CHAMADA DE ARTIGOS 2018 | Revista Leituras Paisagísticas: teoria e práxis

O Grupo de Pesquisa História do Paisagismo, EBA/UFRJ, convida pesquisadores e profissionais a submeterem trabalhos completos para a 8ᵃ e 9ª edição da revista Leituras Paisagísticas: teoria e práxis. Este número será dedicado a artigos cuja abrangência esteja inscrita aos seguintes recortes temáticos: a) Fundamentos e teoria do paisagismo; b) História dos jardins e c) Preservação de jardins históricos. A revista é uma publicação do Grupo de Pesquisa História do Paisagismo da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Está registrada sob o Código ISSN 1809-0540.

A data limite de envio dos artigos completos é 31 de outubro de 2018.

O resultado da seleção será dia 30 de novembro de 2018.

Formatação dos Artigos

Todos os artigos enviados serão submetidos à Comissão Científica da publicação.

Para aceitação do artigo será considerado a consistência teórica e a pertinência do tema diante de uma dos três recortes temáticos: Fundamentos e teoria do paisagismo; História dos jardins e Preservação de jardins históricos.

A publicação aceitará somente trabalhos originais sob forma de artigo e devem estar de acordo com as Normas da ABNT.

Os editores reservam-se o direito de sugerir alterações na redação dos originais, visando manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. Todas as alterações terão autorização prévia do autor. Os trabalhos que não estiverem em um dos recortes temáticos serão devolvidos com uma pequena análise, que poderá, após sua adequação, retornar para a publicação.

Forma de Apresentação

Corpo do Trabalho: Deverá ser encaminhado uma cópia impressa do artigo. Utilizar o processador de texto Word. Após o título, colocar o nome do autor, sua qualificação, procedência e endereço postal e eletrônico. Todo artigo deverá estar acompanhado de um resumo (em português e em inglês) de aproximadamente 500 palavras e conter até quatro palavras-chave (em português e inglês), que deverão estar antes do início do texto. A letra utilizada no corpo do texto deve será Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 e deverá ter entre 000 a 35.000 caracteres com espaço (entre 10 a 15 páginas) incluindo as ilustrações que devem vir acompanhadas de legendas.

Notas e Referências Bibliográficas: Deverão ser agrupadas no final do texto e devidamente Devem seguir as normas da ABNT (NBR 6023 e NBR 10520).

Ilustrações: Devem ser utilizadas no máximo quinze ilustrações que sejam importantes para o entendimento do texto. As fotos, mapas, gráficos ou tabelas devem ser digitalizadas em boa resolução (no mínimo de 300 dpi | JPG). As ilustrações devem vir separadas do texto, mas sua indicação deve aparecer no texto contendo a legenda e a fonte (créditos). As imagens enviadas para publicação deverão, obrigatoriamente, vir acompanhadas de um termo de responsabilidade (autorização do detentor da imagem) por parte dos autores, sobretudo, se as imagens não pertencerem ao acervo do autor.

Os artigos enviados à publicação deverão ser entregues via correio eletrônico para leituraspaisagisticasebaufrj@gmail.com e postado para Carlos Terra o seguinte endereço: Rua Marquês de Olinda, 64 – 702 B – CEP 22.251-040 – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ.

Os candidatos deverão, ainda, elaborar uma folha à parte de identificação pessoal, que deverá conter:

Título do trabalho acompanhado pelo resumo e palavras-chave em português;

Nome completo do(s) autor(es);

Títulação e nome da Instituição a que está vinculado;

Endereço eletrônico e telefone para contatos (caso possua home-page, indicar)

Condições Contratuais

Os autores dos artigos publicados na Coleção Paisagens Culturais deverão ceder todos direitos autorais sobre o artigo em favor dos organizadores e receberão doação de 2 (dois) exemplares do número da publicação em que ele estiver incluído.

OBSERVAÇÃO

A não observância das orientações detalhadas na presente chamada de artigos implicará no indeferimento de participação do artigo na Chamada de Artigos | 2018.