Escola em Transe EAU-UFF

LUZ, ESPAÇO E CENA é o tema da 37ª Roda de Conversa promovida pela Escola em Transe, a se realizar em 12 de março, de modo virtual, a partir das 16h.

Sexta-feira, 12 de março de 2021
16h00.
On-line
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:
Escola em Transe

Cada vez mais os recursos da iluminação se associam ao projeto de arquitetura criando seus próprios marcos no espaço produzido, nas formas edificadas.

O jogo de claro-escuro que marcava o ritmo da colunata clássica, a luz que brotava dos vitrais da catedral gótica, a hierarquia do espaço clerical produzida pelo jogo de luz e sombras, tudo isto permanece e ganha novas possibilidades com os recursos tecnológicos hoje disponíveis.

Seja por luz natural, seja pelas fontes artificiais contemporâneas, tão diversificadas, saber iluminar, diferenciar ou unificar pela luz, criando espaços visíveis ou ocultos, faz parte do jogo luminotécnico do ambiente projetado e de sua aparência na paisagem.

Cada vez mais presente no trabalho do arquiteto, como na cena teatral, personagens e cenários se transportam entre objetos e recintos definidos pelo foco dos refletores.

Para debater essas possibilidades e o acervo de suas obras, convidamos os seguintes colegas e amigos, que, em suas vidas profissionais, acrescentam luz a seus projetos:

Patrizia Di Trapano
Ricardo Cabus
Paulo César Medeiros
Carlos Fortes
Maneco Quinderé

CréditoS

CURADOR
Prof. Dr. Guilherme Figueiredo | EAU/UFF
Equipe de produção da Escola em Transe.