Rede Jardins e Paisagens | Palestras |2019

Rede Brasileira de Jardins e Paisagens inicia em março a Segunda edição da série de Palestras Jardins & Paisagens. A proposta dos organizadores é a ampliação do campo de debates relacionados aos jardins históricos no país, a partir da divulgação de trabalhos científicos e também, dos resultados de trabalhos voltados ao campo da preservação e da conservação de jardins. As pequisas direcionadas aos estudos sobre a paisagem e seu campo ampliado são também, objeto de interesse dos organizadores. A série realizará ao longo deste ano de 2019, sempre às terças-feiras, palestras que colocarão em foco temas e profissionais diretamente ligados aos estudos de jardins e de paisagens. Promovido pela Rede Brasileira de Jardins e Paisagens, o evento contará ainda com o apoio do Centro de Pesquisa/Fundação Casa de Rui Barbosa e a parceria com os Grupos de Pesquisas História do Paisagismo (GPHP-EBA/UFRJ) e Paisagens Híbridas (GPPH-EBA/UFRJ).

Parques urbanos como oportunidade de proteção do meio ambiente e educação ambiental. Caso do Parque Estadual do Utinga, PA

Julio Meyer
Diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação
Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – Ideflor-bio | Governo do Estado do Pará

O Parque Estadual do Utinga, unidade de conservação estadual localizada em Belém, Pará. A importância do ecoturismo como instrumento para a manutenção da biodiversidade e a educação ambiental no Parque. Promoção da qualificação da experiência das pessoas no ambiente natural. Valorização dos Serviços Ecossistêmicos prestados pela unidade de conservação. Normas regulamentadoras do ecoturismo, eventos esportivos, gerenciamento de resíduos sólidos, modelo de gestão colaborativa da unidade de conservação como ferramenta para que o ecoturismo colabore com os objetivos de criação do Parque.

DATA E LOCAL

Terça-feira. 16 de Julho de 2019 | 14h30
Fundação Casa de Rui Barbosa
Sala de Cursos
Entrada Franca

JÚLIO CÉSAR MEYER JUNIOR | Médico Veterinário, Mestre em Ciência Animal | UFPa. Servidor concursado no órgão gestor de unidades de conservação do estado do Pará, o Ideflor-bio. Coordenador e Gestão de Unidades de Conservação Estaduais da Região Metropolitana de Belém. Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia; APA da Ilha do Combu; APA da Região Metropolitana de Belém; Parque Estadual do Utinga.

Publicações Paisagens Híbridas