Projetos de Extensão realizados entre 2012 e 2017

Apresento aqui algumas atividades desenvolvidas na área da extensão na Faculdade de Turismo. A FACTUR vem trazendo em seu Projeto Politico Pedagógico, desde o ano de 2008 ações que vão além do ensino na área do planejamento do Turismo na Amazônia, e assim vem promovendo e desenvolvendo ações de extensão e pesquisa na UFPA.

Entre os anos de 2012 a 2013 foram realizados dois projetos de extensão, estes foram na área do turismo e cinema e outro relacionado com as tradições culturais paraenses. O primeiro projeto foi “Turismo e Cinema: interdisciplinaridade entre a atividade turística e a arte audiovisual na Faculdade de Turismo da UFPA“: o objetivo foi integrar a arte cinematográfica as disciplinas desenvolvidas no curso de Bacharelado em Turismo, fazendo com que os alunos do curso de Turismo e de Bacharelado em Cinema e Audiovisual pudessem trocar experiencias, a partir dos temas dos documentários e filmes apresentados, e aliá-los as disciplinas que são ministradas no curso, além de promover um debate amplo sobre temas transversais ao turismo e ao audiovisual para toda a comunidade acadêmica da UFPA. O projeto alcançou um público significativo de alunos, e um momento muito importante do projeto foi a parceria com o Cinema Olympia, o segundo mais antigo do Brasil, que disponibilizou sua sala para apresentação de curtas metragens paraenses. O outro projeto de extensão foi “Turismo Cultural e Oralidades da Amazônia: possibilidades de desenvolvimento de politicas públicas culturais em Belém/PA“, este oportunizou ao público em geral momentos de reflexão, por meio da oralidade, acerca da necessidade de valorização da cultura popular. Sob um aspecto mais abrangente, incluindo a sua relação com a conservação do meio ambiente, respeito ao espaço público e responsabilidade social, desmitificando dessa forma a dicotomia criada acerca construção do conhecimento no ambiente acadêmico e da sabedoria popular. Este projeto promoveu outra parceria muito importante, que foi da Faculdade de Turismo/UFPA com o Instituto Arraial do Pavulagem, que abriu seu espaço para receber o projeto e assim promover debates sobre literatura, música e arte popular; aliando o conhecimento acadêmico ao conhecimento popular, com trocas de saberes e experiências. Como resultado do projeto apresentou-se uma parceria entre alunos, professores e artistas, que puderam se reunir nessas rodas de conversar e trocar experiencias sobre o saber popular.

E um dos últimos projetos de extensão realizados entre 2016 e 2018 foi “Viabilidade turística no centro Histórico de Belém: intervenções turísticas culturais integradas ao Projeto Circular no CH Belém/PA” o projeto veio a contribuir acerca de pensar uma proposta de intervenção turística e cultural nos bairros do Centro Histórico em Belém, atendendo assim uma demanda de dinamização do aproveitamento em diferentes setores, que estão presentes nesse espaço, tão singular e significativo para a cidade de Belém / PA. A possibilidade de turismo cultural no Centro Histórico (CH) de Belém /PA congrega dinâmicas culturais, sociais, econômicas e turísticas, que podem e devem servir para fomentar o desenvolvimento de atividades, que possam agregar valores aos moradores dos bairros (Campina, Cidade Velha, Reduto e adjacências), as pessoas que ali trabalham, ou estão de passagem, como turistas. A proposta do projeto de extensão veio de um convite feito a faculdade de Turismo em 2016, quando na época da Coordenação do Projeto Circular Campina (http://www.projetocircular.com.br/) por meio da Sraª Makiko Akao, e professores da UFPA Goretti Tavares e Silvio Figueiredo propuseram esse plano de intervenção, e unir com a experiência do Projeto Circular. O projeto realizou a intervenção no Centro Histórico de Belém/PA e seu entorno, por meio de palestras e oficinas com base na dinâmica turística e cultural do espaço, entre 2016 e 2017. Como resultado alcançou-se mais 250 pessoas entre moradores, comerciantes, estudantes e visitantes; realizou-se 4 palestras sobre Turismo, Patrimônio, Economia Criativa e Projetos; e uma pesquisa de demanda nos dois principais bairros onde ocorre o projeto Circular Campina: Reduto e Cidade Velha, e foram identificadas questões relacionadas ao turismo, patrimônio, a segurança pública, lazer etc. Essa pesquisa foi importante, para que uma amostra da população local pudesse responder a alguns anseios e sugestões quanto ao Turismo e a Cultura nesses locais. Os envolvidos no projeto de extensão realizado Diana Alberto, Goretti Tavares, Silvio Figueiredo e Makiko Akao estão em organização para produzir um relatório em formato de livro sobre o resultado e propostas vindo dessa experiência. Assim, esperamos o quanto antes publicar!

Acreditamos que essas ações são importantes para que se possa pensar as cidades como espaços de integração em todas formas: seja por meio da História, da Arqueologia, do Patrimônio, do Turismo. Que estudos, pesquisas e projetos possam ser desenvolvidos e assim gerar produtos, não somente para academia, mas principalmente para a sociedade.

Um abraço!