Simpósio Alegorias Urbanas / Urban Allegories

O Simpósio Alegorias Urbanas pretende reunir profissionais e pesquisadores para apresentar e discutir o trabalho que investiga narrativas arquitetônicas e urbanas transformadoras, como resultado de eventos cerimoniais em escala urbana. Insere-se no âmbito das pesquisas realizadas pelos Grupos de Pesquisas Qualidade do Lugar e Paisagem (ProLugar) e Sistemas de Espaços Livres do Rio de Janeiro (SEL-RJ), principalmente no que se refere à morfologia e paisagem urbana e à apropriação dos espaços livres públicos.

O simpósio é introduzido através da pesquisa realizada pela Prof. Gia Wolff, que recebeu o Prêmio Wheelwright da Harvard University Graduate School of Design, em 2013, para estudar a Arquitetura de Alegorias Urbanas que envolvem comunidades locais (Community-Based Architecture of Parade Floats). Desde então, Prof. Wolff desenvolve parceria com pesquisadores do Grupo ProLugar e do subgrupo SEL-RJ, e nessa etapa decidem trazer os resultados do trabalho para discussão com demais pesquisadores, cuja pesquisa expande nossa compreensão sobre os aspectos performáticos do tema no Rio de Janeiro especificamente.

Durante três anos, esta investigação tem-se centrado exclusivamente nas transformações urbanas temporárias surpreendentes que ocorrem no Rio de Janeiro, durante o carnaval. A investigação da Prof. Wolff entende o desfile como uma performance muito mais longa e intensiva do que o espetáculo no Sambódromo. Em vez disso, ela argumenta que o desempenho inclui o movimento adicional dos carros alegóricos por toda a cidade de e para o Sambódromo. A linha de carros alegóricos que se estende desde Cidade do Samba para o Sambódromo e vice-versa cria novos blocos da cidade que não só desafiam a nossa compreensão típica do estrato calçada-rua-bloco, mas também reinventam a narrativa da cidade. Poderia o carnaval ser uma alegoria para a arquitetura? Uma discussão integrada entre acadêmicos, profissionais, artistas, estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação e demais interessados vai ampliar nossa compreensão de tais alegorias arquitetônicas e inspirar narrativas ainda não escritas.

O evento é aberto à participação de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Escola de Belas Artes da UFRJ, assim como de outras instituições que tenham interesse em participar.

Rio de Janeiro, 30 e 31 de agosto de 2016
Local:
UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-graduação em Arquitetura
Av. Pedro Calmon 550 | Sala 445  Prédio da FAU-Reitoria
Tel: 21-3938-1661 – 21941-901 Rio de Janeiro RJ
Informações: arquiteturadapaisagem.selrj@gmail.com
Inscrições no local.
Serão conferidos certificados de participação aos participantes
.

30 de Agosto – Terça-feira
9h00 | Inscrições – sala 433