Exposição | Arquelogia na FIOCRUZ

O trabalho do arqueólogo não se limita apenas a atividade de campo com as escavações e a coleta dos materiais exumados. Esta é apenas uma das atividades realizadas ao longo de toda a pesquisa arqueológica que conta ainda com as atividades de laboratório (curadoria e análise do material), educativas, de gestão do patrimônio, de extroversão do conhecimento, entre outras.

O processo criativo de um trabalho sobre o que resta do passado, implica em transformar os vestígios encontrados no sítio arqueológico em algo diferente de fragmentos de coisas, ou seja, convertê-los em conhecimento.
Desta forma, todas as etapas são relevantes neste processo de produção de conhecimento, entretanto, devemos ter em mente que a socialização deste é um componente essencial para o sucesso da pesquisa arqueológica, simplesmente porque o futuro da arqueologia é impossível, sem que o passado se documente e haja a conscientização da sociedade sobre a importância de se preservar este tipo de patrimônio.

A exposição dos Vestígios arqueológicos do complexo de incineração de lixo em Manguinhos espera contribuir na reflexão não apenas sobre a questão da preservação de nosso patrimônio arqueológico, mas pretende lembrar-nos da responsabilidade social sobre o descarte e a destinação do lixo urbano.


Maiores Informações acesse: Exposição  Vestígios arqueológicos do complexo de incineração de lixo em Manguinhos






LOCAL E DATA

Centro de Documentação e História da Ciência – CD
Inauguração: 16 de dezembro | Horário: 12h00
Endereço: Avenida Brasil, 4365 – Campus da Fiocruz, em Manguinhos
Visitação:
Terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 - Sábado, das 10 às 16h.

Entrada: Grátis

Realização

Publicações Paisagens Híbridas