Pós-evento | Cuidados com o corpo e a alma no Portugal dos séculos XVI a XIX | UFPEL

A mesa-redonda “Cuidados com o corpo e a alma no Portugal dos séculos XVI a XIX” ocorreu na Universidade Federal de Pelotas no dia 10 de outubro de 2018 e reuniu renomadas historiadoras portuguesas dispostas a compartilharem resultados de suas pesquisas sobre assistências, doenças, associativismo e morte no espaço luso-brasileiro. Estiveram presentes a professora Maria Marta Lobo de Araújo, da Universidade do Minho, cuja palestra versou sobre as doenças mais comuns nos hospitais militares da região do Minho em Portugal do início do século XIX, e a professora Maria Antónia Lopes, da Universidade de Coimbra, que palestrou sobre a morte e o luto em Portugal dos séculos XVIII e XIX. As professoras Maria de Fátima Reis e Alexandra Esteves não puderam se fazer presentes,mas enviaram suas apresentações que foram lidas na ocasião.

A atividade foi muito bem recebida pela comunidade acadêmica da UFPEL, especialmente pelos estudantes de graduação e pós-graduação em História, os quais puderam tomar contato com diferentes perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa histórica desenvolvidas atualmente em Portugal.

A atividade contou com apoio do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas (EBA-UFRJ), do Instituto de Ciências Humanas (UFPEL), do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História (UFPEL), do Núcleo de Documentação Histórica e do Laboratório de Ensino de História (UFPEL). Aos apoiadores, aos participantes e, especialmente, às professoras convidadas, o nosso profundo agradecimento.

Prof. Dr. Mauro Dillmann (UFPEL)  | Outubro/2018.