Study of Landscape.
Adriana Mattos de Caúla e Silva
Professora Adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF), Doutora pela Universidade Federal da Bahia PPG, Pós-doutora pelo PPG-AU/UFF.
Maria Naise de O. Peixoto | Geógrafa e Professora do Instituto de Geociências do Departamento de Geografia e vinculada ao Núcleo de Estudos do Quaternário & Tecnógeno. Mestre e Doutora na área de Planejamento e Gestão Ambiental do Programa de Pós-graduação em Geografia desta universidade.
Werther Holzer | Arquiteto Urbanista, e Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998).
Louise Lomardo | Arquiteta e Urbanista, Mestre em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela UFRJ e doutora em Planejamento Energético pela mesma instituição. Pesquisadora e Professora Associada dos cursos da graduação e mestrado da Escola de Arquitetura e Urbanismo e pesquisadora do IVIG/COPPE/UFRJ.
Noemia de O. Figueiredo | Arquiteta Urbanista, Mestrado em Arquitetura e doutorado em urbanismo Professora Adjunta da Universidade Rural do Rio de Janeiro. Áreas de interesse: integração e revitalização de áreas verdes no tecido urbano com ênfase em Preservação do Patrimônio Natural. Temas: áreas protegidas, lazer, equipamentos, ambiência e turismo
Escola de Arquitetura da Universidade Federal Fluminense
Rua Passo da Pátria, 156 | Campus da Praia Vermelha |  São Domingos, Niterói
Apoio
Programação
Participantes
Parceiros
Caderno de resumos