Paisagens Hibridas 2014
Coordenação
Rubens de Andrade |Professor Adjunto I/Coordenador do Curso de História da Arte|EBA/UFRJ
Quadrinista, formado em Gravura pela EBA/ UFRJ. É Professor de Quadrinhos no curso de extensão da Faculdade de Letras/ UFRJ.
Hamilton Kabuna
14h00 - Sessão II
Palestras
Teoria em Quadrinhos

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA ARTE TEORIA EM QUADRINHOS
Objetivos Gerais

O evento proposto pretende trazer experiências e reflexões sobre a linguagem híbrida dos quadrinhos. O principal objetivo é a fazer com que alunos dos diversos cursos da Escola de Belas Artes UFRJ sejam estimulados a pensar sobre a importância dessa mídia.

Objetivos específicos

-Ampliar a discussão temática iniciada no primeiro colóquio História e Geografia da Arte: expansão, retração e contradição que ocorreu em 2012

-Criar uma zona de contato discursivo entre estudantes e profissionais que atuam no campo dos quadrinhos na tentativa de ampliar o debate sobre as HQs.

-Publicação do livro referente aos debates produzidos no evento;

- Criar um foro permanente que discuta a temática dos quadrinhos no âmbito da Escola de Belas Artes através dos projetos de pesquisas envolvidos na organização do colóquio.
REALIZAÇÃO
Universidade Federal do Rio de Janeiro | Centro de Letras Artes
Escola de Belas Artes
Curso de História da Arte | Departamento de História e Teoria da Arte

ORGANIZAÇÃO
Projeto A iconologia e suas fronteiras: as margens críticas da história do olhar emergindo na cultura midiática contemporânea
Plataforma Paisagens Híbridas

Coordenação: Prof. Dr. Marcus Vinícius de Paula | Prof. Dr. Rubens de Andrade

Comitê Organizador:
João Paulo Ovidio | Rafaela Pereira da Silva | Roberta de Souza Araujo

Argumento propositivo do colóquio:

Roberta de Souza Araujo | João Paulo Ovidio | Rafaela Pereira da Silva |
   Esse projeto justifica-se pela aproximação da teoria da arte à teoria dos quadrinhos, pois ambas terão muito a acrescentar uma à outra. Tanto a produção dos quadrinhos poderá aprofundar suas experiências tomando contato com o vasto instrumental teórico que foi construído a respeito das artes plásticas, quanto a chamada High Art poderá, por sua vez, identificar com maior clareza em que medida já se encontra “contaminada” pela cultura visual dos HQ(s). Além disso, é preciso salientar que a teoria da arte contemporânea tem expandido seus limites em direção a uma teoria da imagem. Com o enfraquecimento da valorização da autonomia da obra de arte e da própria instituição, típica do modernismo, não faz mais sentido estimular isolamentos teóricos. Portanto, uma teoria em quadrinhos deve ser mais que bem vinda num departamento de História da Arte. Cabe lembrar, também, que a importância do evento Teoria dos Quadrinhos não se restringe ao meio acadêmico, pois foi projetado com um perfil mais abrangente, cujo objetivo é dar mais visibilidade a essa discussão acerca das HQs.
FORMATO DISCURSIVO E INTERLOCUÇÕES

Alunos da graduação da Escola de Belas Artes, coordenados por professores do Departamento de História da Arte, organizaram um evento que envolverá tanto a prática quanto a reflexão teórica da linguagem dos quadrinhos. Trata-se de um desdobramento do Colóquio História e Geografia da Arte, realizado no Museu da República em 2012. Este evento introduziu a discussão sobre os limites da história e da teoria da arte. Insere-se também como parte dos projetos de pesquisa A Iconologia e suas Fronteiras: as margens críticas da história do olhar emergindo na cultura midiática contemporânea coordenado pelo Prof. Dr. Marcus Vinícius de Paula e o projeto Paisagens Híbridas, coordenado pelo Prof. Dr. Rubens de Andrade, ambos os projetos cadastrados no SIGMA.  O colóquio reunirá através de palestras e mesas-redondas, profissionais, amadores e teóricos que vão expor e debater suas experiências e posturas conceituais acerca dos quadrinhos.
Jofre Silva
PhD em Fotografia - Arte e Design, pelo Central Saint Martins, Universidade das Artes de Londres. Pós-Graduação Diploma em Fotografia, pelo Goldsmiths' College, da Universidade de Londres. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, UFG. Fotógrafo. Professor da Escola de Belas Artes | UFRJ
Marcelo Gonçalves Ribeiro
Quadrinista e Ilustrador carioca nascido em 89. Gosta da Audrey Hollander e de Belchior não confundir com o lutador homônimo. Todos os boatos sobre a possibilidade de Diego Sanchez ser um ciborgue programado para reconstruir o corpo de Stalin e instaurar um reino de terror comunista são falsos.
Ilustrador freelancer com trabalhos realizados para Maurício de Sousa Produções, MIND, Estúdio Zota, PS 10, Estúdio Megatério, Copa Estúdio, Editora Porto, entre outros.
Renato Lima (Quadrinista)
Professor Adjunto I da Escola de Belas Artes, graduado em Desenho Industrial, Doutor em Desenho Industrial (PUC-RIO), Vice-Coordenador do Curso de História da Arte e Diretor de Graduação da Escola de Belas Artes | UFRJ.
Marcus Vinícus de Paula
Nilton Gamba Junior
Desenho Industrial , Mestrado e doutorado em Design PUC-RIO. Professor Adjunto e Coordenador e do curso de Comunicação Visual Design (EBA-UFRJ).
Rachel Monnier Ferreira
Miguel Santos de Carvalho
Desenhista Industrial, Mestre em Design PUC-RIO, Doutor em Psicologia (Psicologia Clínica) PUC-RIO. Professor Assistente do Departamento de Artes e Design da PUC-RIO, Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Coordenador do LADEh (Laboratório de Design de histórias)
Professor adjunto da Escola de Comunicação da UFRJ. Graduado pela Escola de Belas Artes - EBA | UFRJ, especialista na produção de infografias, gráficos informativos veiculados a jornais e revistas cariocas.
Letras, Português/espanhol (bacharelado e licenciatura - UFRJ); Especialização em Espanhol Instrumental para Leitura (UERJ) e Mestrado em Estudos Linguísticos Neolatinos - Língua Espanhola pela UFRJ. Atuação profissional: docente de Língua Espanhola no Colégio Pedro II.
Graduado em Pintura pela Escola de Belas Artes | UFRJ,  Ilustrador, Storyboarder, Quadrinista, Caricaturista, DJ e Produtor.  Atua para agências de publicidade no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, entre elas Conspiração Filmes - RJ, Rede Globo de Televisão - RJ e Fábrika - DF.
Para se inscrever é necessário fazer o download da ficha de inscrição, preenchê-la e enviá-la para nosso correio eletrônico teoriaemquadrinhos@gmail.com
Participantes
Download do texto completo
Designer gráfica pela UFRJ e especialista em Arte-Educação. Publica os Bichinhos de Jardim no impresso Tribuna de Petrópolis desde 2001 e no jornal O Globo; Quadrinista.
Emerson Lopez
Octávio Aragão
Comunicação Visual (PUC-RIO) , Pós-graduação em Animação (PUC-Rio) , Procedência & Propriedade (Charles Watson) e From Van Gogh to Picasso (Utrecht Summer School); Quadrinista
Bruno Maron.
Desenhista, Autor das tirinhas dos Malvados, cartunista conhecido também por ter criado o personagem Emir Saad, um ditador sádico e egocêntrico, que controla seu reino (o fictício reino do Ziniguistão) na base da carnificina, da ditadura, das ameaças, da tortura e do humor negro.
Diego Sanchez
André Dahmer
Clara Gomes

Exibir mapa ampliado
Local
Escola de Belas Artes Universidade Federal do  Rio de Janeiro/UFRJ

Auditório | Sala 614
Av. Pedro Calmon, 550 - 7º andar Cidade Universitária - Ilha do Fundão Rio de Janeiro, RJ



10h30 - Sessão I
Mesa-redonda Quadrinhos e realidade
Mediador: Prof. Dr . Jofre Silva

Participantes

Clara Gomes

Emerson Lopes

Hamilton Kabuna

Renato Lima
12h00 -
Intervalo Almoço
Dia 09 de setembro


Mediador: Prof. Dr. Marcus Vinícius de Paula

Palestras

Prof. Dr . Marcelo Ribeiro

Prof. Me Rachel Monnier

Prof. Dr. Nilton Gamba Junior
Dia 10 de setembro



10h30 - Sessão III
Mesa-redonda Quadrinhos e violência
Palestras

Bruno Maron

Diego Sanchez

André Dahmer
12h00 -
Intervalo Almoço



14h00
Conferência
Prof. Dr . Octávio Aragão
15h20
Encerramento 

Roberta Souza
Rafalela Silva
João Paulo Ovídio

Prof. Marcus Vinícius de Paula e Porf. Rubens de Andrade