Programa de Disciplina Floricultura, Plantas Ornamentais e Paisagismo/UFV

A disciplina Floricultura, Plantas Ornamentais e Paisagismo é ministrada na Universidade Federal de Viçosa -UFV- tendo duração de 15 semanas e, tendo carga horária semanal de 2 horas teóricas e 2 horas práticas, com carga horária total de 60 h.

Nas aulas teóricas são tratados os seguintes assuntos: Aspectos econômicos e perspectivas do mercado de flores. Aspectos fitossanitários em floricultura. Propagação assexuada. Fisiologia e controle do florescimento. Fisiologia e manejo pós-colheita de flores cortadas. Planejamento da produção comercial de flores cortadas. Paisagismo: conceito e atuação. Caracterização e identificação de plantas ornamentais. Fatores que influenciam no planejamento de jardins e na paisagem. Vegetação na paisagem. Planejamento, implantação e manutenção de jardins e parques: aspectos gerais.

Já nas aulas práticas trata-se de: controles fitossanitários em floricultura, podas utilizadas na produção de flores cortadas, controle do florescimento, quebra da dormência em plantas bulbosas, propagação assexuada, pós-colheita e armazenamento de flores cortadas, instalações para cultivo de flores cortadas, caracterização e identificação de plantas ornamentais, viveiro de plantas ornamentais, substrato para cultivo de plantas ornamentais, transplantio de plantas adultas, planejamento do uso de espaços e aspectos gerais da elaboração de projetos.

Publicações Paisagens Híbridas