Paisagens Hibridas 2014
Coordenação
Rubens de Andrade |Professor Adjunto I/Coordenador do Curso de História da Arte|EBA/UFRJ
Integrado nas comemorações dos 200 anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem como objetivo afirmar a História como ferramenta operacional da contemporaneidade, e criar uma consciência do passado ativo da Cidade assumida como chão e palco da construção das identidades culturais, através das seguintes vertentes:
a. A História da Arte assumida como plataforma transversal às diferentes culturas visuais,
b. A Arquitetura assumida como imagem de marca da cidade,
c. O Paisagismo assumido como compromisso ético com o território,
d. O Património assumido como a ação do passado no presente, com potencial econômico, e vetor estruturante do futuro da cidade.
Para concretizá-lo foram convidados especialistas de Universidades Brasileiras e Portuguesas, responsáveis pelas sessões do curso, contribuindo com Leituras Cruzadas da Arte e da Cidade através das visões e das abordagens da História da Arte, da Arquitetura, do Paisagismo e do Patrimônio.
Curso - LEITURAS CRUZADAS: a cidade brasileira e portuguesa
Coordenação
Discussão dos processos formação de identidade nacional a partir das heranças culturais e artísticas autóctones e estrangeiras durante o s. XIX e início do s. XX. Formação e desenvolvimento das cidades e os critérios de consolidação do patrimônio artístico e arquitectônico nacional
O curso está estruturado em 3 (três) grandes temas:

1 - ARQUITETURA E IMAGEM NA CIDADE
•A cidade brasileira: constituição e contradições | William Bittar
•A arquitetura na construção da imagética da cidade |Paula André

2 - ARTE E PAISAGEM NA CIDADE
•A cidade e suas transformações com a inserção de áreas verdes |Carlos Terra
•Das artes integradas às paisagens desejadas | Paula André

3 - ARTE E PATRIMÔNIO NA CIDADE
•A arte e a arquitetura como formação da identidade nacional | Marcelo Silveira
•O patrimônio é uma cidade ideal | Paulo Simões Rodrigues
Até 05 de fevereiro: R$170,00
A partir de
06 de fevereiro: R$ 220,00  
Para se inscrever é necessário fazer o
DOWNLOAD DA FICHA DE INSCRIÇÃO
Inscrições / investimento
Download do Programa - Curso Leituras Cruzadas
Possibilitar a reflexão, a partir de uma relação entre a arte, a arquitetura e a cidade, e os múltiplos discursos que emergem acerca da consolidação de uma identidade nacional. Para tanto, dever-se-á evidenciar as principais interpretações sobre o Brasil, sua singularidade e seus dilemas, provenientes de diferentes épocas e que construíram matrizes intelectuais para a concretização de sua arquitetura e de sua arte e a formação de seu património.
Introdução: influências culturais na arte e na formação da cidade colonial,
A família Real no Brasil: novos paradigmas - velhos hábitos,
A constituição de uma nação e o ideal romântico,
A cidade francesa x a cidade portuguesa,
A academia de Belas Artes e as referências estéticas,
O entrecruzamento entre passado e futuro no s. XX,
Os debates políticos nas décadas de 1920 e 30 e a consolidação do patrimônio.
Ementa
Objetivo
Programa
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS-UFRJ
Largo São Francisco de Paula, nº 1 - Centro - Rio de Janeiro

Período: 21 de março a 15 de abril de 2016
Dias: Segunda a sexta-feira das 18h00 às 21h00 e aos sábados pela manhã.
Quatro semanas, contendo os 3 (três) grandes temas e as seguintes atividades.
   a.Uma aula inaugural com um convidado.
   b.Uma aula de apresentação dos professores, dos respectivos conteúdos programáticos, da eventual avaliação e de entrega de material de apoio.
Duas visitas de estudo aos sábados
Local /Datas
Carlos Terra é professor Associado da Escola de Belas Artes da-EBA/ UFRJ,  Doutor em História da Arte (PPGAV/EBA). Autor dos livros:  Paisagens Construídas: jardins, praças e parques do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX; O jardim no Brasil do século XIX. É coordenador do Grupo de pesquisas História do Paisagismo - EBA/UFRJ e avaliador institucional e de cursos superiores do INEP/MEC. Atualmente é Diretor da Escola de Belas Artes da UFRJ.
Marcelo Silveira | é arquiteto e urbanista, mestre em Filosofia e doutor em História, Teoria e Crítica da Arquitetura pela UFRJ. Atualmente é professor as Escola de Belas Artes da UFRJ. Coordenou três Seminárioss Internacionais sobre Urbanismo e Patrimônio em Ouro Preto. É autor do livro A cidade informal: teoria e projeto, e co-autor de No centro do problema arquitetônico nacional: a modernidade e a arquitetura tradicional brasileira. Tem desenvolvido pesquisa nas áreas de História e Teoria da Arquitetura e na área da História da Arte, com publicações no Brasil, em Espanha e em Portugal.
Paula André é doutorada em Arquitectura e Urbanismo pelo ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa, e mestre em História da Arte pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa; Professora Auxiliar do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, docente no Mestrado Integrado em Arquitectura e no Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; e Investigadora do DINÂMIA’CET-IUL - Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território. Tem desenvolvido investigação nas áreas de História e Teoria da Arquitectura e do Urbanismo, e na área da História da Arte, com publicações no Brasil, na Argentina, em Inglaterra, em Espanha e em Portugal.
Paulo Simões Rodrigues é doutorado em História da Arte pela Universidade de Évora, é docente do departamento de História da Universidade de Évora, onde também dirige o CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística e coordena a Rede de Programas de Doutoramento HERITAS - Estudos de Património, em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. As suas áreas de especialização são a Historiografia da Arte e a História e Teoria do Património, nos últimos anos com particular incidência no estudo da aplicação da tecnologia computacional ao Património.
William Bittar é arquiteto, professor de Arquitetura no Brasil da FAU-UFRJ desde 1980, Livre-Docente com a tese: O Espaço do habitar no Brasil. É co-autor de vários livros acerca da arquitetura brasileira, entre eles: 500 anos da casa no Brasil; Vida Urbana - evolução do cotidiano da cidade brasileira; Arquitetura no Brasil: de Cabral a D.João VI; Arquitetura no Brasil: de D. João VI a Deodoro; Arquitetura no Brasil: de Deodoro a Figueiredo; Inventário arquitetônico Neocolonial; No centro do problema arquitetônico nacional: a modernidade e a arquitetura tradicional brasileira. Foi também responsável por diversos projetos de restauração de bens imóveis no Rio de Janeiro.
Apoio
Prof. Dr. Marcelo Silveira